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Engenheiro desenvolve ferramenta
de ensino de eletrônica a distância
Experimentos podem ser feitos por alunos
em ambiente interativo e em tempo real

Ensinar eletrônica a distância com a realização de experimentos por meio de simulações de circuitos eletrônicos em ambiente interativo e em tempo real é viável a partir de projeto testado em fase piloto na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) pelo engenheiro Luis Rogério Gomes de Almeida. A metodologia desenvolvida com ferramentas de livre acesso na internet e com código aberto tem o objetivo de diversificar a capacitação de profissionais para as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e atender às demandas do mercado com custo competitivo, além de tornar acessível o conteúdo técnico aos interessados de várias partes do país e do exterior. Mas, a maior vantagem da iniciativa, segundo seu idealizador, seria a nova perspectiva de interação on-line entre alunos e o professor em um ambiente de ensino eficiente.

Almeida, que exerce o cargo de gerente de Educação do Instituto Eldorado – uma associação civil de âmbito nacional sem fins econômicos e que desenvolve projetos nas áreas de TIC –, destaca que a nova abordagem de ensino funciona com resultados positivos e já capacitou profissionais de diversos estados brasileiros, totalizando 66 turmas desde 2008, quando iniciou as primeiras experiências. Atualmente, existem em torno de 1.200 alunos matriculados nos mais diversos cursos de capacitação oferecidos em parceria com a IBM e a expectativa, de acordo com o gerente, é expandir o projeto para abrangência nacional.

“É sabido que existe um apagão de mão de obra qualificada no Brasil nesta área e entendo o ensino remoto como uma forma de minimizar essa carência ao possibilitar a maior dispersão geográfica possível, pois são oferecidos cursos totalmente a distância, com encontros on-line diários. Também existe a possibilidade de se utilizar todo tipo de recurso multimídia para dinamizar a aula. Desta forma, consegue-se transmitir conhecimento de alta qualidade com eficácia para pessoas espalhadas por várias regiões do país”, relata Almeida, que teve a orientação do professor José Antonio Siqueira Dias.

O diferencial da metodologia desenvolvida na FEEC e no Instituto Eldorado é o oferecimento das atividades síncronas e assíncronas. Em geral, o ensino a distância contempla a forma assíncrona de interação, ou seja, as aulas são gravadas e disponibilizadas em uma página ou, ainda, se estabelece um fórum de discussão e listas de exercícios. Já, na forma síncrona, a interação com o professor ocorre on-line e em tempo real. “É o estar junto virtual que possibilita essa nova perspectiva. O fato de aliar as duas formas de interação traz um ganho incrível ao projeto e um diferencial em relação a outros modelos existentes, que contemplam uma ou outra atividade”, explica Almeida.

A sala de aula virtual pode abrigar até 25 alunos e oferece vários tipos de recursos para serem explorados pelo professor. Pode-se, por exemplo, buscar sites na internet, realizar desenhos e as simulações computacionais. A interação entre os alunos e com o professor acontece por meio de um chat, webcam e microfone, em que um monitor, que é um dos integrantes da turma, tem condições de repassar ao professor as observações feitas pelos alunos durante a aula. Se o aluno não entendeu o conteúdo, o professor tem condições de repetir a explicação sem problemas.

Os exercícios feitos pelos alunos também podem ser mostrados e/ou corrigidos em tempo real e com a participação de todos os alunos da sala. Em média, a aula tem duração de duas horas e cada curso dura cerca de cem horas. Sem dúvida, a dinâmica e a estrutura do curso dependem de cada conteúdo a ser apresentado. No caso dos testes pilotos realizados na FEEC, foi realizado o curso Prática de Amplificadores Operacionais, em 13 aulas com atividades práticas interativas.

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Publicação
Dissertação:
“Ensino colaborativo de eletrônica em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre”
Autor: Luis Rogério Gomes de Almeida
Orientador: José Antonio Siqueira Dias
Unidade: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)
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