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Ciranda, cirandinha
Brinquedoteca resgata contato com bonecas de pano e cantigas de roda

A estudante do 3º ano do ensino médio Ledna Santana Ferreira, 26 anos, mais parecia uma monitora da Brinquedoteca montada pela Faculdade de Educação da PUC-Campinas, na Cientec. Na verdade, estava monitorando apenas duas crianças: seus filhos Elisa, 4 anos, e Jeftte, 2 anos. Em meio a tanta tecnologia, os alunos da PUC resgataram na mostra o contato com a boneca de pano, o carrinho de plástico e as brincadeiras e cantigas de roda.
Protesto? Não, garantem os monitores da brinquedoteca.

“Queremos apenas mostrar às crianças que elas são livres para brincar do que quiserem”, afirma um dos universitários. Ledna aprova: “A ciência chama a atenção. Mas quando uma criança fica na frente da tevê ou do computador o tempo inteiro, queiram ou não os estudiosos da tecnologia, ela perde um pouco da sensibilidade”. Apesar ser uma mãe jovem, Ledna demonstra saber o que deseja para seus filhos: “Não vou afastar as crianças da tecnologia, mas quero que saibam o que é ciranda, cirandinha”.

Para a mãe de Elisa e Jeftte, a iniciativa da PUC-Campinas foi, no mínimo, interessante. “Normalmente, numa feira de ciências, as pessoas se rendem à tecnologia. O pessoal da Brinquedoteca percebeu que é importante incentivar tanto a experiência de conhecer novas tecnologias, quanto a de resguardar algumas raízes”, comenta.

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Instituto de Tecnologia oferece acesso à robótica

Robótica e educação parecem mesmo caminhar juntas. A Cientec mostrou não apenas um, mas vários exemplos de como o contato com a tecnologia pode ser positivo quando se fala em didática, ensino e aprendizado; quando se fala em resultados. Além do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) levou ao pavilhão da Mostra outra demonstração de controle de robôs a distância.

De acordo com a gestora do Projeto Real (Remotely Accessible Laboratory), Eliane Gomes Guimarães, para ter acesso ao laboratório do ITI o usuário precisa apenas de um PC e um browser. Ao escrever para o endereço eletrônico http://xenco.iti.gov.br:8099/~rossano/imitialx.html, o internauta se cadastra, obtém explicações sobre como utilizar o programa de acesso e passa a ter contato direto com o ITI. “Ele escolhe serviços, reserva os horários de utilização do Real e descobre como terá acesso liberado para testes de programas de navegação e de robôs”, explica Eliane.

O laboratório está à disposição de cientistas, pesquisadores e estudantes que não têm condições de comprar seu equipamento de robótica. “O custo é muito alto. Um robô como o Nomad XR-4000, que possuímos, custa por volta de 70 mil dólares”, estima. O Projeto Real já é tema de uma tese de doutorado e três de mestrado. “A gama de aplicações do programa é muito vasta: ensino a distância, tele-operação e sistemas avançados de automação”, explica a pesquisadora.

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O que um cientista faz

O povo quase não sabe o que faz um cientista. Para que essas informações cheguem mais rápido à população, a Unicamp criou em 1994 o Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Científico), segundo explica Vera Regina Toledo Camargo, pesquisadora do laboratório e coordenadora associada do Nudecri (Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade).

“O Labjor foi criado para trabalhar o jornalismo no âmbito universitário e pensando nas relações com a mídia. O Observatório de Imprensa e o Brasil Pensa são os nossos produtos mais comerciais. Na área acadêmica, temos o curso de jornalismo científico e produzimos a revista Com Ciência.
Os trabalhos do Labjor foram mostrados na Cientec para sensibilizar cientistas, pesquisadores e jornalistas sobre a importância da popularização da ciência. “A gente percebe que o cientista tem um linguajar muito técnico, enquanto o jornalista possui uma formação muito genérica. Estão muito longe um do outro. Queremos mostrar que podemos unir o jornalista e o cientista, a fim de que todos vejam a ciência não como um dogma ou algo futurista, mas como algo presente em nossa vida”, define Vera Toledo.

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>> O robô bípede

>> Robótica na educação


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