Clipping
13 de Dezembro - 2016
HES recebe certificado nível diamante - 13/12/2016 - Tododia
O HES-Unicamp (Hospital Estadual Sumaré da Universidade Estadual de Campinas) recebeu ontem o certificado da ACI (Accreditation Canada International) com o nível Diamante da metodologia Qmentum. O HES é o primeiro hospital do interior do País a conquistar o selo Diamante.
HES recebe certificação internacional - 13/12/2016 - Correio Popular
O Hospital Estadual de Sumaré (HES) recebeu ontem a certificação Accreditation Canada International (ACI) da metodologia Qmentum. O selo internacional avalia a excelência em segurança e qualidade na assistência médica e atendimento. O HES, administrado pela Unicamp, é o primeiro hospital do interior do País a receber o reconhecimento. No Brasil, apenas 43 possuem essa certificação — quatro são públicos.
Líder dos problemas, saúde não mobiliza, não enche a Paulista - 1312/2016 - Folha de S.Paulo
"Qualquer pesquisa de opinião coloca corrupção e saúde entre os temas de maior importância no Brasil. A desigualdade, porém, aparece como problema de menor importância, ao contrário do que ocorre na maioria dos países", lembrou Gastão Wagner, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).
Unicamp divulga lista de aprovados para 2ª fase - 13/12/2016 - Estadão
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta terça-feira, 13, a lista de aprovados para a segunda fase do vestibular (veja abaixo). A relação pode ser acessada no site da Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest), responsável pela realização da prova. A institutição também publicou os locais de prova da segunda fase.
Adolescentes obesos mastigam diferente - 13/12/2016 - Hoje Mais
Um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) teve o objetivo de avaliar a forma como os adolescentes acima do peso mastigam a comida. Para isso, os cientistas recrutaram 230 voluntários com idade entre 14 e 17, sendo 115 meninos e meninas com peso normal e o restante com sobrepeso ou obesidade. Todos estavam livres de cáries ou outras condições que afetassem a saúde bucal.
Chuva derruba muros e alaga ruas em Campinas - 13/12/2016 - Metro Campinas
De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp), a chuva de ontem teve volume médio de 10,6 milímetros na cidade. Das 8h até as 12h foram registrados ventos com velocidade de 65,9 quilômetros por hora.
Chia minimiza os efeitos do excesso de peso - 13/12/2016 - Hoje Mais
Apesar de não ter achado indícios diretos de que o cereal emagrece — um dos poderes creditados a ele —, a nutricionista Rafaela Marineli descobriu motivos tão ou mais bacanas para investir no alimento. Em sua tese de doutorado, conduzida na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, a expert constatou que o consumo da semente e de seu óleo reverteu algumas complicações da obesidade em cobaias.
Hospital Estadual ganha certificação internacional - 13/12/2016 - O Liberal
O HES-Unicamp (Hospital Estadual Sumaré da Universidade Estadual de Campinas) recebeu ontem o certificado da ACI (Accreditation Canada International) com o nível Diamante da metodologia Qmentum. O HES é o primeiro hospital do interior do País a conquistar o selo Diamante.
Especialista defende investimentos no Porto de Santos - 13/12/2016 - Jornal Portuário
Para o professor da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Creso de Franco Peixoto, o Ferroanel é um empreendimento que pode incentivar a maior exploração do modal ferroviário no Estado e no País. Para ele, é uma oportunidade para o setor mostrar sua confiabilidade e eficiência ao mercado logístico.
Especialista defende investimentos no Porto de Santos - 13/12/2016 - Portos e Navios
Para o professor da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Creso de Franco Peixoto, o Ferroanel é um empreendimento que pode incentivar a maior exploração do modal ferroviário no Estado e no País. Para ele, é uma oportunidade para o setor mostrar sua confiabilidade e eficiência ao mercado logístico.
Prêmio por excelência - 13/12/2016 - Notícia Já
O Hospital Estadual de Sumaré (HES), administrado pela Unicamp, é a primeira instituição do interior do País a receber a certificação Accreditation Canada International (ACI) da metodologia Qmentum. O certificado internacional avalia a excelência em segurança,
Mercado Regional - 13/12/2016 - A Tribuna
“Existe, de fato, uma pressão muito grande de demanda para migrar o transporte de cargas do modal rodoviário ao ferroviário. Para que isso aconteça, é preciso que exista eficiência e confiabilidade"
CRESO DE FRANCO PEIXOTO, PROFESSOR DA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP).
Chuvarada só assustou - 13/12/2016 - Notícia Já
Apesar dos incidentes registrados, o órgão informou que a tempestade foi fraca. Até as 17h foram registrados 8,8 milímetros de precipitação, sendo o ponto mais alto na região do Distrito de Sousas. O Centro de Pesquisa Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), registrou 6,6 milímetros de precipitação na região Norte (Barão Geraldo). A previsão para os próximos dias é de mais pancadas de chuva e calor.
Sardelli destaca certificação do Hospital Estadual de Sumaré - 13/12/2016 - Diário de Santa Bárbara
O deputado estadual Chico Sardelli (PV) participou ontem (12/12) de solenidade de entrega da certificação Diamante ao Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp). O evento aconteceu no auditório principal do hospital, com a presença do superintendente Luiz Roberto Lopes, do reitor da Unicamp, Tadeu Jorge, entre outras autoridades.
12 de Dezembro - 2016
Especialistas discordam da reforma proposta pelo governo - 12/12/2016 - Diário do Comércio
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: “A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema. A parte do governo vem de duas contribuições criadas para isso: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)”.
Visibilidade internacional - 12/12/2016 - A Rede Educa
Colocar o Brasil no mapa mundial da educação aberta. Um dos sonhos do pesquisador Tel Amiel, do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Universidade de Campinas (Unicamp), começou a se tornar realidade por meio de um trabalho incessante, feito em conjunto com pesquisadores de diferentes universidades brasileiras.
Chuva causa congestionamentos e derruba muros - 12/12/2016 - Correio Popular
Apesar dos incidentes registrados, a Defesa Civil informou que a tempestade foi fraca. Até às 17h foram registrados 8.8 milímetros de precipitação, sendo o ponto mais alto na região do Distrito de Sousas. O Centro de Pesquisa Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), registrou 6.6 milímetros de precipitação na região Norte (Barão Geraldo) da cidade.
Melatonina melhora desempenho esportivo - 12/12/2016 - Correio Braziliense
Pela primeira vez, é demonstrado cientificamente que a melatonina melhora a performance esportiva. A afirmação está sustentada nos resultados da pesquisa realizada pelo professor Wladimir Rafael Beck, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Quase 80% dos membros do MP-SP recebem acima do teto constitucional - 12/12/2016 - Rede Brasil Atual
O professor de ética e filosofia política na Unicamp Roberto Romano estuda o poder Judiciário e defende o papel do MP como instituição de garantia da democracia brasileira. Mas critica: "Eu acho que o Ministério Público, justamente porque é o zelador da lei, o fiscal da aplicação da lei, deveria renunciar a esse tipo de acréscimo ao seu salário, sobretudo porque não corresponde à experiência de todos os demais funcionários do estado".
UNICAMP PESQUISA: Como o biogás pode ajudar no tratamento do esgoto [CIÊNCIA & INOVAÇÃO] - 12/12/2016 - Viver sem Chefe
Como um gás altamente poluente pode ajudar a tratar os nossos esgotos?
Esse é o tema de uma pesquisa em curso na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) liderada pelos pesquisadores Vladimir Antonio Paulon e José Carlos Gasparim.
Como democratizar o Ministério Público de São Paulo? - 12/12/2016 - Agência Pública
“Tem uma seleção forte de classe, de diploma, ou seja, não é qualquer faculdade que vai entrar no concurso”, explica o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Frederico Normanha, que também estuda o Judiciário.
Visibilidade internacional - 12/12/2016 - A Rede Educa
Colocar o Brasil no mapa mundial da educação aberta. Um dos sonhos do pesquisador Tel Amiel, do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Universidade de Campinas (Unicamp), começou a se tornar realidade por meio de um trabalho incessante, feito em conjunto com pesquisadores de diferentes universidades brasileiras.
'Reforma na Previdência é um deboche' - 12/12/2016 - SP Bancários
“Essas mudanças são para que as pessoas morram antes de se aposentar”, crava Eduardo Fagnani, professor do Instituto de Economia da Unicamp. “Evidentemente quando se torna a regra absolutamente impossível de ser cumprida, as pessoas que têm grana irão para o setor privado, mas os pobres irão para o cemitério.”
Especialista defende investimentos no Porto - 12/12/2016 - A Tribuna
Para o professor da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Creso de Franco Peixoto, o Ferroanel é um empreendimento que pode incentivar a maior exploração do modal ferroviário no Estado e no País. Para ele, é uma oportunidade para o setor mostrar sua confiabilidade e eficiência ao mercado logístico.
Produtores pedem mais apoio para políticas de seguro rural - 12/12/2016 - MS em Dia
“O seguro é também uma atividade complexa, cara, tem que ser operado por vários atores , setor privado, setor público e a indústria do seguro”. Foi o que disse Antônio Márcio Buzinain, da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
Nordeste ainda está fora do mapa do seguro rural no Brasil - 12/12/2016 - Revista Canavieiros
“O seguro é também uma atividade complexa, cara, tem que ser operado por vários atores , setor privado, setor público e a indústria do seguro”. Foi o que disse Antônio Márcio Buainain, da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
Nordeste ainda está fora do mapa do seguro rural no Brasil - 12/12/2016 - Copercana
“O seguro é também uma atividade complexa, cara, tem que ser operado por vários atores , setor privado, setor público e a indústria do seguro”. Foi o que disse Antônio Márcio Buainain, da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
Produtores pedem mais apoio para políticas de seguro rural - 12/12/2016 - MS em Dia
“O seguro é também uma atividade complexa, cara, tem que ser operado por vários atores , setor privado, setor público e a indústria do seguro”. Foi o que disse Antônio Márcio Buainain, da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
Teias de influência: o Ministério Público e o governo paulista - 12/12/2016 - Agência Pública
A aproximação do MP com o governo estadual tem impactos negativos, na opinião do professor Frederico Normanha, da Unicamp. “Você pega um secretário de Segurança Pública que era do Ministério Público, mas o Ministério Público tem a função de coibir abusos da polícia, controlada pelo serviço de segurança pública. Você cria um nó e não vai exercer controle nenhum”, avalia.
