A Unicamp
entregou formalmente, na semana passada, os Projetos
Pedagógicos dos seus cursos de graduação,
ao Conselho Estadual de Educação (CEE). Os projetos
foram elaborados durante o último ano, em discussões
que ocorreram simultaneamente em todas as Unidades, garantindo,
assim, as características específicas de cada
curso. O aspecto mais relevante se refere ao fato de que todo
o trabalho foi elaborado em um mesmo momento, servindo de tema
para inúmeras discussões e reflexões por
parte da Comissão Central de Graduação
e das Comissões de Ensino nas Unidades. O Projeto
Pedagógico é na verdade um documento referencial,
de caráter eminentemente processual e, por isso, não
se configura em camisa-de-força para os diferentes cursos,
destacou o Pró-Reitor de Graduação da Unicamp,
Angelo Cortelazzo.
Segundo
ele, houve um esforço concentrado objetivando o encaminhamento
dos documentos ao Conselho Estadual de Educação,
conforme determina a Deliberação CEE-007/2000.
Os Projetos Pedagógicos serão utilizados para
o reconhecimento dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Geologia,
Geografia e Engenharia de Controle e Automação
que ainda não tiveram alunos concluintes, e para a renovação
do reconhecimento dos cursos já integralmente implantados.
Os documentos traçam detalhadamente o projeto de cada
curso, considerando seus objetivos, perfil de egressos desejado,
corpo docente, técnico-administrativo e grade curricular.
Além disso, é colocada a estrutura existente,
como instalações físicas, equipamentos,
laboratórios e acervo bibliográfico.
O ato que marcou a entrega dos Projetos à Pró-Reitoria
de Graduação, ocorreu no dia 5 de abril durante
a Reunião da Comissão Central de Graduação
(CCG) formada pelos coordenadores de curso, representação
discente e alguns convidados permanentes. A Reunião foi
realizada na sala do Conselho Universitário (Consu) e
contou com a presença do vice-reitor, Prof. Fernando
Galembeck.
O vice-reitor
parabenizou as Comissões de Graduação e
seus Coordenadores pelo trabalho e destacou que num ambiente
universitário como o da Unicamp, deve-se sempre respeitar
e cultivar diferenças. Chegar aos projetos numa
comunidade rica em reflexão, complexa e diversa é
uma realização muito grande, afirmou. Destacou
ainda a importância de podermos contar com essa documentação
que poderá servir de referência para outras Instituições
Universitárias do país.
Cortelazzo destacou que a partir de agora as unidades têm
um documento referencial e que deverá ser aprimorado
constantemente a partir das reflexões e avaliações
decorrentes do próprio processo.
Segundo a assessora da Pró-Reitoria de Graduação,
Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, a partir deste ano os
projetos pedagógicos deixam de ser um documento desconhecido
dos docentes para serem uma atividade de elaboração
conjunta e continuada. Isso é muito positivo porque
reforça a reflexão sobre os cursos, sobre seu
desenvolvimento e sobre suas avaliações,
disse.
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