Identidade e
Representação do Brasil em Antologias
Poéticas Bilíngües |
Serrani, Silvana (2006 – no
prelo) “Identidade e Representação
do Brasil em Antologias Poéticas Bilíngües”.
In: Coracini, M. J., Grigoletto, M. e Magalhães,
I. Identidade e Discurso. São Paulo.
|
Discurso e Tradução
em Antologias Poéticas Bilíngües-
A Antologia Puentes/Pontes |
Serrani, Silvana (2006 – no
prelo) “Discurso e Tradução em
Antologias Poéticas Bilíngües-
A Antologia Puentes/Pontes” . In: W.
Costa. (Org.). Discurso e Tradução.
Florianópolis.
|
O Afetivo e
o Sócio-cultural em Práticas de Reformulação |
Serrani, Silvana e M. Riera (2006
– no prelo) “O Afetivo e o Sócio-cultural
em Práticas de Reformulação”.
In: Correia M.. Escrita e Representação.
Campinas: Mercado de Letras.
|
Multiplos Espaços
da Lingüística Aplicada |
Serrani, Silvana (em colaboração
com A. Kleiman e P. Ottoni) (2005) “Multiplos
espaços da lingüística aplicada”.
Trabalhos em lingüística aplicada 42(2),
p. 177-184, 2005.
|
Antologias Bilíngües:
Memória Transcultural e Ensino de Língua |
Serrani, Silvana (2005) “Antologias
Bilíngües: Memória Transcultural
e Ensino de Língua”. In: Rösing,
Tania M. K.; Schons, Carme Regina. (Org.). Questões
de escrita. Passo Fundo.
|
Lo lingüístico,
lo intersemiótico y lo literario en el estudio de la
lengua |
Serrani, Silvana (2005) “Lo
lingüístico, lo intersemiótico
y lo literario en el estudio de la lengua”,
Rasal, 2, ISSN: 0327-8794, Buenos Aires, Argentina.
|
Culture maternelle,
reformulation discursive et enseignement des langues
au Brésil |
Serrani, Silvana (2004) “Culture
maternelle, reformulation discursive et énseignement
des langues au Brésil”. Cahiers du français
contemporain 10, Lyon, França, pp. 51-65.
|
Profesor de
lenguas como interculturalista |
Serrani, Silvana (2004) “Profesor
de lenguas como interculturalista”. Lenguas
Vivas 3-4, Buenos Aires, Argentina, pp. 4-14.
|
Afetividade
e Escrita em Língua Estrangeira |
Serrani, Silvana (2003) “Afetividade
e Escrita em Língua Estrangeira”. Fragmentos
- Revista de Língua e Literatura Estrangeiras
22, Florianóplis, SC., p. 23-40.
|
Línguas
e Discurso: A Teoria nas Práticas |
Serrani, Silvana (2003) "Línguas
e Discurso: A teoria nas práticas". FRAGMENTOS,
UFSC, v. 1, n. 22, p. 7-22.
|
Memorias Discursivas,
Línguas e Identidades Socioculturais |
Serrani, Silvana (2003) “Memorias
Discursivas, Línguas e Identidades Socioculturais”,
Organon, vol.17, n.35, Porto Alegre, UFRGS, pp. 283-298.
|
Relação
Leitura-Escrita e Sensibilização ao Discurso |
Serrani, Silvana (2002) “Relação
Leitura-Escrita e Sensibilização ao
Discurso”. Revista da Anpoll 12. São
Paulo, USP, pp. 273-294.
|
O Contexto Fonte
e o Ensino de Línguas |
Serrani, Silvana (2002) “O Contexto
Fonte e o Ensino de Línguas”, Scripta,
v. 6, n. 11, Belo Horizonte, PUC-Minas, MG., pp. 54-63.
|
Resonancias
discursivas y cortesía en prácticas de
lecto-escritura |
Serrani, Silvana (2001) “Resonancias
discursivas y cortesía en prácticas
de lecto-escritura”. D.E.L.T.A. - Documentos
de Estudos em Lingüística Teórica
e Aplicada, 17, 1. São Paulo: Educ, pp. 31-58.
|
Discurso sobre
a Língua, Textualidade e Línguas Próximas |
Serrani, Silvana (2000) “Discurso
sobre a Língua, Textualidade e Línguas
Próximas”, Ediçao da ANPOL em
CD-ROM: Niterói, R.J, 2000.
|
Singularidade
Discursiva na Enunciação em Segundas Línguas |
Serrani, Silvana (2000) “Singularidade
Discursiva na Enunciação em Segundas
Línguas”, Cadernos de Estudos Lingüísticos
38, Campinas, pp. 109-120.