Direito ou privilégio? - 12/12/2016 - Agência Pública
O professor de ética e filosofia política na Unicamp Roberto Romano estuda o poder Judiciário e defende o papel do MP como instituição de garantia da democracia brasileira. Mas critica: “Eu acho que o Ministério Público, justamente porque é o zelador da lei, o fiscal da aplicação da lei, deveria renunciar a esse tipo de acréscimo ao seu salário, sobretudo porque não corresponde à experiência de todos os demais funcionários do estado”.
Direito ou privilégio? - 12/12/2016 - Rede Brasil Atual
O professor de ética e filosofia política na Unicamp Roberto Romano estuda o poder Judiciário e defende o papel do MP como instituição de garantia da democracia brasileira. Mas critica: "Eu acho que o Ministério Público, justamente porque é o zelador da lei, o fiscal da aplicação da lei, deveria renunciar a esse tipo de acréscimo ao seu salário, sobretudo porque não corresponde à experiência de todos os demais funcionários do estado".
Produtores pedem mais apoio para políticas de seguro rural - 12/12/2016 - A Gazeta News
“O seguro é também uma atividade complexa, cara, tem que ser operado por vários atores , setor privado, setor público e a indústria do seguro”. Foi o que disse Antônio Márcio Buzinain, da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
Muro desaba durante temporal e atinge carro em Mairinque - 12/12/2016 - G1
Dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, da Unicamp, indicam uma previsão de 191,5 mm em Mairinque para dezembro. Também foram verificados alagamentos em bairros como o Setúbal e Reneville.
UNICAMP PESQUISA: Como o biogás pode ajudar no tratamento do esgoto [CIÊNCIA & INOVAÇÃO] - 12/12/2016 - Universia Brasil
Como um gás altamente poluente pode ajudar a tratar os nossos esgotos?
Esse é o tema de uma pesquisa em curso na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) liderada pelos pesquisadores Vladimir Antonio Paulon e José Carlos Gasparim.
Chuva causa congestionamentos e derruba muros - 12/12/2016 - Entorno Inteligente
Apesar dos incidentes registrados, a Defesa Civil informou que a tempestade foi fraca. Até às 17h foram registrados 8.8 milímetros de precipitação, sendo o ponto mais alto na região do Distrito de Sousas. O Centro de Pesquisa Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), registrou 6.6 milímetros de precipitação na região Norte (Barão Geraldo) da cidade.
Hospital Estadual de Sumaré recebe certificação internacional - 12/12/2016 - Correio Popular
O Hospital Estadual de Sumaré (HES), administrado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é a primeira instituição do interior do País a receber a certificação Accreditation Canada International (ACI) da metodologia Qmentum. O certificado internacional avalia a excelência em segurança, qualidade na assistência médica e atendimento à saúde.
Hospital Estadual é o primeiro do interior do país a conquistar certificação internacional - 12/12/2016 - O Liberal
O HES-Unicamp (Hospital Estadual de Sumaré Dr. Leandro Franceschini) é o primeiro hospital do interior do país a conquistar a placa e o certificado da Accreditation Canada International (ACI) com o nível Diamante da metodologia Qmentum.
Especialistas negam déficit e apontam alternativas à reforma da Previdência - 12/12/2016 - Contabilidade na TV
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: “A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema. A parte do governo vem de duas contribuições criadas para isso: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)”, disse.
Lavar pano de chão com toalha passa doenças? Depende da sua lavagem - 12/12/2016 - Jornal Floripa
Já Plinio Trabasso, professor do departamento de clínica médica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), considera não ser possível a proliferação de vírus em condições normais. Contudo, faz um alerta contra "quebras do processo" e recorda a possibilidade de ocorrer escabiose , doença de pele também conhecida como sarna.
Uma rede pelo fim do desperdício - 12/12/2016 - Diário do Comércio
“Não há condições ambientais para se produzir tanto, o planeta está no limite. A solução então é trabalhar para combater perdas e desperdícios de alimentos, por meio da sinergia, cooperação e comunicação, como pretende a Save Food Brasil”, aponta o professor Walter Belik, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
11 de Dezembro - 2016
100 dias de Governo e nada mudou - 11/12/2016 - Folha de Pernambuco
Na avaliação do professor de economia e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, Guilherme Santos Mello, o Governo não vai conseguir rearrumar a casa enquanto não combater efetivamente a crise fiscal ou seja, a lacuna que há entre o crescimento das receitas e dos gastos públicos.
Em vários estados brasileiros, a "quebradeira" é realidade - 11/12/2016 - Folha de Pernambuco
O economista Guilherme Mello, da Universidade de Campinas (Unicamp), afirma que nos últimos anos os estados se expandiram em virtude da necessidade de ampliação serviços públicos, como saúde e educação.
Anos anteriores alguns estados se expandiram no caso, gastos com pessoal pensando em receitas que não vieram”, diz. Mello avalia, contudo, que, por ser algo generalizado, percebesse que não é um problema de gestão, mas da recessão em que o País se encontra, com queda do Produto Interno Bruto (PIB) e da receita.
Governo Temer completa 100 dias sem grandes alterações na economia - 11/12/2016 - Folha de Pernambuco
Na avaliação do professor de economia e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Guilherme Santos Mello, o Governo não vai conseguir rearrumar a casa enquanto não combater efetivamente a crise fiscal - ou seja, a lacuna que há entre o crescimento das receitas e dos gastos públicos.
Vídeo mostra formação de arco cor-de-rosa no céu de Campinas - 11/12/2016 - G1
No entanto, a meteorologista Ana Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, explica que o fenômeno não é um arco-íris.
"É o efeito do espalhamento dos raios de sol nas nuvens formadas por cristais de gelo e gotículas de água. Não é tão frequente o formato tão certinho (de arco), mas o fenômeno físico acontece normalmente", afirma.
Projeto do Ferroanel Norte será apresentado em 2017 - 11/12/2016 - A Tribuna
Para o professor da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Creso de Franco Peixoto, o Ferroanel é um empreendimento que pode incentivar a maior exploração do modal ferroviário no Estado e no País. Para ele, é uma oportunidade para o setor mostrar sua confiabilidade e eficiência ao mercado logístico.
Reduzir dependência do petróleo - 11/12/2016 - Correio da Paraíba
No ano passado, foi lançado o livro “Proálcool 40 anos", organizado por Luís Augusto Barbosa Cortez, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (Bioen).
Especialistas negam déficit da Previdência - 11/12/2016 - O Hoje
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: “A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema. A parte do governo vem de duas contribuições criadas para isso: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)”.
Em Manaus, procura pelo INSS aumenta em 20% com anúncio da reforma previdenciária - 11/12/2016 - D24 AM
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: “A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema”, disse.
Sensibilidade ao leite não é doença, mas requer cuidados - 11/12/2016 - Agora
Após essa fase, é mais comum a intolerância surgir ainda na infância ou na adolescência, mas em alguns casos aparece em adultos, segundo Adriane Antunes de Moraes, professora do curso de Nutrição da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Sensibilidade ao leite não é doença, mas requer cuidados - 11/12/2016 - Agora
Após essa fase, é mais comum a intolerância surgir ainda na infância ou na adolescência, mas em alguns casos aparece em adultos, segundo Adriane Antunes de Moraes, professora do curso de Nutrição da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Chia minimiza os efeitos do excesso de peso - 11/12/2016 - Agora MT
Apesar de não ter achado indícios diretos de que o cereal emagrece — um dos poderes creditados a ele —, a nutricionista Rafaela Marineli descobriu motivos tão ou mais bacanas para investir no alimento. Em sua tese de doutorado, conduzida na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, a expert constatou que o consumo da semente e de seu óleo reverteu algumas complicações da obesidade em cobaias.
10 de Dezembro - 2016
A tarja preta que você usa pode não curar a depressão - 10/12/2016 - O Estado de S.Paulo
“Quando você usa Ritalina, o aumento de dopamina é brutal. Assim que o nível da substância cai, o que você mais quer é outra dose”, diz a professora Maria Aparecida Moysés, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Isso faz com que a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) desaconselhe o uso recreativo do medicamento.
Alunos apresentam peça inspirada por Irmãos Grimm, em Campinas - 10/12/2016 - G1
Alunos do curso de artes cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentam curta temporada do espetáculo “Barba Azul”, na estação de trem CIS Guanabara, em Campinas (SP). A peça será interpretada na próxima terça (13), quarta (14) e quinta-feira (15), às 20h.
Uma rede pelo fim do desperdício de alimentos - 10/12/2016 - Diário do Comércio
Estimativas de crescimento demográfico indicam que, em 2050, a população mundial chegará a 9,2 bilhões de pessoas. Para abastecer o planeta seria preciso aumentar a oferta de alimentos em cerca de 50% ou 60%. “Não há condições ambientais para se produzir tanto, o planeta está no limite. A solução então é trabalhar para combater perdas e desperdícios de alimentos, por meio da sinergia, cooperação e comunicação, como pretende a Save Food Brasil”, aponta o professor Walter Belik, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Aplicativos ajudam a desafogar o trânsito nas grandes cidades - 10/12/2016 - Correio Popular
Em Campinas, não foram divulgados números específicos, mas, como a cidade sofre com altos índices de congestionamentos e é próxima à Capital, a tendência é que o fenômeno “se irradie” pelo município, avalia o especialista em transporte Creso de Franco Peixoto, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Alunos apresentam peça inspirada por Irmãos Grimm, em Campinas - 10/12/2016 - Itaquera
Alunos do curso de artes cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentam curta temporada do espetáculo “Barba Azul”, na estação de trem CIS Guanabara, em Campinas (SP). A peça será interpretada na próxima terça (13), quarta (14) e quinta-feira (15), às 20h.
