Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, 15 a 21 de Outubro 2001

Unicamp
Unicamp
...homenagem - pág. 2 ...Teses - pág. 6
...Ciência - pág. 2...Meio Ambiente - pág. 7
...Espetáculo - pág. 2...Solidariedade - pág. 7
...Painel da semana - pág. 3...Tecnologia - pág. 7
...Em dia - pág. 3...Mérito - pág. 8
...Inscrições - pág. 4...Lançamento - pág. 8
...Oportunidades - pág. 5...Saúde - pág. 8
...Eventos Futuros - pág. 6...Solidariedade - pág. 8
Unicamp
....HOMENAGEM
Unicamp
Português é o novo professor honorário

Uma relação informal, iniciada no final da década de 70, entres os professores Manuel de Jesus Mendes, aposentado pela Unicamp e José Luis Encarnação, da Universidade Técnica de Darmstadt se transformou em um sólido compromisso de cooperação entre as duas universidades. Há aproximadamente 25 anos a parceria já produziu inúmeros frutos envolvendo as áreas de Computação, Engenharia Mecânica, Física e Controle de Processos. Neste sentido, no último dia 8, em Assembléia Universitária Extraordiária, o professor Encarnação recebeu das mãos do reitor Hermano Tavares o título de professor honorário da Unicamp.

Em sua fala, o reitor fez questão de destacar o apoio contínuo dado pelo pesquisador de origem portuguesa, às pesquisas na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. Tavares também mencionou os relevantes serviços prestados por Encarnação para o desenvolvimento da ciência no mundo, principalmente em sua especialidade que é computação gráfica. Além do Brasil – o primeiro país no exterior a efetivar acordo de cooperação com a Universidade alemã – Estados Unidos, Portugal e Cingapura também mantém parceria com a Universidade Técnica, envolvendo o pesquisador. O reitor comentou ainda que não há dúvidas de que a influência intelectual de Encarnação na FEEC e, em especial no Departamento de Engenharia da Computação e Automação Industrial, foi decisivo no desenvolvimento das pesquisas realizadas até hoje.

José Luis Encarnação se sentiu honrado com a homenagem feita pela Unicamp ao seu trabalho. “Em 25 anos de atividades sempre encontrei na Universidade um ambiente amigável e profissional”. Ele lembrou vários nomes que foram seus orientados em teses de doutoramento na Alemanha, entre eles o atual diretor da FEEC, professor Léo Pini Magalhães.

 

...CIÊNCIA

 

Congresso promove intercâmbio de biomatemática

Pesquisadores da Unicamp unem-se na organização do 10º Congresso Latino-Americano de Biomatemática, a ser realizado no Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (Imecc) da universidade de 29 de outubro a 2 de novembro. A programação se divide em minicursos, conferências, sessões técnicas e pôsteres e terá a participação de 130 profissionais latino-americanos ligados e interessados na área.

Segundo o professor do Instituto de Matemática e presidente da Associação Latino-Americana de Biomatemática (Alab), Rodney C. Bassanezi, o congresso reunirá pela primeira vez duas associações científicas latino-americanas, a Alab e o 5º Encontro Latino-Americano de Biomatemática (Elaem), com o objetivo de estabelecer e aumentar um efetivo intercâmbio científico-didático entre os diversos pólos de biomatemática já existentes na América Latina. Uma das questões a ser discutidas é como proporcionar uma oportunidade de contato pessoal entre seus líderes e o expressivo contingente de estudantes e interessados na área.
Entre os trabalhos a serem apresentados no evento, 85 são de autoria de brasileiros, 14, chilenos, 12 argentinos, cinco, mexicanos, e dois, cubanos. Romênia, Espanha, Colômbia e Itália participam das discussões com a apresentação de um trabalho cada.

Na opinião do professor Rodney Bassanezi, a biomatemática tem contribuído para a eficácia nos resultados de pesquisas nas áreas de epidemiologia, ecologia, fisiologia, fitopatologia, dispersão de população, genética e biologia computacional. Cientistas da Universidade Estadual de Campinas, principalmente dos institutos de Matemática e Biologia, têm comemorado juntos resultados de pesquisas sobre controle de pragas, cálculo de mancha de petróleo em rios, combate ao mosquito da dengue. Entre os órgãos agraciados com a trabalho de biomatemáticos estão o Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (Caism), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa, a Escola Superior Agrícola Luís de Queiroz (Esalq) e a Sucen de Marília.

Rodney Bassanezi afirma que o interesse pela área teve um crescimento significante no Imecc. No momento, a área tem 16 alunos de doutorado e cinco de mestrado. Bassanezi revela que o ensino de biomatemática na Unicamp começou com um pedido de profissionais da área de biologia a professores do Imecc, Hoje, no curso regular oferecido pelo Departamento de Matemática existem sete alunos do curso de biologia matriculados. “Outros lugares têm cursos de biomatemática, mas como área de pesquisa, somente a Unicamp”, revela Bassanezi.

 

...ESPETÁCULO

 

Ex-alunas apresentam coreografias próprias no Sesc

O grupo Excaravelhas apresenta o espetáculo Pegadas de um Besouro no Teatro do Sesc Campinas dia 18 de outubro, às 20 horas. Centrado na dança contemporânea, Pegadas de um Besouro reúne três coreografias de repertório do próprio grupo nas quais são retratadas a mídia, o cotidiano e a cultura popular. O espetáculo tem estilos variados: Tantas emoções tem como temática o universo televisivo. Sambalelê permite uma reflexão sobre a influência do samba no comportamento humano.

Repelente, momento mais sério do espetáculo, aborda situações e coisas que incomodam, prendem, atrapalham. Os incômodos vão desde zumbidos e picadas de insetos até pessoas que falam em demasia. Cócegas, posições incômodas e convenções sociais de comportamento que não permitem fazer com que as diferenças fluam e conquistem seu espaço com respeito. Formadas em dança pela Unicamp, Juliana Couto, Ló Guimarães, Milena Figueiredo e Paula Salles criaram o espetáculo para ser apresentado em espaços alternativos, mas acabaram conquistando o palco de alguns teatros de Campinas.

Teatro do Sesc Campinas
Rua Dom José I, 270, Bonfim
Telefones 3737-1515 e 3737-1503
Ingressos: R$ 6,00 (estudantes, comerciários e usuários matriculados no Sesc)
R$ 12,00 (inteira) para público em geral

 

 
 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail: webmaster@unicamp.br