Nota da Unicamp

Atendendo à sua solicitação, informamos o seguinte:

Em agosto de 2017 foi instituída a Secretaria de Vivência nos Campi (SVC), que está desenvolvendo diversas ações para a melhoria da vivência e segurança, entre elas:

- Mapeamento das ocorrências registradas,  para otimizar melhor os postos de vigilância e portarias;

- Intensificação de rondas em horários e locais específicos que são mais vulneráveis;

- Reuniões abertas nos Campi com o objetivo de obter subsídios junto a Comunidade para criação do “Conselho de Vivência”;

- Representação da Secretaria de Vivência nos Campi nos  CONSEG´s - Conselhos de Segurança, tanto de Barão Geraldo como no do Município de Campinas.

A Secretaria de Vivência também incorporou as ações do Programa Campus Tranquilo, implementado em 2013, a partir de um amplo debate com a comunidade interna, inclusive com as entidades representativas dos docentes, estudantes e funcionários. Entre as medidas apresentadas e implementadas está o lançamento, em outubro de 2015, do Botão de Pânico, um aplicativo para celulares que permite a comunicação direta e rápida com a equipe de vigilância interna.

A Unicamp também concluiu, em julho de 2015, um programa de aperfeiçoamento da iluminação do campus de Barão Geraldo, que recebeu investimentos da ordem de R$ 1,64 milhão. Em 120 dias, foram substituídos 3.300 pontos de iluminação, compreendendo o conjunto formado por braços, luminárias, lâmpadas e reatores.

A Secretaria de Vivência nos Campi também já disponibiliza um serviço de escolta sempre que requisitado, dentro do campus, para acompanhar as pessoas aos seus carros no estacionamento, principalmente no período noturno, todas devidamente registradas.

A Unicamp estabeleceu, ainda, convênio com a Prefeitura de Campinas para a implantação e operação no campus do Sistema de Monitoramento por Câmeras da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp), visando o controle e gestão do acesso de veículos bem como permitir a integração com os demais órgãos públicos interligados à Cimcamp. O sistema entrou em operação em março de 2017. Foram instaladas 21 câmeras nas seis portarias do campus de Barão Geraldo, que passaram a controlar a entrada e saída de veículos. Caso haja alguma restrição a um determinado veículo (registro de furto ou roubo, por exemplo), um alarme é acionado na central de monitoramento. Imediatamente, entra em operação um protocolo que mobiliza agentes da própria CIMCamp e da Guarda Municipal (GM).

Campinas, 16 de maio de 2018

Secretária de Comunicação (SEC) da Unicamp