Alunos apresentam peça inspirada por Irmãos Grimm, em Campinas - 10/12/2016 - Katador
Alunos do curso de artes cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentam curta temporada do espetáculo “Barba Azul”, na estação de trem CIS Guanabara, em Campinas (SP). A peça será interpretada na próxima terça (13), quarta (14) e quinta-feira (15), às 20h.
Especialistas discordam da reforma proposta pelo governo - 10/12/2016 - Diário do Comércio
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: “A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema. A parte do governo vem de duas contribuições criadas para isso: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)”.
Especialistas negam déficit e apontam alternativas à reforma da Previdência - 10/12/2016 - A Tribuna News
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: "A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema. A parte do governo vem de duas contribuições criadas para isso: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)".
Lavar pano de chão com toalha passa doenças? Depende da sua lavagem - 10/12/2016 - Mídia News
Já Plinio Trabasso, professor do departamento de clínica médica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), considera não ser possível a proliferação de vírus em condições normais. Contudo, faz um alerta contra "quebras do processo" e recorda a possibilidade de ocorrer escabiose, doença de pele também conhecida como sarna.
Fomos feitos para ter foco - 10/12/2016 - Gazeta do Povo
“Isso quer dizer que, ao mesmo tempo que inibe quase automaticamente esses estímulos irrelevantes, a pessoaconcentra sua mente, seu cérebro, no que chama atenção”, relata Benito Damasceno, professor aposentado de Neurologia e Neuropsicologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Representante dos EUA alerta sobre novas drogas e pondera legalização - 10/12/2016 - Z1
Os opiácios sintéticos também já estão sendo comercializados no Brasil. Em setembro, o Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Medicina (FCM) da Unicamp identificou uso de fentanil e butilona após intoxicação em jovens na região.
Compartilhar roupas na lavanderia pode gerar riscos de doenças? - 10/12/2016 - O Dia
Já Plinio Trabasso, professor do departamento de clínica médica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), considera não ser possível a proliferação de vírus em condições normais. Contudo, faz um alerta contra "quebras do processo" e recorda a possibilidade de ocorrer escabiose, doença de pele também conhecida como sarna.
Uma rede pelo fim do desperdício - 10/12/2016 - Diário do Comércio
“Não há condições ambientais para se produzir tanto, o planeta está no limite. A solução então é trabalhar para combater perdas e desperdícios de alimentos, por meio da sinergia, cooperação e comunicação, como pretende a Save Food Brasil”, aponta o professor Walter Belik, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“Pesquisa básica pode evitar que a humanidade seja subjugada por máquinas” - 10/12/2016 - Jornal Joseense News
O pesquisador Paulo Ruffino, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentou o projeto “Fenômenos dinâmicos em redes complexas: fundamentos e aplicações” – coordenado no Brasil por Elbert Einstein Nehrer Macau, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e na Alemanha por Jurgen Kurths, da Universidade Humboldt.
O objetivo do grupo é entender o comportamento de redes complexas por meio de modelos e simulações computacionais. “São várias situações, como redes neurais, clima e meteorologia, epidemiologia [disseminação de vírus como Zika e chikungunya] e distribuição de energia elétrica”, contou Ruffino.
9 de Dezembro - 2016
Para professor, mudanças na Virada Cultural exigem debate popular - 09/12/2016 - Estadão
Na análise do professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem a legitimidade das urnas para propor qualquer tipo de política pública ou mesmo alterar as existentes. Mas, segundo ele, o tucano deveria propor um amplo debate com a população antes de implementar mudanças em projetos considerados de sucesso, que têm sido continuados ao longo dos governos.
Para professor, mudanças exigem debate popular - 09/12/2016 - UOL
Na análise do professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem a legitimidade das urnas para propor qualquer tipo de política pública ou mesmo alterar as existentes. Mas, segundo ele, o tucano deveria propor um amplo debate com a população antes de implementar mudanças em projetos considerados de sucesso, que têm sido continuados ao longo dos governos.
Especialistas apontam alternativas à reforma da Previdência - 09/12/2016 - Agência Brasil
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: “A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema. A parte do governo vem de duas contribuições criadas para isso: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)”.
Lavar pano de chão com toalha passa doenças? Depende da sua lavagem - 09/12/2016 - UOL
Já Plinio Trabasso, professor do departamento de clínica médica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), considera não ser possível a proliferação de vírus em condições normais. Contudo, faz um alerta contra "quebras do processo" e recorda a possibilidade de ocorrer escabiose, doença de pele também conhecida como sarna.
"A transmissão de escabiose se dá através da ovoposição da fêmea. Uma vez que tenha havido quebra na regra (pouco tempo de lavagem, pouca água etc.), os ovos podem não ser eliminados entre as lavagens, e os ovos serem implantados", diz o médico.
Representante dos EUA alerta sobre novas drogas e pondera legalização - 09/12/2016 - G1
Os opiácios sintéticos também já estão sendo comercializados no Brasil. Em setembro, o Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Medicina (FCM) da Unicamp identificou uso de fentanil e butilona após intoxicação em jovens na região.
Em 2º recuo, secretário de Doria não garante grandes shows em Interlagos - 09/12/2016 - O Estado de S.Paulo
Na análise do professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem a legitimidade das urnas para propor qualquer tipo de política pública ou mesmo alterar as existentes. Mas, segundo ele, o tucano deveria propor um amplo debate com a população antes de implementar mudanças em projetos considerados de sucesso, que têm sido continuados ao longo dos governos.
Assassinatos representam 30% das mortes no trabalho - 09/12/2016 - Metro Campinas
Das 82 mortes por acidente de trabalho em Campinas no ano passado, 25 delas foram decorrentes de homicídios ou latrocínios. 0 número representa 30% do total de registros. O levantamento foi realizado na pesquisa “Violência urbana e morte no trabalho”, realizada pela FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp.
O estudo, conduzido pelo professor Ricardo Cordeiro, do Departamento de Saúde Coletiva, analisou 415 declarações de óbitos, além de se embasar em entrevistas de familiares, amigos e colegas de trabalho.
Especialistas apontam alternativas à reforma da Previdência - 09/12/2016 - IstoÉ
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: “A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema. A parte do governo vem de duas contribuições criadas para isso: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)”.
Alerta: 'PEC 55 vai agravar as desigualdades' - 09/12/2016 - SP Bancários
"Qualquer pesquisa de opinião coloca corrupção e saúde entre os temas de maior importância no Brasil. A desigualdade, porém, aparece como problema de menor importância, ao contrário do que ocorre na maioria dos países", lembrou o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner.
Especialistas apontam alternativas à reforma da Previdência - 09/12/2016 - Exame
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: “A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema. A parte do governo vem de duas contribuições criadas para isso: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)”.
Para professor, mudanças exigem debate popular - 09/12/2016 - IstoÉ
Na análise do professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem a legitimidade das urnas para propor qualquer tipo de política pública ou mesmo alterar as existentes. Mas, segundo ele, o tucano deveria propor um amplo debate com a população antes de implementar mudanças em projetos considerados de sucesso, que têm sido continuados ao longo dos governos.
Shopping envolve clientes em ações solidárias - 09/12/2016 - Jornal de Valinhos
A ação é desenvolvida pelo professor de Engenharia da Unicamp, Luiz Vieira. Todos os tênis recebidos são analisados e, os que estão em melhores condições, com amortecimento adequado, são doados para crianças de projetos sociais ligados ao esporte no Paraná, Bahia, São Paulo e Pará. Os demais viram pisos emborrachados.
PEC 55 vai desmantelar o SUS e agravar as desigualdades - 09/12/2016 - Portal Vermelho
"Qualquer pesquisa de opinião coloca corrupção e saúde entre os temas de maior importância no Brasil. A desigualdade, porém, aparece como problema de menor importância, ao contrário do que ocorre na maioria dos países", lembrou o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner.
Para professor, mudanças exigem debate popular - 09/12/2016 - Estado de Minas
Na análise do professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem a legitimidade das urnas para propor qualquer tipo de política pública ou mesmo alterar as existentes. Mas, segundo ele, o tucano deveria propor um amplo debate com a população antes de implementar mudanças em projetos considerados de sucesso, que têm sido continuados ao longo dos governos.
Especialistas apontam alternativas à reforma da Previdência - 09/12/2016 - BOL
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: "A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema. A parte do governo vem de duas contribuições criadas para isso: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)".
Para professor, mudanças exigem debate popular - 09/12/2016 - Repórter Diário
Na análise do professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem a legitimidade das urnas para propor qualquer tipo de política pública ou mesmo alterar as existentes. Mas, segundo ele, o tucano deveria propor um amplo debate com a população antes de implementar mudanças em projetos considerados de sucesso, que têm sido continuados ao longo dos governos.
Especialistas negam déficit e apontam alternativas à reforma da Previdência - 09/12/2016 - Yahoo Finanças
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: “A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema. A parte do governo vem de duas contribuições criadas para isso: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)”.
Especialistas negam déficit e apontam alternativas à reforma da Previdência - 09/12/2016 - F24
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: “A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema. A parte do governo vem de duas contribuições criadas para isso: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)”.
Especialistas apontam alternativas à reforma da Previdência - 09/12/2016 - Cenário MT
Doutor em Ciência Econômica e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani é taxativo: “A ideia de déficit na Previdência foi fruto de uma contabilidade criativa. O orçamento da seguridade social prevê que o trabalhador, o empregador e o governo contribuam para a manutenção do sistema. A parte do governo vem de duas contribuições criadas para isso: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)”.
Alerta: ‘PEC 55 vai desmantelar o SUS e agravar as desigualdades’ - 09/12/2016 - Revista Consciência
"Qualquer pesquisa de opinião coloca corrupção e saúde entre os temas de maior importância no Brasil. A desigualdade, porém, aparece como problema de menor importância, ao contrário do que ocorre na maioria dos países”, lembrou o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner.
Representante dos EUA alerta sobre novas drogas e pondera legalização - 09/12/2016 - UHN
Os opiácios sintéticos também já estão sendo comercializados no Brasil. Em setembro, o Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Medicina (FCM) da Unicamp identificou uso de fentanil e butilona após intoxicação em jovens na região.
