|
|
Subprojetos aprovados
Título: Planejamento e Programação da Operação de Sistemas de Energia Elétrica
Coordenador: Secundino Soares Filho
Unidade: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) - Unicamp
Descrição: Visa analisar de modo abrangente a inserção da energia a ser gerada nas usinas no setor elétrico (essencialmente, mas não somente, hidrelétrica). Esta análise considera as alternativas tecnológicas (geração sazonal ou anual; fração de co-geração possível; tecnologias comerciais e tecnologia em fase piloto, com gaseificação). Ainda neste contexto, são consideradas alternativas de geração combinada com gás, de acordo com a localização de cada unidade. Um produto intermediário do estudo é o levantamento cuidadoso dos potenciais de geração em cada caso e a sua distribuição espacial e no tempo, considerando as limitações de diversas naturezas envolvidas. O estudo será desenvolvido somente para o Estado de São Paulo.
Título: Produção de eletricidade em Larga Escala a partir de Subprodutos da Cana-de-açúcar no Estado de São Paulo
Coordenador: Arnaldo César da Silva Walter
Unidade: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) - Unicamp
Descrição: Visa à obtenção de parâmetros técnico-econômicos que auxiliem na elaboração de políticas específicas, de medidas regulatórias e, também, na decisão sobre investimentos para a utilização eficiente do potencial de geração de energia elétrica a partir de subprodutos da cana-de-açúcar (bagaço e ponta de folhas). O estudo será realizado apenas para o conjunto de usinas instaladas no Estado de São Paulo. Serão consideradas tecnologias de co-geração e de geração termelétrica, incluindo em ambos os casos tecnologias comerciais e não-comerciais. Será também considerado o uso de combustíveis complementares, principalmente o gás natural. No projeto serão identificados fatores condicionantes, considerando aspectos tais como o estado da arte as diferentes tecnologias, tendências de desenvolvimento tecnológico no curto e médio prazos, a capacitação da indústria nacional, barreiras políticas, sociais e comportamentais, restrições econômicas e financeira, e condicionantes regulatórios. Também serão consideradas vantagens associadas à alternativa objetivo de estudo, tanto sob o ponto de vista da geração distribuída de energia elétrica quanto sob a ótica ambiental.
Título: Desenvolvimento de Tecnologia "Pinch" e Análise Termodinâmica para Otimização do Uso de Utilidades no Conjunto Industrial Álcool/; Açúcar Integrado à Geração Elétrica
Coordenador: Roger Zemp
Unidade: Faculdade de Engenharia Química (FEQ) - Unicamp
Descrição: Visa obter, através do desenvolvimento de tecnologia "pinch" e algumas ferramentas complementares, uma metodologia para a minimização do consumo de vapor nos processos da usina (destilaria e produção de açúcar). Isto será feito de forma integrada com a co-geração. Esta metodologia permitiria um tratamento sistemático e otimizado do problema, que não existe hoje.
Título: Colheita e Condicionamento da Palha da Cana-de-açúcar para a Queima em Caldeiras
Coordenador: Oscar Braunbeck
Unidade: Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) - Unicamp
Descrição: Avança em relação ao grande esforço do Centro de Tecnologia Copersucar, nos últimos três anos, buscando rotas/equipamentos/sistemas mais adequados para a recuperação da palha de cana e seu uso energético. É proposto o desenvolvimento completo, fabricação, montagem e testes de um novo conceito em colheadora de cana visando reduzir ainda mais o custo estimando (US$ 1,3/GJ) da palha coletada, posta na usina.
Título: Desenvolvimento de Secadores Otimizados de Bagaço para Aumentar a Geração de Energia nas Usinas
Coordenador: Silvia Azucena Nebra
Unidade: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) - Unicamp
Descrição: Um dos pontos chaves para melhorar a capacidade térmica da indústria sucroalcooleira é o da secagem prévia do bagaço, antes de sua queima, secagem que é feita com os próprios gases de exaustão da caldeira. Os secadores pneumáticos e ciclônicos são equipamentos relativamente baratos que contribuem a um aproveitamento melhor da energia disponível no combustível, o que redunda num melhor desempenho do sistema de co-geração, aumentando a eficiência deste. O objetivo do presente trabalho é o de otimizar o projeto de secadores ciclônicos para a secagem de bagaço de cana, variando a geometria do alimentador de partículas e do ciclone para a otimização da geometria e condições de funcionamento do equipamento, visando a elaboração de um projeto de secador que atenda às condições de: I) volume de bagaço a ser secado II) menor custo possível, III) funcionamento contínuo e confiável, IV) aproveitamento máximo da energia disponível dos gases de exaustão da caldeira. Também está prevista a construção e teste em campo de um protótipo, e o dimensionamento de uma "família" de secadores modulares, de acordo ao tipo de caldeiras em uso industrial no Brasil, com a solicitação de uma patente para estes equipamentos.
Título: Uso do Etanol da Cana-de-açúcar em Sistemas de Geração de Energia Elétrica Utilizando Células de Combustível
Coordenador: Ennio Peres da Silva
Unidades: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe)
Descrição: Foi preparada a partir de duas constatações - 1) é possível que células de combustível estacionárias a etanol venham a ter espaço importante na geração de energia em localidades remotas. 2) O desenvolvimento de reformadores de etanol é o ponto essencial para os sistemas futuros, uma vez que os esforços hoje estão concentrados em reformadores para gás natural, metanol e gasolina. É proposto o estudo termodinâmico sobre o processo de reforma do etanol e purificação dos gases; em seguida o projeto e construção de um sistema completo (~1kw) incluindo a célula e os testes do sistema.
Título: Ampliação em larga Escala da Oferta de Energia Elétrica a partir da Biomassa da Cana-de-açúcar em São Paulo - Impactos Econômicos
Coordenador: José Antonio Scaramucci
Unidade: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) - Unicamp
Descrição: Busca obter um modelo matemático que permita avaliar, quantitativamente, as interações entre a produção de energia da cana (em suas formas comerciais, etanol e energia elétrica) e a economia, o emprego, o meio ambiente e o setor energético brasileiros. Este modelo macroeconômico e seus cenários associados permitiriam também facilitar as decisões sobre opções energéticas do setor.
Título: Análise das Externalidades no Ciclo Produtivo da Cana-de-açúcar
Coordenador: José Roberto Moreira
Unidade: Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio) - USP
Descrição: Visa esclarecer e quantificar com a precisão possível aspectos das externalidades relacionadas com o setor da agroindústria da cana na sua produção de energia (etanol e energia elétrica)
Unicamp e USP agregam suas pesquisas sobre biomassa da cana
|
|
|