Ensinar
eletrônica a distância com a realização de experimentos
por meio de simulações de circuitos eletrônicos em ambiente
interativo e em tempo real é viável a partir de projeto
testado em fase piloto na Faculdade de Engenharia Elétrica
e de Computação (FEEC) pelo engenheiro Luis Rogério Gomes
de Almeida. A metodologia desenvolvida com ferramentas de
livre acesso na internet e com código aberto tem o objetivo
de diversificar a capacitação de profissionais para as áreas
de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e atender
às demandas do mercado com custo competitivo, além de tornar
acessível o conteúdo técnico aos interessados de várias
partes do país e do exterior. Mas, a maior vantagem da iniciativa,
segundo seu idealizador, seria a nova perspectiva de interação
on-line entre alunos e o professor em um ambiente de ensino
eficiente.
Almeida, que exerce o cargo de gerente de
Educação do Instituto Eldorado – uma associação civil de
âmbito nacional sem fins econômicos e que desenvolve projetos
nas áreas de TIC –, destaca que a nova abordagem de ensino
funciona com resultados positivos e já capacitou profissionais
de diversos estados brasileiros, totalizando 66 turmas desde
2008, quando iniciou as primeiras experiências. Atualmente,
existem em torno de 1.200 alunos matriculados nos mais diversos
cursos de capacitação oferecidos em parceria com a IBM e
a expectativa, de acordo com o gerente, é expandir o projeto
para abrangência nacional.
“É sabido que existe um apagão de mão de
obra qualificada no Brasil nesta área e entendo o ensino
remoto como uma forma de minimizar essa carência ao possibilitar
a maior dispersão geográfica possível, pois são oferecidos
cursos totalmente a distância, com encontros on-line diários.
Também existe a possibilidade de se utilizar todo tipo de
recurso multimídia para dinamizar a aula. Desta forma, consegue-se
transmitir conhecimento de alta qualidade com eficácia para
pessoas espalhadas por várias regiões do país”, relata Almeida,
que teve a orientação do professor José Antonio Siqueira
Dias.
O diferencial da metodologia desenvolvida
na FEEC e no Instituto Eldorado é o oferecimento das atividades
síncronas e assíncronas. Em geral, o ensino a distância
contempla a forma assíncrona de interação, ou seja, as aulas
são gravadas e disponibilizadas em uma página ou, ainda,
se estabelece um fórum de discussão e listas de exercícios.
Já, na forma síncrona, a interação com o professor ocorre
on-line e em tempo real. “É o estar junto virtual que possibilita
essa nova perspectiva. O fato de aliar as duas formas de
interação traz um ganho incrível ao projeto e um diferencial
em relação a outros modelos existentes, que contemplam uma
ou outra atividade”, explica Almeida.
A sala de aula virtual pode abrigar até
25 alunos e oferece vários tipos de recursos para serem
explorados pelo professor. Pode-se, por exemplo, buscar
sites na internet, realizar desenhos e as simulações computacionais.
A interação entre os alunos e com o professor acontece por
meio de um chat, webcam e microfone, em que um monitor,
que é um dos integrantes da turma, tem condições de repassar
ao professor as observações feitas pelos alunos durante
a aula. Se o aluno não entendeu o conteúdo, o professor
tem condições de repetir a explicação sem problemas.
Os exercícios feitos pelos alunos também
podem ser mostrados e/ou corrigidos em tempo real e com
a participação de todos os alunos da sala. Em média, a aula
tem duração de duas horas e cada curso dura cerca de cem
horas. Sem dúvida, a dinâmica e a estrutura do curso dependem
de cada conteúdo a ser apresentado. No caso dos testes pilotos
realizados na FEEC, foi realizado o curso Prática de Amplificadores
Operacionais, em 13 aulas com atividades práticas interativas.
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Publicação
Dissertação: “Ensino colaborativo de eletrônica
em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre”
Autor: Luis Rogério Gomes de Almeida
Orientador: José Antonio Siqueira Dias
Unidade: Faculdade de Engenharia Elétrica
e de Computação (FEEC)
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