Nordeste ainda está fora do mapa do seguro rural no Brasil - 09/12/2016 - Canal Rural
“O seguro é também uma atividade complexa, cara, tem que ser operado por vários atores , setor privado, setor público e a indústria do seguro”. Foi o que disse Antônio Márcio Buainain, da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
Nordeste ainda está fora do mapa do seguro rural no Brasil - 09/12/2016 - CoNews
“O seguro é também uma atividade complexa, cara, tem que ser operado por vários atores , setor privado, setor público e a indústria do seguro”. Foi o que disse Antônio Márcio Buainain, da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
Faz mal comer alimentos que ficam guardados dentro das panelas - 09/12/2016 - 180 Graus
O Estudo foi feito pela Engenheira de alimentos da Unicamp, Késia Quintaes. “Alimentos mais ácidos, com maior quantidade de água e maior tempo de contato com o metal têm mais chance de se misturar ao alumínio” disse a engenheira à revista Super Interessante.
Produtores pedem mais apoio para políticas de seguro rural - 09/12/2016 - Universo Agro
“O seguro é também uma atividade complexa, cara, tem que ser operado por vários atores , setor privado, setor público e a indústria do seguro”. Foi o que disse Antônio Márcio Buainain, da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
Nordeste ainda está fora do mapa do seguro rural no Brasil - 09/12/2016 - Agrolink
“O seguro é também uma atividade complexa, cara, tem que ser operado por vários atores , setor privado, setor público e a indústria do seguro”. Foi o que disse Antônio Márcio Buainain, da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
Nordeste ainda está fora do mapa do seguro rural no Brasil - 09/12/2016 - Successful Farming Brasil
“O seguro é também uma atividade complexa, cara, tem que ser operado por vários atores , setor privado, setor público e a indústria do seguro.” Foi o que disse Antônio Márcio Buainain, da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
Unicamp apresenta resultados do projeto Agricultor Saudável - 09/12/2016 - Cenário MT
O médico, toxicologista, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, coordenador da área de Saúde Ambiental, coordenador do Programa de Atenção à Saúde de Populações Expostas à Agrotóxicos e do Ambulatório de Toxicologia do Hospital das Clínicas da Unicamp, Dr. Ângelo Trapé, destaca que a pesquisa mostra um estudo de avaliação das condições de saúde do agricultor/trabalhador, com exposição a longo prazo e contato direto com agrotóxico.
Aplicativos ajudam a desafogar o trânsito - 09/12/2016 - Correio Popular
Em Campinas, não foram divulgados números específicos, mas, como a cidade sofre com altos índices de congestionamentos e é próxima à Capital, a tendência é que o fenômeno “se irradie” pelo município, avalia o especialista em transporte Creso de Franco Peixoto, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Para professor, mudanças exigem debate popular - 09/12/2016 - O Liberal
Na análise do professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem a legitimidade das urnas para propor qualquer tipo de política pública ou mesmo alterar as existentes. Mas, segundo ele, o tucano deveria propor um amplo debate com a população antes de implementar mudanças em projetos considerados de sucesso, que têm sido continuados ao longo dos governos.
Para professor, mudanças exigem debate popular - 09/12/2016 - Portal do Holanda
Na análise do professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem a legitimidade das urnas para propor qualquer tipo de política pública ou mesmo alterar as existentes. Mas, segundo ele, o tucano deveria propor um amplo debate com a população antes de implementar mudanças em projetos considerados de sucesso, que têm sido continuados ao longo dos governos.
Para professor, mudanças exigem debate popular - 09/12/2016 - Jornal de Brasília
Na análise do professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem a legitimidade das urnas para propor qualquer tipo de política pública ou mesmo alterar as existentes. Mas, segundo ele, o tucano deveria propor um amplo debate com a população antes de implementar mudanças em projetos considerados de sucesso, que têm sido continuados ao longo dos governos.
Para professor, mudanças exigem debate popular - 09/12/2016 - A Tarde
Na análise do professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem a legitimidade das urnas para propor qualquer tipo de política pública ou mesmo alterar as existentes. Mas, segundo ele, o tucano deveria propor um amplo debate com a população antes de implementar mudanças em projetos considerados de sucesso, que têm sido continuados ao longo dos governos.
Para professor, mudanças exigem debate popular - 09/12/2016 - Folha de Vitória
Na análise do professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem a legitimidade das urnas para propor qualquer tipo de política pública ou mesmo alterar as existentes. Mas, segundo ele, o tucano deveria propor um amplo debate com a população antes de implementar mudanças em projetos considerados de sucesso, que têm sido continuados ao longo dos governos.
Para professor, mudanças exigem debate popular - 09/12/2016 - BOL
Na análise do professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem a legitimidade das urnas para propor qualquer tipo de política pública ou mesmo alterar as existentes. Mas, segundo ele, o tucano deveria propor um amplo debate com a população antes de implementar mudanças em projetos considerados de sucesso, que têm sido continuados ao longo dos governos.
Lavar pano de chão com toalha passa doenças? Depende da sua lavagem - 09/12/2016 - BOL
Já Plinio Trabasso, professor do departamento de clínica médica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), considera não ser possível a proliferação de vírus em condições normais. Contudo, faz um alerta contra "quebras do processo" e recorda a possibilidade de ocorrer escabiose, doença de pele também conhecida como sarna.
"A transmissão de escabiose se dá através da ovoposição da fêmea. Uma vez que tenha havido quebra na regra (pouco tempo de lavagem, pouca água etc.), os ovos podem não ser eliminados entre as lavagens, e os ovos serem implantados", diz o médico.
8 de Dezembro - 2016
Parque das Águas espera pelo colorido da flor-de-lótus - 08/12/2016 - Correio Popular
A professora do Departamento de Biologia Vegetal, do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria do Carmo Estanislau do Amaral, explicou que a planta aquática vive em uma água cheia de nutrientes. “O caule e a raiz da flor-de-lótus ficam embaixo da água e é uma planta que tem contato direto com o lodo”, explicou. Com a limpeza da lagoa pode ser que a maioria dos nutrientes tenham sido retirados do local, o que pode ter atrasado o florescimento.
‘PEC 55 pode até estabilizar a economia, mas vai desestabilizar a sociedade’ - 08/12/2016 - Sul 21
Uma das faces da desigualdade é a mortalidade infantil. Um mapeamento da prefeitura de São Paulo aponta duas vezes mais mortes de crianças nos bairros da zona leste, mais pobres, do que em Pinheiros, de classe média alta, na zona oeste. “Qualquer pesquisa de opinião coloca corrupção e saúde entre os temas de maior importância no Brasil. A desigualdade, porém, aparece como problema de menor importância, ao contrário do que ocorre na maioria dos países”, lembrou o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner.
Reforma do ensino médio (urgente), sim. E do fundamental também - 08/12/2016 - Gazeta do Povo
Pesquisadores como Maria Márcia Malavasi, do laboratório de avaliação educacional da Unicamp, acreditam, por outro lado, que aliar-se à iniciativa privada não seria o melhor caminho . “A mudança virá com alterações na formação de professores nas universidades, salários mais altos dos docentes e investimentos em infraestrutura, com salas de aula e equipamentos em ordem. Os países do mundo com os melhores índices educacionais têm a maior parte de seus alunos na educação pública”, frisa.
Controle biológico na lavoura diminui agroquímicos - 08/12/2016 - Zero Hora
- As grandes empresas têm a avaliação de que, no médio prazo, o uso do químico deve desaparecer ou diminuir muito. Isso porque teremos tecnologias mais adequadas de controle de pragas, tanto as biológicas quanto os produtos geneticamente modificados, que são mais resistentes a insetos diz Flávio Zambrone, professor aposentado da Unicamp e presidente do Instituto Brasileiro de Toxicologia (IBTOX), indicado para se manifestar em nome da Associação Nacional de Defesa Vegetal.
Alerta: 'PEC 55 vai desmantelar o SUS e agravar as desigualdades' - 08/12/2016 - Rede Brasil Atual
"Qualquer pesquisa de opinião coloca corrupção e saúde entre os temas de maior importância no Brasil. A desigualdade, porém, aparece como problema de menor importância, ao contrário do que ocorre na maioria dos países", lembrou o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner.
'Pesquisa básica pode evitar que a humanidade seja subjugada por máquinas' - 08/12/2016 - Plantão News
O pesquisador Paulo Ruffino, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentou o projeto “Fenômenos dinâmicos em redes complexas: fundamentos e aplicações” – coordenado no Brasil por Elbert Einstein Nehrer Macau, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e na Alemanha por Jurgen Kurths, da Universidade Humboldt.
O objetivo do grupo é entender o comportamento de redes complexas por meio de modelos e simulações computacionais. “São várias situações, como redes neurais, clima e meteorologia, epidemiologia [disseminação de vírus como Zika e chikungunya] e distribuição de energia elétrica”, contou Ruffino.
O retorno das fraldas de pano - 08/12/2016 - Crescer
De acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, uma fralda descartável leva cerca de 600 anos para se decompor, pois tem produtos derivados do petróleo em sua composição.
Já a fralda de pano moderna – com elástico e fechos ajustáveis nas laterais – pode ser usada inúmeras vezes e lavada na máquina (em ciclo suave). O aumento da procura pelo modelo de pano consiste em uma atitude mais sustentável; além disso, essa fralda é mais confortável e tem menos risco de desenvolver processos de assadura.
Confira o ranking das universidades brasileiras que mais empregam - 08/12/2016 - Viver sem Chefe
Confira a seguir a lista das 5 universidades brasileiras com melhores índices de empregabilidade:
1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
A Unicamp está na posição 191 no ranking mundial das melhores universidades do mundo feito pelo QS Top Universities, e entre as 200 universidades com melhores níveis de empregabilidade. Seu melhor curso é o de Odontologia, que ocupa a 20ª posição mundial na área.
Entre os BRICS, a Unicamp é a 12ª melhor universidade.