|
Discurso e Aquisição
de Segundas Línguas: Proposta AREDA de Abordagem |
Serrani, Silvana (1999) “Discurso
e Aquisição de Segundas Línguas:
Proposta AREDA de Abordagem”. In Os Múltiplos
Territórios da Análise do Discurso,
F. Indursky e Maria C. Leandro Ferreira (Eds.) Porto
Alegre, RS: Sagra Luzzatto, pp.281-300.
|
Abordagem Transdisciplinar
da Enunciação em Segunda Língua:
A Proposta AREDA |
Serrani, Silvana (1998) “Abordagem
Transdisciplinar da Enunciação em Segunda
Língua: A Proposta AREDA” in I. Singorini
e M. Cavalcanti (Eds.) Lingüística Aplicada
e Transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras,
pp. 143 – 167.
|
Diversidade
e Alteridade na Enunciação em Línguas
Próximas – O Caso do Espanhol e do Português
Brasileiro |
Serrani, Silvana (1998) “Diversidade
e Alteridade na Enunciação em Línguas
Próximas – O Caso do Espanhol e do Português
Brasileiro”, revista Letras 14: Alteridade e
Heterogeneidade, UFSM, Santa Maria, RS, pp. 1 –19.
|
Identidade e
Segundas Línguas: As Identificações
no Discurso |
Serrani, Silvana (1998) "Identidade
e Segundas Línguas: As Identificações
no Discurso" in I. Signorini (Ed.), Lingua(gem)
e Identidade. Campinas: Mercado de Letras, pp. 231
– 264.
|
O Estudo das
Não Coincidências do Dizer de Jacqueline
Authier-Revuz e a Perspectiva Transdisciplinar em Lingüística
Aplicada |
Serrani, Silvana (1998) - “O Estudo
das Não Coincidências do Dizer de Jacqueline
Authier-Revuz e a Perspectiva Transdisciplinar em
Lingüística Aplicada”. Trabalhos
em Lingüística Aplicada 28, pp 67 - 72.
|
Língua(s),
Discurso e Subjetividade: Teoria e Prática no
Ensino-Aprendizagem de Escrita |
Serrani, Silvana and Norder-Stracçalano
(1998) “Língua(s), Discurso e Subjetividade:
Teoria e Prática no Ensino-Aprendizagem de
Escrita” in L. Cabral e E. Gorski (Eds.), Lingüística
e Ensino. Florianópolis: Insular, pp.199 -
221.
|
Posições
(Discursivas) do Professor de Línguas Estrangeiras |
Serrani, Silvana (1998) “Posições
(Discursivas) do Professor de Línguas Estrangeiras”.
In: Hilário Bohn. (Org.). POLÍTICA DE
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL. FLORIANÓPOLIS.
|
Formações
Discursivas e Processos Identificatórios na Aquisição
de Línguas |
Serrani, Silvana (1997) "Formações
Discursivas e Processos Identificatórios na
Aquisição de Línguas", Revista
D.E.L.T.A, Vol. 13, No 1. São Paulo: Educ,
pp. 63-81.
|
Consecuencias
de Las Polémicas Sobre El Español Para
La Identidad Latinoamericana |
Serrani, Silvana (1995) “Consecuencias
de Las Polémicas Sobre El Español Para
La Identidad Latinoamericana”. In: J San Matín.
(Org.). EL ESPANHOL, LENGUA INTERNACIONAL. Córdoba,
p. 629-633.
|
An Encounter
between the Ethnographic Approach and Discourse Analysis |
Serrani, Silvana (1994) "An Encounter
between the Ethnographic Approach and Discourse Analysis"
in J. Vaalsiner e A. Rosa (Eds.), Explorations in
Socio-Cultural Studies vol. I : Historical and Theoretical
Discourse. Madrid: Editorial Infancia y Aprendizaje,
pp. 120-128.
|
Análise
de Ressonâncias Discursivas em Micro-cenas para
Estudo da Identidade Lingüístico-Cultural |
Serrani, Silvana (1994) “Análise
de Ressonâncias Discursivas em Micro-cenas para
Estudo da Identidade Lingüístico-Cultural”.
