Unicamp
Jornal da Unicamp
Baixar versão em PDF Campinas, 13 de agosto de 2012 a 19 de agosto de 2012 – ANO 2012 – Nº 535Vida acadêmica
Painel da semana
Introdução à poesia lírica e grega - O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), através da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) recebe, até 14 de agosto, as inscrições para o curso de extensão “Introdução à Poesia Lírica Grega”. Elas podem ser feitas no site . Com carga horária 30 horas, o curso tem como público-alvo estudantes de graduação, de pós-graduação e a comunidade em geral. Ele será ministrado pelo professor Flávio Ribeiro de Oliveira, aos sábados, das 15 às 18 horas, no IEL. Sua realização ocorre de 18 de agosto a 10 de novembro. Cópias do RG, CPF e do comprovante de escolaridade (Certificado de Conclusão ou Diploma), são os documentos exigidos. O ensino fundamental é o pré-requisito para a inscrição. O valor do curso, R$ 429,63, pode ser dividido em duas parcelas. O pagamento será efetuado por meio de boleto bancário. Em sala de aula serão analisados e comentados os fragmentos mais importantes dos poetas líricos Arquíloco, Safo, Alceu, Mimnermo, Anacreonte, entre outros. O IEL fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda 571, no campus da Unicamp. Mais informações: 19-3521-1520 ou e-mail seee@iel.unicamp.br
IEL recebe Jim Marks - O Centro de Estudos Clássicos (CEC) do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp promove, dia 14 de agosto, a palestra Herding Cats: Zeus, the Other Gods, and the plot of the Iliad, com o professor Jim Marks, da Universidade da Califórnia-EUA. O encontro ocorre às 10 horas, no Anfiteatro do IEL.
n TabletPC - O Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)² da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) promove, dia 14 de agosto, das 14 às 17 horas, no Ciclo Básico, o workshop de TabletPC. Público-alvo: docentes e alunos participantes do Programa de Estágio Docente (PED). O workshop será ministrado pelo professor Rodolfo Jardim de Azevedo, do Instituto de Computação (IC). No evento serão abordados temas relacionados à conversão das aulas para uso no TabletPC, gravação e envio para o servidor de vídeo e distribuição das aulas (em forma de vídeo), entre outros assuntos. Inscrições: até o dia do evento no link. Outras informações: 19-3521- 7990.
Fórum de Desafios do Magistério - O Fórum Permanente de Desafios do Magistério, que será realizado no dia 15 de agosto, traz para discussão no Centro de Convenções da Unicamp, o tema “Desconstruindo a violência na escola: o que a realidade da Escola Básica traz à universidade e o que a universidade tem a contribuir para com a escola básica”. O evento da série da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) é organizado nesta edição pela Faculdade de Educação (FE) da Unicamp e ocorre das 8h30 às 16h30. Mais informações: 19-3521-4759 ou e-mail sonia.mazzariol@reitoria.unicamp.br.
Mãe Preta - No dia 15 de agosto, às 20 horas, a peça teatral “Mãe Preta” será apresentada no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS Guanabara). A apresentação será baseada no contexto da história do Brasil, visualizando recortes sobre o papel das mulheres e mães negras. Através de canções e poesias, entre estas “Navio Negreiro”, de Castro Alves, o texto aborda a história da escravidão no Brasil, desde Zumbi dos Palmares até a abolição. A história é contada através das mães negras que muitas vezes tinham seus filhos vendidos (ainda bebês) para servirem de mãe de leite às suas sinhás. Uma homenagem a todas as mães e em especial às mulheres negras. O CIS Guanabara está localizado na Rua Mário Siqueira, 829, no bairro do Botafogo, em Campinas-SP.