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
3. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
4. Universidade Federal de Minas Gerais
5. Universidade Federal de São Paulo
Ruído afeta a percepção da fala de crianças - 08/12/2016 - Jornal de Itatiba
Os ruídos decorriam da conversação das crianças, do arrastar das cadeiras, das áreas de recreação e eram agravados pela acústica não adequada das salas. Assentada cm estudos compro valores de que o ruído elevado cm sala de aula está diretamente relacionado ao desempenho do aluno, ela se propôs a investigar a dimensão dessa interferência na percepção de fala. Com essa inquietação ela procurou a professora Maria Francisca Colella Santos, docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, que lhe apresentou o teste Hearing in Noise Test HINT Brasil, do qual são escassos trabalhos publicados no País envolvendo crianças, embora adequado para a avaliação de percepção da fala tanto no silêncio como no ruído em adultos e crianças.
Em Pernambuco, acordo reduz contaminação de alimentos - 08/12/2016 - Zero Hora
— As grandes empresas têm a avaliação de que, no médio prazo, o uso do químico deve desaparecer ou diminuir muito. Isso porque teremos tecnologias mais adequadas de controle de pragas, tanto as biológicas quanto os produtos geneticamente modificados, que são mais resistentes a insetos — diz Flávio Zambrone, professor aposentado da Unicamp e presidente do Instituto Brasileiro de Toxicologia (IBTOX), indicado para se manifestar em nome da Associação Nacional de Defesa Vegetal.
Chuva e férias pausam obras do anel viário - 08/12/2016 - Gazeta de Limeira
Hiroshi Paulo Yoshizane, professor da Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp), comentou que a decisão da empresa foi acertada, devido às consequências que as obras com chuva podem causar. No entanto, ressalva que devem ser observadas as probabilidades de chuva, além da precipitação prevista.
De acordo com ele, abaixo de 10 milímetros (mm) de chuva não chega a prejudicar a execução de obras. Acima disso, ocorre a saturação do solo, e a água pode infiltrar até 5 centímetros, dependendo da condição anterior. Em chuvas rápidas, escoa rápido, mas em precipitações mais constantes, a infiltração é maior.
7 de Dezembro - 2016
Parque das Águas espera pelo colorido da flor-de-lótus - 07/12/2016 - Correio Popular
A professora do Departamento de Biologia Vegetal, do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria do Carmo Estanislau do Amaral, explicou que a planta aquática vive em uma água cheia de nutrientes. “O caule e a raiz da flor-de-lótus ficam embaixo da água e é uma planta que tem contato direto com o lodo”, explicou. Com a limpeza da lagoa pode ser que a maioria dos nutrientes tenham sido retirados do local, o que pode ter atrasado o florescimento.
"Investigadores da Lava Jato estão agindo como lobistas" - 07/12/2016 - Carta Capital
Em entrevista à DW Brasil, o cientista político e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (Nepac), da Unicamp, Wagner de Melo Romão criticou o "ativismo político" do Judiciário e a figura de "justiceiro", muito defendida nos protestos de domingo.
Para Romão, a crise na relação entre Legislativo e Judiciário só enfraquece a democracia brasileira. "O ativismo político do Judiciário, apoiado pelas manifestações das ruas, pode agravar o cenário já ruim de instabilidade do Brasil."
Machismo faz homens se suicidarem mais do que mulheres - 07/12/2016 - UOL
O comportamento suicida no homem aparece de maneira muito particular. "Ele começa a abusar mais do álcool e outras substâncias, além de se isolar socialmente e ficar mais agressivo", fala Neury Botega, psiquiatra e professor da faculdade de medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo. Uma baixa tolerância à frustração também é um indício, além de falas mais melancólicas. "É importante levar a sério frases que se referem ao fim da vida, à sensação de inutilidade, ao não encontrar saída", conclui.
Machismo faz homens se suicidarem mais do que mulheres - 07/12/2016 - BOL
O comportamento suicida no homem aparece de maneira muito particular. "Ele começa a abusar mais do álcool e outras substâncias, além de se isolar socialmente e ficar mais agressivo", fala Neury Botega, psiquiatra e professor da faculdade de medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo. Uma baixa tolerância à frustração também é um indício, além de falas mais melancólicas. "É importante levar a sério frases que se referem ao fim da vida, à sensação de inutilidade, ao não encontrar saída", conclui.
“Pesquisa básica pode evitar que a humanidade seja subjugada por máquinas” - 07/12/2016 - Agência FAPESP
O pesquisador Paulo Ruffino, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentou o projeto “ Fenômenos dinâmicos em redes complexas: fundamentos e aplicações ” – coordenado no Brasil por Elbert Einstein Nehrer Macau, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e na Alemanha por Jurgen Kurths, da Universidade Humboldt.
O objetivo do grupo é entender o comportamento de redes complexas por meio de modelos e simulações computacionais. “São várias situações, como redes neurais, clima e meteorologia, epidemiologia [disseminação de vírus como Zika e chikungunya] e distribuição de energia elétrica”, contou Ruffino.
Adolescentes obesos mastigam diferente - 07/12/2016 - MSN
Um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) teve o objetivo de avaliar a forma como os adolescentes acima do peso mastigam a comida. Para isso, os cientistas recrutaram 230 voluntários com idade entre 14 e 17, sendo 115 meninos e meninas com peso normal e o restante com sobrepeso ou obesidade.
“Os investigadores da Lava Jato estão se portando como lobistas”, diz cientista político - 07/12/2016 - DCM
Em entrevista à DW Brasil, o cientista político e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (Nepac), da Unicamp, Wagner de Melo Romão criticou o “ativismo político” do Judiciário e a figura de “justiceiro”, muito defendida nos protestos de domingo.
Para Romão, a crise na relação entre Legislativo e Judiciário só enfraquece a democracia brasileira. “O ativismo político do Judiciário, apoiado pelas manifestações das ruas, pode agravar o cenário já ruim de instabilidade do Brasil.”
Campos cultivados perdem diversidade na Alemanha - 07/12/2016 - Plantão News
Pelo menos em campos na Alemanha, segundo indica um grupo liderado pelo ecólogo alemão Wolfgang Weisser, da Universidade Técnica de Munique (TUM), em artigo publicado no site da revista Nature em 30 de novembro. “Temos que superar essa guerra crônica”, afirma o ecólogo brasileiro Thomas Lewinsohn, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coautor do estudo junto com Leonardo Ré Jorge, em estágio de pós-doutorado em seu laboratório. “Não há que optar entre produção e conservação, os dois são igualmente desejáveis e necessários.” Essa conjunção se chama sustentabilidade, ele lembra.
Machismo faz homens se suicidarem mais do que mulheres - 07/12/2016 - Repórter News
O comportamento suicida no homem aparece de maneira muito particular. "Ele começa a abusar mais do álcool e outras substâncias, além de se isolar socialmente e ficar mais agressivo", fala Neury Botega, psiquiatra e professor da faculdade de medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo. Uma baixa tolerância à frustração também é um indício, além de falas mais melancólicas. "É importante levar a sério frases que se referem ao fim da vida, à sensação de inutilidade, ao não encontrar saída", conclui.
Machismo faz homens se suicidarem mais do que mulheres - 07/12/2016 - Circuito MT
O comportamento suicida no homem aparece de maneira muito particular. "Ele começa a abusar mais do álcool e outras substâncias, além de se isolar socialmente e ficar mais agressivo", fala Neury Botega, psiquiatra e professor da faculdade de medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo. Uma baixa tolerância à frustração também é um indício, além de falas mais melancólicas. "É importante levar a sério frases que se referem ao fim da vida, à sensação de inutilidade, ao não encontrar saída", conclui.
Machismo faz homens se suicidarem mais do que mulheres - 07/12/2016 - MT Notícias
O comportamento suicida no homem aparece de maneira muito particular. “Ele começa a abusar mais do álcool e outras substâncias, além de se isolar socialmente e ficar mais agressivo”, fala Neury Botega, psiquiatra e professor da faculdade de medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo. Uma baixa tolerância à frustração também é um indício, além de falas mais melancólicas. “É importante levar a sério frases que se referem ao fim da vida, à sensação de inutilidade, ao não encontrar saída”, conclui.
6 de Dezembro - 2016
Longevidade ampliada - 06/12/2016 - Empresas & Negócios
A ciência ainda está longe de descobrir a fonte da eterna juventude, mas tem obtido cada vez mais evidências de que pode controlar, em algum grau, o processo de envelhecimento. Pesquisadores do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp constataram, por meio de estudo em modelo animal, que é possível ampliar a longevidade inibindo uma proteína presente em vários organismos, inclusive o humano. Ao ser silenciada, essa proteína parece mimetizar a restrição calórica, processo conhecido por aumentar o tempo de vida de diferentes espécies.
A semente do civismo - 06/12/2016 - Correio Popular
Telma Vinha, professora de Psicologia Educacional da Unicamp, e Adriana Ramos, pesquisadora do GEPEM-Unicamp (Gmpo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral), citam em artigo publicado em Novembro de 2016, na novaescola.org.br: “Em geral, as escolas têm como objetivo formar pessoas éticas. Contudo, para promover essa aprendizagem é necessário haver um trabalho intencional de Educação Moral.”
Despreparo dificulta acesso de deficientes a mamografia - 06/12/2016 - Senado Notícias
Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas as chances de uma mulher com deficiência física ter câncer de mama são as mesmas do que as das não deficientes. Por conta disso, a elas devem ser proporcionados meios de fazer o exame. A recomendação é do médico mastologista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) César Cabello dos Santos. Para ele, as salas de exames de imagem devem ser equipadas com rampas e cadeiras especiais.
No mundo da lua – o drama da atenção à infância contemporânea - 06/12/2016 - Estadão
De acordo com a a doutora Maria Aparecida Moysés, médica e pesquisadora da Unicamp, as crianças correm sérios riscos no uso de psicotrópicos como a ritalina, nome comercial da conhecida “droga da obediência”, supostamente utilizada para acalmar e focar a atenção de crianças com “uma doença neurológica”. Tal droga traz uma série de reações adversas, e o problema se torna ainda mais grave, pois há suspeitas sobre a inexistência desta doença, já que os critérios para diagnosticar o TDAH são fundamentados em normas sociais.
Brasil fica em 63° lugar em ranking mundial de educação - 06/12/2016 - CBN
Professora titular da Unicamp, Maria Marcia Malavasi avalia que os resultados refletem problemas como a falta de investimento na formação de professores e o baixo salário dos profissionais. Mas a educadora alerta: a melhora nos rankings não deve ser um objetivo, e sim a consequência de políticas acertadas.
