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Publicações >> Livros e Volumes Organizados

Línguas e Processos Discursivos

Silvana Serrani (Org.)
Fragmentos - Editora da UFSC
Florianópolis-SC - 2002
ISSN : 0103-1783

 
 
 

Os primeiros três textos discutem propostas e instruções em sala de aula de escrita em língua estrangeira (em um dos casos, comparando-se os escritos dos aprendizes com suas produções em língua materna). As línguas consideradas são espanhol, francês e português. Os contextos tratados são, respectivamente, universitário, escolar de nível médio e de cursos de formação de professores (neste último caso: de português na Argentina). A questão da aula e a relação com a alteridade são retomadas no quarto trabalho, que enfoca a análise de materiais didáticos. Os quatro estudos seguintes são dedicados a questões específicas das práticas de leitura, produção oral, compreensão auditiva e escrita. As línguas e contextos considerados são: inglês, no caso de formação de professores na universidade pública; português, no ensino individual para executivos falantes nativos de alemão; espanhol, em aulas de universidade particular; e inglês para adolescentes, em escolas particulares de línguas. O nono texto do volume discute a questão da estereotipia cultural, ilustrando com o caso dos alemães no Brasil e relacionando o problema a questões de ensino. Os três trabalhos que encerram o volume versam sobre o funcionamento de gêneros discursivos em contextos educacionais. São enfocados o discurso jornalístico, o discurso acadêmico e o discurso pedagógico, mais especificamente, de documentos oficiais sobre políticas públicas de educação lingüística.

- Serrani, S. – “Afetividade e Escrita em Língua Estrangeira”
- Dahlet, V. – “Para uma Topologia do Escrevente em Línguas Estrangeira e Materna”
- Franzoni, P. – “Língua Estrangeira, Formação do Professor e Construção de Sentidos: a Escrita como Lugar de Observação”
- Ghiraldelo, C. – “As Representações do Estrangeiro em Atividades de Livros Didáticos de Língua Portuguesa”
- Baghin-Spinelli, D. – “Uma Proposta Discursiva de Leitura nos Cursos de Formação de Professores de Língua Inglesa”
- Fonseca, A. – “Quando os ‘Erros’ Não São Só ‘Erros’: Por uma Visão Discursiva da Produção Oral de Aprendizes de Português – Segunda Língua”
- Flores, S. – “Compreensão Auditiva: o Inútil Cativeiro do Discurso”
- Turbin, A. – “Representações sobre a Escrita em Língua Estrangeira no Ensino para Adolescentes”
- Bolognini, C e G. Schumm – “Colonização e/ou Imigração: Imaginários e Estereótipos que incidem no Ensino de Alemão no Brasil”
- Corrêa, M. – “Produção textual em Cursos de Comunicação Social: Dialogia e Veridicção”
- Neves, M. – “Ressonâncias Discursivas e Avaliação da Composição Textual em Defesas de Teses Acadêmicas”
- James, W. – “Professor, Aluno e Ensino na Discursividade dos Documentos Oficiais”


© 2006 - Silvana Serrani - Unicamp