Investimento em tesouro direto - A Associação de Pós-graduandos da FEEC-Unicamp (Apogeeu), com apoio da Feec e do Centro Acadêmico da Computação, recebe a economista Tércia Bispo Rocha, da BM&F Bovespa, para uma palestra sobre investimento em Tesouro Direto. O evento acontece dia 15 de agosto, às 16 horas, na sala PE-12 (piso térreo do prédio de pós da Feec). A palestrante abordará as principais características do programa e orientará sobre a realização das operações. A entrada é gratuita com vagas limitadas. Inscrições: LINK. Mais informações pelo email apogeeu@fee.unicamp.br
Interdisciplinaridade, Arte e Ciência e Ambiente e Sustentabilidade - A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) organiza, a partir das 16 horas do dia 15 de agosto, evento que visa discutir, por meio de palestras e mesas-redondas, “Interdisciplinaridade”, “Arte e Ciência” e “Ambiente e Sustentabilidade”. As atividades são abertas ao público e acontecem às quartas-feiras, entre 16 e 18 horas, no Auditório Verde (UL05). Da primeira mesa-redonda, “Interdisciplinaridade, formação específica e formação geral no ensino da graduação: a proposta do curso Estudos Contemporâneos”, participam os professores Francisco Foot Hardman (IEL/Unicamp) e Silvia Figueirôa (IG/Unicamp). O debatedor será Álvaro D’Antona (FCA/Unicamp). Programação e outras informações no site.
Becoming a professional - No contexto da XV Semana de Engenharia Elétrica, a Unicamp recebe Janet Rochester, membro da Associação Profissional IEEE e ex-presidente da Society on Social Implications of Technology. Em palestra, ela falará sobre importantes atributos de um engenheiro que tipicamente não são aprendidos na universidade. A palestra “Becoming a professional” é aberta para a comunidade em geral e será apresentada em inglês. O evento ocorre no dia 15 de agosto, às 16 horas, no Auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BC-CL). Organização: XV Semana de Engenharia Elétrica. Mais informações: telefone 19-8801-3938 ou email pdpcosta@gmail.com
Projeto Trajetórias - Fernando Rossetti, secretário-geral do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) e chairman da Worldwide Initiatives for Grantmakers Support (Wings) é o próximo convidado a participar do Projeto Trajetórias. Com organização da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), o encontro será no dia 15 de agosto, às 17h30, na sala CB-10 do Ciclo Básico I da Unicamp. Entrada franca sem necessidade de inscrição. Mais detalhes no link.
Lançamento - O professor George Martine profere palestra e lança o livro “População e Sustentabilidade na era das mudanças ambientais - contribuições para uma agenda brasileira”. O evento está marcado para o dia 15 de agosto, às 19 horas, no Auditório da Livraria Cultura do Shopping Center Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi 777, Vila Brandina).
Conversando sobre a Graduação - A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) organiza no dia 16 de agosto, mais uma edição do “Conversando sobre a Graduação”. Desta vez, a convidada a proferir palestra será a professora Teboho Moja, da Universidade de Nova Iorque. O encontro ocorre às 12h30, na Sala CB 05 do Ciclo Básico I da Unicamp. A palestra será em inglês e não haverá tradução. Moja é sul-africana e autora de artigos sobre questões de reforma do ensino superior em áreas como a gestão, os processos políticos e o impacto da globalização. Já ocupou cargos importantes em várias universidades sul-africanas. Foi nomeada presidente do Conselho de Curadores da Universidade da África do Sul. Tem participação na Unesco (Institute for International Education Planning and the World Education Market) e integrou a Comissão que elaborou um relatório nacional que forneceu um quadro para a reforma do ensino superior na África do Sul, no governo do presidente Mandela.
Fórum de Esporte e Saúde - Com o tema “Segurança e qualidade na nutrição enteral domiciliar”, acontece no dia 16 de agosto, mais uma edição do Fórum Permanente de Esporte e Saúde. As atividades ocorrem das 8h30 às 16h30, no Centro de Convenções da Unicamp. Mais detalhes no link
Projeto Performance V - Com organização do Centro de Integração, Documentação e Difusão cultural (Ciddic), no dia 16 de agosto, às 19 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago, acontece a apresentação do Projeto Performance V, que está vinculado a duas pesquisas de doutorado desenvolvidas no Departamento de Música do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, na área de performance instrumental pianística. Na ocasião, a Orquestra Sinfônica da Unicamp, sob a regência do maestro Jorge Augusto, executa obras de Igor Stravinsky (1882-1971), E. Mahle (1929) e F. Poulenc (1899-1963). Solistas: Ellen de Albuquerque Boger Stencel e Eliana Asano Ramos. A realização é do Projeto Arte No Campus e da Comissão de Apoio Cultural da Reitoria. Mais informações: 19-3251-6506.