Campos cultivados perdem diversidade na Alemanha - 06/12/2016 - Agência FAPESP
“Temos que superar essa guerra crônica”, afirma o ecólogo brasileiro Thomas Lewinsohn, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coautor do estudo junto com Leonardo Ré Jorge, em estágio de pós-doutorado em seu laboratório. “Não há que optar entre produção e conservação, os dois são igualmente desejáveis e necessários.” Essa conjunção se chama sustentabilidade, ele lembra.
Chuvas em Itatiba ultrapassam o esperado para o ano - 06/12/2016 - Jornal de Itatiba
Dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostram que em todo o Estado de São Paulo, haverá tempo instável com o céu variando entre parcialmente nublado e nublado com possibilidade de pancadas de chuvas, na parte da tarde e temperaturas estáveis nas próximas 48 horas. O Cepagri também alerta para o índice UV, considerado muito alto.
Despreparo dificulta acesso de deficientes a mamografia - 06/12/2016 - Jornal do Senado
A recomendação é do médico mastologista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) César Cabello dos Santos. Para ele, as salas de exames de imagem devem ser equipadas com rampas e cadeiras especiais.
— Na sala do exame da mamografia, são necessárias algumas adequações para posicionar o paciente na máquina. O mamógrafo deve chegar à altura da mulher, no caso da cadeirante. As cadeiras devem se adequar às braçadeiras de forma a possibilitar rodar o aparelho e assim conseguir as melhores incidências para fazer o diagnóstico adequadamente — explicou o médico.
Perigo no prato - 06/12/2016 - Zero Hora
Indicado para se manifestar em nome da Associação Nacional de Defesa Vegetal, o professor aposentado da Unicamp Flávio Zambrone entende que resíduos de agrotóxicos proibidos ou não autorizados em frutas e verduras “são caso de polícia”. Presidente do Instituto Brasileiro de Toxicologia, entidade privada, Zambrone diz que a situação requer sistema de rastreamento para “identificar e responsabilizar” o agricultor infrator.
Renan Calheiros é 1º presidente do Senado afastado desde redemocratização - 06/12/2016 - UOL
"Acho que nessas perspectivas (de afastamento de um presidente do Senado) é a primeira vez. Sob uma decisão liminar do Superior Tribunal Federal, creio que seja a primeira vez", afirma Roberto Romano, cientista político da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Para especialistas, reforma da Previdência prejudica os mais pobres - 06/12/2016 - Cenário MT
Para o economista Eduardo Fagnani, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a proposta do Executivo é feita com base em “falácias”, ignora os gastos previdenciários históricos registrados nos países desenvolvidos e, se aprovada, trará graves impactos sociais.
Adolescentes obesos mastigam diferente - 06/12/2016 - Jornal Hoje
Um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) teve o objetivo de avaliar a forma como os adolescentes acima do peso mastigam a comida. Para isso, os cientistas recrutaram 230 voluntários com idade entre 14 e 17, sendo 115 meninos e meninas com peso normal e o restante com sobrepeso ou obesidade.
Lançamento da Rede Save Food Brasil marca mobilização contra desperdícios de alimentos - 06/12/2016 - Plantão News
Estimativas de crescimento demográfico indicam que, em 2050, a população mundial chegará a 9,2 bilhões de pessoas. Para abastecer o planeta seria preciso aumentar a oferta de alimentos em cerca de 50% ou 60%. "Não há condições ambientais para se produzir tanto, o planeta está no limite. A solução então é trabalhar para combater perdas e desperdícios de alimentos, por meio da sinergia, cooperação e comunicação, como pretende a Save Food Brasil", aponta o professor Walter Belik, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Renan Calheiros é 1º presidente do Senado afastado desde redemocratização - 06/12/2016 - BOL
"Acho que nessas perspectivas (de afastamento de um presidente do Senado) é a primeira vez. Sob uma decisão liminar do Superior Tribunal Federal, creio que seja a primeira vez", afirma Roberto Romano, cientista político da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Para especialistas, reforma da Previdência retira benefícios sociais - 06/12/2016 - Câmara dos Deputados
Para o economista Eduardo Fagnani, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a proposta do Executivo é feita com base em “falácias”, ignora os gastos previdenciários históricos registrados nos países desenvolvidos e, se aprovada, trará graves impactos sociais.
“Pesquisa básica pode evitar que a humanidade seja subjugada por máquinas” - 06/12/2016 - Revista Amazônia
O pesquisador Paulo Ruffino, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentou o projeto “Fenômenos dinâmicos em redes complexas: fundamentos e aplicações” – coordenado no Brasil por Elbert Einstein Nehrer Macau, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e na Alemanha por Jurgen Kurths, da Universidade Humboldt.
O objetivo do grupo é entender o comportamento de redes complexas por meio de modelos e simulações computacionais. “São várias situações, como redes neurais, clima e meteorologia, epidemiologia [disseminação de vírus como Zika e chikungunya] e distribuição de energia elétrica”, contou Ruffino.
Despreparo dificulta acesso de deficientes a mamografia - 06/12/2016 - O Nortão
Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas as chances de uma mulher com deficiência física ter câncer de mama são as mesmas do que as das não deficientes. Por conta disso, a elas devem ser proporcionados meios de fazer o exame. A recomendação é do médico mastologista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) César Cabello dos Santos. Para ele, as salas de exames de imagem devem ser equipadas com rampas e cadeiras especiais.
Repercussão - 06/12/2016 - CIPA
"Quando pensamos em acidente do trabalho, pensamos em trabalhadores caindo, se expondo à agentes químicos, se queimando. Isso também ocorre, mas não é a questão principal em termos numéricos hoje em dia. Ocorrências como roubo, homicídio e latrocínio, se ocorrido durante o período de trabalho, também é acidente de trabalho, afirma Ricardo Cordeiro, professor da Unicamp e um dos pesquisadores que participaram da análise.
Campos cultivados perdem diversidade na Alemanha - 06/12/2016 - Revista Amazônia
“Temos que superar essa guerra crônica”, afirma o ecólogo brasileiro Thomas Lewinsohn, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coautor do estudo junto com Leonardo Ré Jorge, em estágio de pós-doutorado em seu laboratório. “Não há que optar entre produção e conservação, os dois são igualmente desejáveis e necessários.” Essa conjunção se chama sustentabilidade, ele lembra.
Campos cultivados perdem diversidade na Alemanha - 06/12/2016 - Planeta Universitário
“Temos que superar essa guerra crônica”, afirma o ecólogo brasileiro Thomas Lewinsohn, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coautor do estudo junto com Leonardo Ré Jorge, em estágio de pós-doutorado em seu laboratório. “Não há que optar entre produção e conservação, os dois são igualmente desejáveis e necessários.” Essa conjunção se chama sustentabilidade, ele lembra.
5 de Dezembro - 2016
"Investigadores da Lava Jato estão agindo como lobistas" - 05/12/2016 - UOL
Em entrevista à DW Brasil, o cientista político e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (Nepac), da Unicamp, Wagner de Melo Romão criticou o "ativismo político" do Judiciário e a figura de "justiceiro", muito defendida nos protestos de domingo. Para Romão, a crise na relação entre Legislativo e Judiciário só enfraquece a democracia brasileira. "O ativismo político do Judiciário, apoiado pelas manifestações das ruas, pode agravar o cenário já ruim de instabilidade do Brasil."
Estudo aponta relação entre pouco sono e doenças cardiovasculares - 05/12/2016 - Correio do Estado
Dormir menos que oito horas diárias pode ser um fator de risco para doenças cardiovasculares futuras. Tudo começa com o desenvolvimento de resistência à insulina, depois vem o ganho de peso, a diabete e outros fatores. O alerta feito especialmente aos adolescentes é de Bruno Geloneze, professor e endocrinologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que atua no Gastrocentro e que lidera o grupo de pesquisa multicêntrico Brazilian Metabolic Syndrome Study (Brams).
Reforma do ensino médio entra na pauta de votações da semana - 05/12/2016 - Câmara dos Deputados
A cientista política e professora da Unicamp Andréa Marcondes de Freitas também defendeu a redução do número de partidos políticos no Brasil e apontou a instituição da cláusula de barreira como possível solução para o problema.
Como equilibrar as contas da Previdência sem cortar aposentadorias - 05/12/2016 - Carta Capital
Os 18,5 milhões de trabalhadores sem carteira de trabalho assinada no Brasil são 18,5 milhões de contribuintes a menos para a Previdência Social, já que recebem o seu salário informalmente. O rombo para 2013 foi estimado em pelo menos 41,6 bilhões de reais anuais por José Dari Krein e Vitor Araújo Filgueiras, pesquisadores do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp.
Que lugar Ferreira Gullar ocupa na poesia, na literatura e na cultura brasileiras - 05/12/2016 - Nexo Jornal
“Eu diria que a fase em que ele mais teve impacto cultural e político foi esse tempo”, disse ao Nexo Marcelo Ridenti, professor do departamento de sociologia da Unicamp e autor de “Brasilidade revolucionária - um século de cultura e política”. “O trabalho dele foi muito impactante. E, no CPC e no Opinião, era um trabalho em grande parte coletivo.”
"Investigadores da Lava Jato estão agindo como lobistas" - 05/12/2016 - Terra
Em entrevista à DW Brasil, o cientista político e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (Nepac), da Unicamp, Wagner de Melo Romão criticou o "ativismo político" do Judiciário e a figura de "justiceiro", muito defendida nos protestos de domingo.
Para Romão, a crise na relação entre Legislativo e Judiciário só enfraquece a democracia brasileira. "O ativismo político do Judiciário, apoiado pelas manifestações das ruas, pode agravar o cenário já ruim de instabilidade do Brasil."
