[voltar]

A docência de Ana Cecília Cossi Bizon

 

            O Centro de Ensino de Línguas (CEL) da UNICAMP conta atualmente com duas professoras de Português para Estrangeiros, a professora Itacira Araújo Ferreira, cuja entrevista realizada no ano passado encontra-se disponibilizada no site (ver entrevista), e a professora Ana Cecília Cossi Bizon, uma das professoras entrevistadas por nós.
            Ana Cecília Cossi Bizon é mestre na área de ensino de PE e desde 2005 substitui a Professora Dra. Tereza Machado Maher, coordenadora de graduação do CEL e professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).
            Em seu mestrado, Ana Cecília pilotou alguns cursos de extensão no CEL, além de ser uma das professoras envolvidas na coleta e catalogação de um vasto material sobre a história do PE da UNICAMP e de diversos lugares do Brasil, infelizmente, ainda não disponibilizado. Ana Cecília é criadora, juntamente com Elizabeth Fontão, de um livro didático para estrangeiros chamado Estação Brasil.
            Em relação aos cursos de PE do CEL e ao alunado estrangeiro, Ana Cecília afirma que o envolvimento e o interesse dos alunos estrangeiros pelos cursos são muito fortes. Segundo a professora, há muitos alunos estrangeiros que vêm fazer parte de suas graduações aqui, ficam por volta de seis meses mais ou menos, e que não são obrigados a cursar nenhuma disciplina de Português para Estrangeiros e nem apresentar certificados em português, mas que querem e gostam de assistir às aulas.
            Nas palavras de Ana, “eles fazem questão de estar aqui primeiro para a socialização e depois porque eles podem discutir adequação de linguagem. A questão da cultura é muito discutida nesse espaço, eles trazem muitas dúvidas: - Ah: eu ouvi tal coisa, isso eu posso dizer em tal contexto? ou - Achei muito estranho isso! Então é um espaço que eles procuram mesmo”.
            Para a professora, devido à diferenças entre as diversas línguas dos estrangeiros, um professor de PE precisa saber lidar com certas divergências e entender que cada um tem um processo de ensino-aprendizagem diferente. Para ela, um professor de PE precisa “saber reconhecer na carinha de alguns a falta de paciência, né, ele quer ir mais acelerado e na carinha de outros, pelo amor de Deus, vai mais devagar!”. Ela diz que “são essas coisas que tornam as particularidades de ensinar e aprender português como segunda língua”.
            Quanto ao material didático, Ana Cecília diz que usa os livros Avenida Brasil e Estação Brasil, além de trabalhar com outros materiais de sistematização e gramática produzidos por ela. Ela salienta que o Estação Brasil foi um livro feito a partir do estudo do CELPE-BRAS (exame de avaliação de proficiência em Português) e que, portanto, é um livro mais voltado para o trabalho com a integração de habilidades (produção escrita e oral e compreensão escrita e oral).
           
            

                        Capa do Livro Avenida Brasil                                     Capa do Livro Estação Brasil

 

            Ela, também, diz que procura trazer para a aula materiais que estão saindo na mídia, com os quais os alunos estão tendo contato e que despertam a curiosidade deles, pois há a necessidade de os alunos entenderem os acontecimentos ocorridos no Brasil, além de ser uma forma de integração. Um professor de PE deve estar sempre atualizado, segundo Ana, “tem que ficar atento o tempo inteiro pra ver o quê que dos acontecimentos, da cultura brasileira surgem, saltam para ser material para você produzir para próxima aula ou para aula da semana que vem”.
            Podemos afirmar que a UNICAMP é realmente um dos centros de referência na área de PE, existem muitos trabalhos publicados, pesquisas sendo feitas e muito interesse por parte dos alunos dentro da universidade.  Como docente e como pesquisadora, Ana afirma que a área de PE é uma área encantadora e vem crescendo muito ultimamente.

Agradecemos a colaboração da Profa. Ana Cecília Cossi Bizon em nos conceder a entrevista.