Prêmio de Nutrição, Ciência e Tecnologia de Alimentos - O Grupo Bimbo, empresa líder em panificação, recebe até 17 de agosto, as inscrições para o Prêmio Panamericano Bimbo de Nutrição, Ciência e Tecnologia de Alimentos. O prêmio foi criado em 2004 e faz parte do comprometimento da empresa com a saúde da população, por meio do incentivo à pesquisa científica. Nesta edição serão premiados os melhores trabalhos de pesquisa publicados em 2011 ou 2012, feitos na área de Nutrição Humana ou Ciência e Tecnologia de Alimentos, nas categorias “Tese de mestrado ou doutorado” e “Profissional”, em cada uma das quatro áreas geográficas envolvidas, em um total de 16 prêmios. Tanto as inscrições, como os trabalhos devem estar traduzidos para o inglês ou espanhol. Mais informações e acesso ao regulamento no link
Fórum de Esporte e Saúde - O Fórum Permanente de Esporte e Saúde, que tem como tema “Da pesquisa básica à aplicada: o desafio de fármacos para doenças negligenciadas”, será realizado no dia 17 de agosto, das 8h30 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. A organização é da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). Inscrições e outras informações: 19-3521-4759.
Workshop Smart Grid Energia 2012 - O 2º Workshop Smart Grid Energia 2012 ocorre nos dias 17 E 18 de agosto, das 8 às 18 horas, no Hotel Nacional Inn, em Campinas. O evento reunirá especialistas do Inmetro, Siemens, CPFL, CTEEP, Cobei, Abinee, CCEE, América Energia, Órion, entre outras empresas. Inscrições e submissão de projetos, no site . Da Unicamp haverá a participação dos professores Yuzo Iano e Michel Doud Yakoub (Decom), Akebo Yamakami (DT), Ernesto Ruppert (DSCE) e Hugo Figueroa (DMO), todos professores-doutores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. O Workshop é organizado pelo professor Rosivaldo Ferrarezi, doutorando na área de Telecomunicações pela mesma faculdade. Veja programa detalhado no link. O Hotel Nacional Inn está localizado na Av. Benedito de Campos 35, em Campinas. Mais informações sobre o Smart Grid Energia 2012 podem ser obtidas pelos telefones (19) 3025-2559 e (19) 8806-6040 ou e-mail r.ferrarezi@rferrarezi.com.br.
A teia de Aracne - A conferência “A teia de Aracne: fragmentos textuais em lugares improváveis” será realizada no dia 17 de agosto, às 14 horas, na sala da Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). É promovida pelo Programa de Pós-Graduação em História (Capes/Proex), com organização da professora Neri de Barros. Aires Augusto do Nascimento, professor da Universidade de Lisboa, será o convidado da conferência. Informações: 19-3521-1678 ou seceven@unicamp.br.
Teses da semana
Artes - “Os muros também falam - Grafite: as ruas como lugares de representação” (mestrado). Candidata: Erna Barros. Orientadora: professora Etienne Ghislain Samain. Dia 13 de agosto, às 9 horas, na sala 3, prédio da Pós-graduação em Multimeios do IA.
- “Caderno de dramaturgia: uma proposta de trabalho a partir de “Noite de Reis”, de William Shakespeare” (mestrado). Candidato: Luis Roberto Arthur de Faria. Orientadora: professora Larissa de Oliveira Neves Catalão. Dia 14 de agosto, às 10 horas, na sala de reuniões do Departamento de Artes Cênicas.
- “(Re)apresentações do outro: travestilidades e estética fotográfica” (doutorado). Candidato: Gilson Goulart Carrijo. Orientador: professor Ronaldo Entler. Dia 15 de agosto, às 9 horas, na sala de defesa de teses do Departamento de Multimeios.
Economia - “Saúde supletiva: estado, famílias e empresas em novo arranjo institucional” (doutorado). Candidato: João Fernando Moura Viana. Orientador: professor Pedro Luiz Barros Silva. Dia 14 de agosto, às 10 horas, na sala IE-23.
Educação - “O ensino da arte no ensino médio integrado: trabalho, integração e arte” (mestrado). Candidata: Luciana Lima Batista. Orientador: professor Rogério Adolfo de Moura. Dia 13 de agosto, às 14 horas, na FE.
Engenharia Elétrica e de Computação - “Efeitos do ultrassom de potência sobre o coração: experimentos in vitro e in vivo” (doutorado). Candidata: Olivia Campos. Orientador: professor Eduardo Tavares Costa. Dia 15 de agosto, às 9 horas, na CPG/FEEC.