Equilibrar a Previdência sem cortar aposentadorias - 05/12/2016 - SP Bancários
Os 18,5 milhões de trabalhadores sem carteira de trabalho assinada no Brasil são 18,5 milhões de contribuintes a menos para a Previdência Social, já que recebem o seu salário informalmente. O rombo para 2013 foi estimado em pelo menos R$ 41,6 bilhões anuais por José Dari Krein e Vitor Araújo Filgueiras, pesquisadores do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp. O número sobe para R$ 47 bilhões quando também são considerados os trabalhadores domésticos, que não recebem desconto na folha de pagamento para a Previdência Social.
Como equilibrar as contas da Previdência sem cortar aposentadoria - 05/12/2016 - ABCD Maior
Os 18,5 milhões de trabalhadores sem carteira de trabalho assinada no Brasil são 18,5 milhões de contribuintes a menos para a Previdência Social, já que recebem o seu salário informalmente. O rombo para 2013 foi estimado em pelo menos R$ 41,6 bilhões anuais por José Dari Krein e Vitor Araújo Filgueiras, pesquisadores do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp. O número sobe para R$ 47 bilhões quando também são considerados os trabalhadores domésticos, que não recebem desconto na folha de pagamento para a Previdência Social.
Lançamento da Rede Save Food Brasil marca mobilização contra desperdícios de alimentos - 05/12/2016 - Página Rural
Estimativas de crescimento demográfico indicam que, em 2050, a população mundial chegará a 9,2 bilhões de pessoas. Para abastecer o planeta seria preciso aumentar a oferta de alimentos em cerca de 50% ou 60%. "Não há condições ambientais para se produzir tanto, o planeta está no limite. A solução então é trabalhar para combater perdas e desperdícios de alimentos, por meio da sinergia, cooperação e comunicação, como pretende a Save Food Brasil", aponta o professor Walter Belik, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Lançamento da Rede Save Food Brasil marca mobilização contra desperdícios de alimentos - 05/12/2016 - Mundo Amazônia
Estimativas de crescimento demográfico indicam que, em 2050, a população mundial chegará a 9,2 bilhões de pessoas. Para abastecer o planeta seria preciso aumentar a oferta de alimentos em cerca de 50% ou 60%. “Não há condições ambientais para se produzir tanto, o planeta está no limite. A solução então é trabalhar para combater perdas e desperdícios de alimentos, por meio da sinergia, cooperação e comunicação, como pretende a Save Food Brasil”, aponta o professor Walter Belik, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Lançamento da Rede Save Food Brasil marca mobilização contra desperdícios de alimentos - 05/12/2016 - Revista Amazônia
Estimativas de crescimento demográfico indicam que, em 2050, a população mundial chegará a 9,2 bilhões de pessoas. Para abastecer o planeta seria preciso aumentar a oferta de alimentos em cerca de 50% ou 60%. “Não há condições ambientais para se produzir tanto, o planeta está no limite. A solução então é trabalhar para combater perdas e desperdícios de alimentos, por meio da sinergia, cooperação e comunicação, como pretende a Save Food Brasil”, aponta o professor Walter Belik, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Lançamento da Rede Save Food Brasil marca mobilização contra desperdícios de alimentos - 05/12/2016 - Agrolink
Estimativas de crescimento demográfico indicam que, em 2050, a população mundial chegará a 9,2 bilhões de pessoas. Para abastecer o planeta seria preciso aumentar a oferta de alimentos em cerca de 50% ou 60%. "Não há condições ambientais para se produzir tanto, o planeta está no limite. A solução então é trabalhar para combater perdas e desperdícios de alimentos, por meio da sinergia, cooperação e comunicação, como pretende a Save Food Brasil", aponta o professor Walter Belik, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Brasileiros avançam na produção de células solares inovadoras - 05/12/2016 - Mundo Amazônia
Há poucos meses, pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) apresentaram os primeiros protótipos de células solares de perovskitas feitas no Brasil, um dos materiais mais promissores e mais pesquisados atualmente em todo o mundo.
Menos partidos, por favor - 05/12/2016 - Diário Popular
A proposta foi defendida pela cientista política e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Andréa Marcondes de Freitas, durante audiência pública realizada na Câmara dos Deputados na última semana. Para a docente, é muito complexo ao eleitor se posicionar entre tantas agremiações, e isso ajuda a afastá-lo do sistema político.
Lançamento da Rede Save Food Brasil marca mobilização contra desperdícios de alimentos - 05/12/2016 - Embrapa
Estimativas de crescimento demográfico indicam que, em 2050, a população mundial chegará a 9,2 bilhões de pessoas. Para abastecer o planeta seria preciso aumentar a oferta de alimentos em cerca de 50% ou 60%. "Não há condições ambientais para se produzir tanto, o planeta está no limite. A solução então é trabalhar para combater perdas e desperdícios de alimentos, por meio da sinergia, cooperação e comunicação, como pretende a Save Food Brasil", aponta o professor Walter Belik, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
4 de Dezembro - 2016
Sorgo contra câncer - 04/12/2016 - Diário da Manhã
Experimentos desenvolvidos na Unicamp, em parceria com a Embrapa de Sete Lagoas (MG) e a Texas A&M University, nos Estados Unidos, demonstraram que o sorgo pode ser um importante alimento capaz prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, a obesidade e o câncer.
‘Essa crise tem perfil diferente’, diz economista - 04/12/2016 - TodoDia
O professor de economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Márcio Pochmann, também ex-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), considera que a crise atual tem um perfil diferente dos períodos de recessão anteriores.
“Tinha-se a ideia de que bastava se ter um diploma no currículo para não perder o emprego. É uma tese que cai por terra, vemos que muitas pessoas com cargos altos perderam suas funções e estão batalhando para se reinserir no mercado”, analisou.
3 de Dezembro - 2016
Da floresta para sua mesa - 03/12/2016 - Correio Popular
Já pensou em rechear o sanduíche, a pizza ou a tapioca com tucumã-do-Amazonas, como fazem os brasileiros lá do Norte? Pois é isso o que propõe o biólogo manauara Alisson dos Reis Canto, de 29 anos, em sua dissertação de doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O estudo consistiu em desenvolver um processo de industrialização para permitir que o fruto passe a frequentar as mesas de todo o Brasil.
O conhecimento científico emerge da Baía do Araçá - 03/12/2016 - Plantão News
“Todo esse conjunto de ambientes envolve relações físicas, biológicas, geológicas e antrópicas que se estabelecem entre o continente e o oceano e que vêm sofrendo pressões de diferentes origens, comprometendo serviços ambientais e prejudicando a qualidade de vida da população que depende direta ou indiretamente de seus recursos. O gerenciamento costeiro tem como meta integrar interesses econômicos, sociais e ambientais de forma sustentável para a região”, explicou Antonia Cecília Zacagnini Amaral, do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp) e pesquisadora principal do Temático.
'Essa crise tem perfil diferente', diz economista - 03/12/2016 - Portal TodoDia
O professor de economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Márcio Pochmann, também ex-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), considera que a crise atual tem um perfil diferente dos períodos de recessão anteriores.
"Tinha-se a ideia de que bastava se ter um diploma no currículo para não perder o emprego. É uma tese que cai por terra, vemos que muitas pessoas com cargos altos perderam suas funções e estão batalhando para se reinserir no mercado", analisou.
O samba centenário e sua história de glória, exclusão e resistência - 03/12/2016 - Portal Vermelho
José Roberto Zan é do departamento de música do Instituto de Artes da Universidade de Campinas (Unicamp), a primeira observação dele é a mudança na dinâmica do samba quando é incorporado pela indústria fonográfica. O marco é o samba Pelo Telefone (Donga e Mauro de Almeida), registrado em novembro de 2016, o que originou as comemorações do centenário. A indústria do disco cria e reforça a ideia de autoria, continuou Zan. Segundo ele, esse é um aspecto importante que se revela na história de "Pelo telefone”.
'Governo erra no diagnóstico e na terapia', diz economista - 03/12/2016 - O Tempo
“Pelas próximas duas décadas, o eleitorado perderá a capacidade de escolher o plano econômico que quer para o governo seguinte. A medida incorrerá em sérias consequências à população que depende dos serviços públicos, principalmente nas áreas de saúde e educação", alertou o professor da Unicamp Fernando Nogueira da Costa, especialista em macroeconomia e teorias monetária e financeira.
Câmaras da região ficam fragmentadas entre vereadores de diversos partidos - 03/12/2016 - Diário do Vale
A cientista política e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Andréa Marcondes de Freitas também defendeu a redução do número de partidos políticos no Brasil. Para ela, é muito complexo para o eleitor escolher entre tantos partidos, e isso afasta o cidadão do sistema político.
Vai um caldo de cana aí? - 03/12/2016 - R7
Em um estudo recente realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o caldo de cana foi utilizado pelos atletas do time da Ponte Preta. Um copo após os treinos intensos promoveu uma menor perda muscular – medida pela quantidade de ureia eliminada na urina.
2 de Dezembro - 2016
Brasileiros criam arapuca para pegar partículas de luz - 02/11/2016 - Inovação Tecnológica
Uma peça fundamental para o futuro da física está sendo criada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Trata-se de uma tecnologia para captar sinais luminosos que serão produzidos na nova geração de detectores de neutrinos, observatórios atualmente em construção nos Estados Unidos e em outras partes do mundo.
Novembro acumula chuva 21% menor - 02/12/2016 - O Liberal
A previsão do tempo indica que dezembro deve começar com fortes chuvas. Os dados foram levantados junto às Defesas Civis, à Sala de Situação do Consórcio PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e ao Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Pesquisadores brasileiros e holandeses discutem parceria no estudo da biodiversidade - 02/12/2016 -Plantão News
“No que se refere à restauração de ambientes degradados, mais do que recompor a biodiversidade perdida, tarefa impraticável no tempo de vida de uma geração, o objetivo é restaurar os serviços ecossistêmicos essenciais que dão suporte à sobrevivência da humanidade”, explicou Carlos Alfredo Joly, coordenador do BIOTA e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Unicamp reúne histórias empreendedoras de sucesso - 02/12/2016 - Jornal Local
Empreender é um desejo de muitos brasileiros, no entanto, para realizá-lo, é preciso muito mais do que uma ideia na cabeça e dinheiro para investir. Ser empreendedor é perseguir um objetivo de vida e, sobretudo, ter resiliência para lidar com os percalços da caminhada, que são grandes. E é sobre a superação desses desafios que se trata o livro “Unicamp, 50 anos – Uma história de inovação e empreendedorismo”.