Trabalhos em Lingüística Aplicada 24,
Campinas, Unicamp, SP, pp. 79-90.
|
Ressonâncias
Fundadoras e Imaginário de Língua |
Serrani, Silvana (1993) "Ressonâncias
Fundadoras e Imaginário de Língua"
in E. Orlandi (Ed.), Discurso Fundador. A Formação
do País e a Construção da Identidade
Nacional. Campinas: Pontes, pp. 113-126.
|
Papel da Paráfrase
na Construção da Representação
da Língua |
Serrani, Silvana (1993) "Papel da
Paráfrase na Construção da Representação
da Língua". Revista da ANPOLL, No 7. Goiânia,
GO, pp. 520-529.
|
La Lengua como
Metáfora de la Nación |
Serrani, Silvana (1992) "La Lengua
como Metáfora de la Nación”, Revista
Signo y Seña 1. Buenos Aires: Eudeba, pp. 29-51.
|
Transdisciplinaridade
e Discurso em Lingüística Aplicada |
Serrani, Silvana (1990) “Transdisciplinaridade
e Discurso em Lingüística Aplicada. Trabalhos
em Lingüística Aplicada 16. Campinas,
Unicamp, SP, pp. 39-46.
|
Apresentação
da Análise Automática do discurso |
Serrani, Silvana (1990) “Apresentação
da Análise Automática do discurso”.
In: F Gadet; T Hak; Michel Pêcheux. (Org.).
Por uma Análise Automática do Discurso.
Campinas, p. 253-282.
|
El Silencio
como Componente del Proceso de Adquisición Lingüística |
Serrani, Silvana and Carolina Rodríguez
(1989) "El Silencio como Componente del Proceso
de Adquisición Lingüística”.
Trabalhos em Lingüística Aplicada No 14,
Campinas, IEL-Unicamp, pp. 259-264.
|
Por una Política
Plurilingüista y una Perspectiva Pragmático-Discursiva
en la Pedagogía de Lenguas |
Serrani, Silvana (1988) "Por una Política
Plurilingüista y una Perspectiva Pragmático-Discursiva
en la Pedagogía de Lenguas" in E. Orlandi
(Ed.), Política Lingüística na
América Latina. Campinas: Pontes, pp 179-192.
|
Discurso e Aquisição
de Linguagem |
Serrani, Silvana (1988) "Discurso
e Aquisição de Linguagem", Estudos
Lingüísticos XVI. Taubaté, Ed.
da Univ. de Taubaté, pp. 249-258.
|
Polifonia e
Discurso: Estudo do Funcionamento Modalizador de luego
no Espanhol Paraguaio |
Serrani, Silvana and Carolina Rodríguez
(1987) "Polifonia e Discurso: Estudo do Funcionamento
Modalizador de luego no Espanhol Paraguaio",
Estudos Lingüísticos XV. Santos, Ed. da
Unisantos, pp. 316-326.
|
As Construções
Indeterminadoras enquanto Recortes Macrossintáticos
do Discurso |
Serrani, Silvana (1986) "As Construções
Indeterminadoras enquanto Recortes Macrossintáticos
do Discurso". Série Estudos 12: O Histórico
e o Discursivo. Uberaba: Edições Fiube,
pp. 98-125.
|
Análise
de Discurso, Tipologias e Formações Discursivas
na Abordagem de Textos em Inglês |
Serrani, Silvana (1985) "Análise
de Discurso, Tipologias e Formações
Discursivas na Abordagem de Textos em Inglês".
Anais do VI ENPULI. Recife, pp. 383-391.
|
Uma Análise
Discursiva do Recurso de Indeterminação
de Agente Se-Verbo em Espanhol |
Serrani, Silvana (1984) "Uma Análise
Discursiva do Recurso de Indeterminação
de Agente Se-Verbo em Espanhol". Estudos Lingüísticos
VIII, Ed. da Unesp, Assis, pp. 147-157.
|
Uma Análise
Pré-Pedagógica de Textos Baseada na Concepção
Discursiva da Linguagem |
Serrani, Silvana (1983) "Uma Análise
Pré-Pedagógica de Textos Baseada na
Concepção Discursiva da Linguagem".
Trabalhos em Lingüística Aplicada No 2.
Campinas, IEL-Unicamp, pp. 51-88.
|
Língua
Alvo em Uso no Ensino Formal de Segunda Língua |
Serrani Silvana e Rita Moraes (1983) "Língua
Alvo em Uso no Ensino Formal de Segunda Língua".
Trabalhos em Lingüística Aplicada No 1.
Campinas, IEL-Unicamp, pp, 133-152.
|
Subsídios
da Concepção Lingüística de
Análise do Discurso Ao Ensino de Línguas |
Serrani, Silvana (1982) "Subsídios
da Concepção Lingüística
de Análise do Discurso Ao Ensino de Línguas".
ESTUDOS LINGUISTICOS, Campinas, p. 031-45.
|