- “Análise de observabilidade baseada em variâncias de medidas estimadas” (mestrado). Candidato: Wilson Aparecido de Oliveira. Orientador: professor Madson Cortes de Almeida. Dia 15 de agosto, às 14 horas, na CPG/FEEC.
Engenharia Mecânica - “Reação de deslocamento de gás d’água sobre catalisadores de Cobre e Níquel suportados em Lumina e Nanofibra de carbono” (mestrado). Candidata: Natália Maira Braga Oliveira. Orientador: professor Gustavo Paim Valença. Dia 13 de agosto, às 14h30, na sala de defesa de teses da FEM.
- “Contribuição do estudo aço inoxidável superduplex empregando ferramentas de metal duro com revestimento” (mestrado). Candidato: Herbert César Gonçalves de Aguiar. Orientador: professor Amauri Hassui. Dia 14 de agosto, às 10 horas, no auditório do DEF da FEM.
Linguagem - “Aspectos dinâmicos da fala e da entoação do português brasileiro” (doutorado). Candidato: Luciana Lucente . Orientador: professor Plínio Almeida Barbosa. Dia 13 de agosto, às 9 horas, na sala de defesa de teses do IEL.
- “Olhar, verbo expressionista”(doutorado). Candidato: Benilton Lobato Cruz. Orientadora: professora Maria Eugenia Boaventura Dias. Dia 15 de agosto, às 14h30, na sala de defesa de teses do IEL.
- “Redes virtuais de relacionamento: dispositivos de subjetivação, individuação e controle” (doutorado). Candidata: Ana Claudia Cunha Salum. Orientadora: professora Maria José Rodrigues Faria Coracini. Dia 15 de agosto de 2012, às 14 horas, no anfiteatro do IEL.
Matemática, Estatística e Computação Científica - “Algoritmo do ponto proximal para operadores não monótonos” (mestrado). Candidata: Nancy Baygorrea Cusihuallpa. Orientador: professor Roberto Andreani. Dia 14 de agosto, às 14 horas, na sala 253 do Imecc.
Medicina - “Validação clínica do nursing activities score em uma unidade de clínica médica” (mestrado). Candidata: Ana Paula de Brito. Orientadora: professora Edinêis de Brito Guirardello. Dia 14 de agosto, às 10 horas, no Anfiteatro da CPG/FCM.
- “Síndrome do eutireoidiano doente em portadores de diabetes mellitus tipo 2: relação com controle glicêmico, atividade inflamatória e doença cardiovascular” (mestrado). Candidato: Arnaldo Moura Neto. Orientadora: professora Denise Engelbrecht Zantut Wittmann. Dia 16 de agosto, às 10 horas, no Anfiteatro da CPG/FCM.
- “Efeito do sulfeto de hidrogênio (H2S) no estresse oxidativo pulmonar em camundongos alérgicos” (mestrado). Candidata: Daiana Campos. Orientadora: professora Heloisa Helena de Araujo Ferreira. Dia 16 de agosto às 14 horas, no Anfiteatro do Departamento de Farmacologia.
- “Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas: o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla” (mestrado profissional). Candidata: Mirna Tordin Polli. Orientadora: professora Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz. Dia 16 de agosto, às 14 horas, no anfiteatro do Departamento de Enfermagem.
Química - “Produção de veículos moleculares à base de nanoestruturas de sílica porosa para carreamento de compostos hidrofóbicos” (doutorado). Candidato: Amauri Jardim de Paula. Orientador: professor Oswaldo Luiz Alves. Dia 16 de agosto, às 14 horas, no miniauditório do IQ.
Livro da semana
Como
pensam
as imagens
Organizador: Etienne Samain
Ficha técnica: 1a edição,
2012; 240 páginas;
Formato: 23 x 23 cm; peso: 0,550 kg
ISBN: 978-85-268-0961-1
Área de interesse: Antropologia, Fotografia
Preço: R$ 64,00
Sinopse: Uma afirmação nos parece suficientemente estabelecida: toda imagem nos faz pensar. Etienne Samain desdobra essa constatação óbvia numa questão mais complexa: Será que podemos aprofundar esse dado no sentido não tanto de saber “por que” ela nos permite pensar, e sim “como” nos faz pensar? Finalmente, ele chega à pergunta inquietante que lança a si mesmo e a outros nove pesquisadores: Como pensam as imagens?