A obra, produzida pela Agência de Inovação Inova Unicamp – que é responsável pelas atividades ligadas a inovação e empreendedorismo dentro da universidade –, é lançada em comemoração aos 50 anos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
PEC do Teto é 'erro técnico absurdo' e compromete avanço da ciência brasileira, avaliam especialistas - 02/12/2016 - UFMG
Economista graduado pela UFMG, o professor Fernando Nogueira da Costa, da Unicamp, classificou a “PEC do Teto” como um “erro técnico absurdo”. “Há quatro instrumentos de política econômica: política fiscal, política monetária, política cambial e controle de capital. A equipe econômica do atual governo simplesmente decidiu que o ajuste fiscal é prioritário, ou seja, as outras três políticas seriam indiferentes, não se alterariam”, criticou.
O conhecimento científico emerge da Baía do Araçá - 02/12/2016 - Rede Clipex
“Todo esse conjunto de ambientes envolve relações físicas, biológicas, geológicas e antrópicas que se estabelecem entre o continente e o oceano e que vêm sofrendo pressões de diferentes origens, comprometendo serviços ambientais e prejudicando a qualidade de vida da população que depende direta ou indiretamente de seus recursos. O gerenciamento costeiro tem como meta integrar interesses econômicos, sociais e ambientais de forma sustentável para a região”, explicou Antonia Cecília Zacagnini Amaral, do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp) e pesquisadora principal do Temático.
Novembro acumula chuva 21% menor na região - 02/12/2016 - O Liberal
A previsão do tempo indica que dezembro deve começar com fortes chuvas. Os dados foram levantados junto às Defesas Civis, à Sala de Situação do Consórcio PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e ao Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade de Campinas).
1 de Dezembro - 2016
Banco de dados inédito revela informações sobre chuvas extremas - 01/12/2016 - Jornal de Itatiba
Uma tese de doutorado intitulada Extremos de Chuva na Região Metropolitana de Campinas (SP): Impactos, Análise Socioeconômica e Políticas Públicas, defendida por Marina Sória Castellano no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reuniu dados da Região Metropolitana de Campinas (RMC) do período compreendido entre 1970 e 2009, compiladas em um banco de dados inédito sobre os impactos ocasionados por chuvas extremas na RMC.
STF decide que o aborto até o terceiro mês não é crime: o que isso significa - 01/12/2016 - Praitec
Se os deputados pretendem evitar abortos, deveriam se unir aos cidadãos que defendem a legalização em qualquer circunstância. A crença de que leis mais restritivas reduzem o número de abortos não tem amparo nas evidências científicas, como explica o professor Anibal Faúndes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Grupo de Trabalho de Prevenção ao Aborto Inseguro da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia.
Cota para mulheres no Parlamento recebe apoio durante debate - 01/12/2016 - Câmara dos Deputados
A cientista política e professora da Unicamp Andréa Marcondes de Freitas disse acreditar que, se o dinheiro não for distribuído de forma igualitária entre homens e mulheres, o problema da baixa representativa feminina não vai ser resolvido.
Agricultura derruba PIB - 01/12/2016 - Correio Braziliense
O economista Márcio Pochmann, professor do Instituto de Economia da Unicamp, destacou que a agropecuária é uma área com histórico de força no PIB. “Mas vem enfraquecendo por vários fatores. Ela depende do consumo interno e externo, de taxas de crédito e produtos de câmbio, como o agrotóxico”, afirmou.
Pesquisadores brasileiros e holandeses discutem parceria no estudo da biodiversidade - 01/12/2016 - Agência FAPESP
“No que se refere à restauração de ambientes degradados, mais do que recompor a biodiversidade perdida, tarefa impraticável no tempo de vida de uma geração, o objetivo é restaurar os serviços ecossistêmicos essenciais que dão suporte à sobrevivência da humanidade”, explicou Carlos Alfredo Joly, coordenador do BIOTA e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Você sabia que própolis protege seus dentes? - 01/12/2016 - MSN
De acordo com experimentos realizados pelos pesquisadores Pedro Luiz Rosalen, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Severino Matias de Alencar, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP) e Masaharu Ikegaki, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas, que estudam os diversos tipos da resina há 15 anos, a própolis é um agente antimicrobiano natural, que atua de duas formas no combate à cárie.
Pesquisadores brasileiros e holandeses discutem parceria no estudo da biodiversidade - 01/12/2016 - Planeta Universitário
“No que se refere à restauração de ambientes degradados, mais do que recompor a biodiversidade perdida, tarefa impraticável no tempo de vida de uma geração, o objetivo é restaurar os serviços ecossistêmicos essenciais que dão suporte à sobrevivência da humanidade”, explicou Carlos Alfredo Joly, coordenador do BIOTA e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
STF decide que o aborto até o terceiro mês não é crime: o que isso significa - 01/12/2016 - Praitec
Se os deputados pretendem evitar abortos, deveriam se unir aos cidadãos que defendem a legalização em qualquer circunstância. A crença de que leis mais restritivas reduzem o número de abortos não tem amparo nas evidências científicas, como explica o professor Anibal Faúndes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Grupo de Trabalho de Prevenção ao Aborto Inseguro da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia.
Gonçalo Amarante Guimarães Pereira assume a diretoria do CTBE - 01/12/2016 - Agência FAPESP
Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Genética Molecular pela Universidade de Dusseldorf, Gonçalo é professor titular da Universidade de Campinas (Unicamp) e coordenador do Laboratório de Genômica e Expressão da Unicamp.
Crise econômica: seus impactos na indústria de Minas Gerais - 01/12/2016 - Mercado Comum
Para Mariano Laplane, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, ligado ao extinto Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e professor do Instituto de Economia da Unicamp, a grande diferença entre a realidade norte americana e a brasileira “é que nós não criamos a tecnologia aqui, nós apenas produzíamos; agora, não criamos e nem produzimos".
Empresas usam mal a tecnologia e afetam a vida dos clientes - 01/12/2016 - Ober BR
Segundo Cláudio Dedecca, professor do Instituto de Economia da Unicamp, o Brasil está numa situação de estagnação da produtividade: “Patinamos enquanto outros países avançam. Uma economia que não consegue consolidar uma taxa de investimento expressiva não tem ganhos de produtividade”, assinala.
Especialista defende recall de mandatos e cota para mulheres no Parlamento - 01/12/2016 - Cenário MT
Já a cientista política e professora da Unicamp Andréa Marcondes de Freitas defendeu a redução do número de partidos políticos no Brasil. Para ela, é muito complexo para o eleitor escolher entre tantos partidos, e isso afasta o cidadão do sistema político. Na sua visão, é preciso estabelecer laços mais fortes entre eleitores e partidos, e eleitores e representantes políticos.
Especialistas apontam necessidade de redução do número de partidos - 01/12/2016 - CoNews
A cientista política e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Andréa Marcondes de Freitas também defendeu a redução do número de partidos políticos no Brasil. Para ela, é muito complexo para o eleitor escolher entre tantos partidos, e isso afasta o cidadão do sistema político.
Cota para mulheres no Parlamento recebe apoio durante debate - 01/12/2016 - Jornal Floripa
A cientista política e professora da Unicamp Andréa Marcondes de Freitas disse acreditar que, se o dinheiro não for distribuído de forma igualitária entre homens e mulheres, o problema da baixa representativa feminina não vai ser resolvido.
Pesquisadores brasileiros e holandeses discutem parceria no estudo da biodiversidade - 01/12/2016 - Rede Clipex
“No que se refere à restauração de ambientes degradados, mais do que recompor a biodiversidade perdida, tarefa impraticável no tempo de vida de uma geração, o objetivo é restaurar os serviços ecossistêmicos essenciais que dão suporte à sobrevivência da humanidade”, explicou Carlos Alfredo Joly, coordenador do BIOTA e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Shopping Valinhos envolve clientes com ações de solidariedade neste Natal - 01/12/2016 - FN10
Outra ação será em parceria com o projeto “Tênis, para quem te quer”, desenvolvido pelo professor de Engenharia da Unicamp, Luiz Vieira. Todos os tênis recebidos são analisados e, os que estão em melhores condições, com amortecimento adequado, são doados para crianças de projetos sociais ligados ao esporte no Paraná, Bahia, São Paulo e Pará.
Projeto Cultivida, idealizado pela IHARA, estimula o uso correto de defensivos em Limoeiro do Norte (CE) - 01/12/2016 - Portal do Agronegócio
“O Cultivida nos trouxe a percepção de que o setor precisa se envolver mais nas questões de saúde do agricultor. Ainda há a ideia de que o uso de agroquímicos é prejudicial. Por isso, fazemos esse trabalho de conscientização e buscamos reduzir os índices de intoxicação ocupacional”, revela um dos responsáveis pelo projeto, consultor da IHARA e professor da Unicamp, Dr. Angelo Zanaga Trapé.
Especialistas apontam necessidade de redução do número de partidos - 01/12/2016 - Câmara dos Deputados
A cientista política e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Andréa Marcondes de Freitas também defendeu a redução do número de partidos políticos no Brasil. Para ela, é muito complexo para o eleitor escolher entre tantos partidos, e isso afasta o cidadão do sistema político.
Defesa Civil lança “Operação Verão” e site para divulgar informações - 01/12/2016 - CBN
Quanto à Operação Verão, o objetivo é a preservação de vidas e redução de danos humanos, materiais e ambientais, durante o período de maior incidência de chuvas, que vai de dezembro a fevereiro, período que registra, em média, 46% do volume total de chuvas no ano em Campinas, de acordo com o Cepagri, da Unicamp.
Autor de livro sobre música pós-internet realiza debate - 01/12/2016 - Correio Popular
O encontro, que contará também com a presença do cantor e compositor Romulo Fróes, integrante do Passo Torto, considerado o melhor grupo de MPB no Prêmio de Música Brasileira de 2012, o músico, compositor e historiador Cacá Machado, e a professora Rita de Cássia Morelli, do Departamento de Antropologia da Unicamp como mediadora.