Organizador: Etienne Samain nasceu na Bélgica, onde se formou em teologia. No Brasil desde 1973, tornou-se antropólogo e fotógrafo, convivendo com as comunidades Kamayurá (Alto Xingu, MT) e Urubu-Kaapor (MA). Interessou-se de modo amplo pelas imagens, desde aquelas presentes nas narrativas míticas até as que são produzidas pelas novas tecnologias. Enquanto se esforçava para fazer da antropologia uma ciência não só de palavras, acabou por aproximá-la da comunicação e da arte. É professor titular do Instituto de Artes da Unicamp, atuando no Programa de Pós-Graduação em Multimeios, no qual tem orientado pesquisas de mestrado e doutorado com forte presença experimental das imagens. Entre outros trabalhos, publicou o livro Moroneta-Kamayurá (1991) e organizou a coletânea O fotográfico (2005). Com o suporte de bolsa produtividade do CNPq, suas pesquisas recentes partem da obra de Gregory Bateson e de Aby Warburg para pensar a comunicação humana na perspectiva da antropologia e da epistemologia.
Destaque do portal
Unicamp cria cursos e faculdade
O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, órgão máximo deliberativo da Universidade, aprovou por unanimidade no dia 7 a criação de quatro novos cursos de graduação: Engenharia de Telecomunicações (50 vagas, período integral), Sistemas de Informação (45 vagas, integral), Engenharia Ambiental (60 vagas, período noturno), oferecidos na Faculdade de Tecnologia (FT) de Limeira; e Engenharia Física (15 vagas, período integral), no campus de Campinas, em Barão Geraldo.
Na mesma sessão, o Consu também decidiu pela extinção dos cursos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Integral). Os conselheiros deliberaram, ainda, pela criação da Faculdade de Enfermagem, que atualmente funciona como departamento da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
A criação e a extinção dos cursos não alterarão o número de vagas oferecidas atualmente pelo Vestibular da Unicamp. Os cursos de Engenharia de Telecomunicações e de Sistemas de Informação absorverão, respectivamente, as vagas oferecidas pelos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que serão extintos. Já as vagas a serem oferecidas pelo curso de Engenharia Ambiental serão provenientes dos cursos de Tecnologia em Construção de Edifícios (30 vagas) e Tecnologia em Controle Ambiental (30 vagas). Estes dois últimos serão mantidos, agora com 50 vagas cada um.
As vagas da Engenharia Física, por sua vez, serão oriundas do chamado Cursão (Física, Matemática e Matemática Aplicada e Computacional), que segue mantido, agora com 140 vagas. De acordo com o diretor da Faculdade de Tecnologia (FT), professor José Geraldo Pena de Andrade, a criação dos cursos de Engenharia de Telecomunicações, Sistemas de Informação e Engenharia Ambiental é uma resposta à necessidade premente do país por engenheiros qualificados. “Além disso, os novos cursos também têm a intenção de atrair alunos com perfis diferenciados, que se integrarão àqueles que já fazem parte do nosso destacado corpo discente. Outro ponto importante é que os novos cursos contribuirão para aprofundar as atividades de pesquisa na FT”, disse.
Segundo o docente, as alterações não exigirão mudanças estruturais significativas. “Teremos que fazer somente uma ou outra adequação, visto que já contamos, por exemplo, com laboratórios”, previu Pena Andrade. O reitor Fernando Costa considerou que os novos cursos marcarão uma nova etapa na história da FT. O pró-reitor de Graduação, professor Marcelo Knobel, esclareceu que a criação do curso de Engenharia Física vinha sendo discutida há muito tempo na Unicamp. “Trata-se de um curso que já está consolidado em outros países e que vem sendo gradativamente implantado no Brasil, devido à sua importância”. Knobel destacou que antes de serem levadas à apreciação do Consu, as propostas de criação e extinção dos cursos foram amplamente debatidas pela comunidade interna e pelas instâncias formais da Universidade.
O diretor da FCM, professor Mario José Abdalla Saad, destacou que a criação da Faculdade de Enfermagem representa um avanço importante, sobretudo para a formação de quadros qualificados para trabalhar no atendimento à saúde da população. Ele lembrou que o curso de graduação, considerado de excelência, é oferecido pela Unicamp há 34 anos. Além disso, há dez anos foi instituída a pós-graduação, igualmente com alto nível de qualidade. “Há muito tempo endentemos que o curso precisava de autonomia para crescer e ampliar a formação dos futuros profissionais. Com a criação da faculdade, essas tarefas certamente serão facilitadas”, avaliou.