Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, de 2 a 8 de julho 2001

Unicamp
Unicamp
NESTA EDIÇÃO
...Administração - pág. 1 ...Eventos Futuros- pág. 5
...Evento e Intercâmcio - pág. 2...Eventos Futuros- pág. 6
...Integração- pág. 2...Teses - pág. 6
...Painel da semana- pág. 3...Literatura - pág. 7
...Em dia - pág. 3.. Multimídia - pág. 7
...Inscrições - pág. 4...Educação - pág. 8
...Oportunidades - pág. 4...Pesquisa - pág. 8
Unicamp
....EDUCAÇÃO
Unicamp
Lingüística amplia cultura de docentes

Pelo menos uma vez por mês o professor José Carlos Paes de Almeida Filho, do Departamento de Lingüística Aplicada do IEL-Unicamp, reserva um dia para passar um pouco de seus conhecimentos em lingüística aplicada a docentes de estabelecimentos de ensino da rede pública. É quando ele reúne, no auditório do Instituto, cerca de 50 professores participantes do Projeto Integração Unicamp/Escolas Média e Fundamental para a Renovação do Ensino de Línguas. Na última sexta-feira (dia 22), o encontro enfocou o tema “Duas abordagens de ensino de línguas dos nossos dias: Sistêmica-Gramatical e Sócio-interativa/Comunicativa”.

Com o apoio da Secretaria de Extensão do IEL, o seminário teve como principal proposta a divulgação da pesquisa desenvolvida na Unicamp destinada a professores de nível secundário e mostrar maneiras e alternativas de aproveitamento do conhecimento que a Universidade pode repassar aos professores. O objetivo é melhorar o rendimento em sala de aula, inclusive em estabelecimentos de outros níveis de escolaridade.

Para o professor José Carlos, uma das propostas do encontro é colocar à disposição dos docentes todo o conhecimento técnico produzido nos projetos da Universidade, além dos procedimentos de ensino e aprendizagem evidenciados como os mais relevantes, para que os docentes obtenham êxito no cumprimento de sua tarefa como educadores em língua estrangeira. O professor lembrou ainda a necessidade premente que o professor de escolas da rede tem de se reciclar em virtude de problemas que enfrentam nos dias de hoje, como condições de trabalho, remuneração, mudanças de currículo e falta de material adequado para dar uma boa aula.

José Carlos apresentou algumas questões, consideradas problemáticas, mas que podem ter possíveis soluções. Por exemplo, é muito comum encontrar um professor desmotivado, desestimulado, despreparado ou mal formado, muitas vezes sem acesso aos poucos cursos de atualização ou de especialização, sem auxílio de material de trabalho enviado pelo governo Federal ou Estadual. E cita, como uma das possíveis soluções, a formação forte e mais refletida desses professores.

No ensino de línguas sobressaem as questões voltadas para a busca de alternativas ao ensino puro e simples da gramática e da pouca fluência do professor na própria língua-alvo. “Dessa forma, desenvolve-se aí o combate às faculdades ‘de beira de estrada’, descompromissadas com a qualidade e níveis mínimos para certificação”, avalia o professor da Unicamp.

Ele ressalta que, para se ter um bom exemplo, em muitas escolas a falta de livros didáticos destinados aos alunos é uma constante. Em outras, verifica-se que o docente fica muito preso ao livro e à forma gramatical enfatizada. Isso acaba, no entanto, provocando pouco aproveitamento dos recursos tecnológicos existentes, como retroprojetor, o vídeo, o computador e a internet. Uma alternativa para a solução de problemas desse tipo seria que houvesse maior apoio oficial à produção, à compra e à distribuição de material didático. “Nas escolas da rede, por exemplo, falta material destinado ao ensino centrado na gramática que valorize o uso comunicativo da língua estrangeira. Para isso, as universidades poderiam colaborar abrindo espaço à pesquisa aplicada visando a produção desses materiais alternativos aos que predominam hoje”, diz José Carlos.

Observa que o professor de língua estrangeira, especialmente o de ensino público, freqüentemente acumula a função de professor de Língua Portuguesa quando então teria maior êxito se se dedicasse especificamente a apenas uma delas. “E como solução possível gostaria de sugerir que os currículos dos cursos de Letras passassem por modificações para aumentar, por exemplo, a reflexão sobre a prática, estimulando maior participação do aluno-professor em eventos e associações profissionais. Isso no sentido de desenvolver já antes da formatura uma competência profissional engajada e responsável”, ressalta.

....PESQUISA


Núcleo de manufatura promove colóquio dia 5

O Núcleo de Manufatura e Gestão da Qualidade (NMQ), da Faculdade de Engenharia Mecânica e a Sandvik do Brasil Ltda. promovem no dia 5 (quinta-feira) o 2o Colóquio Internacional de Manufatura e Gestão da Produção. O evento contará com a presença de pesquisadores da área de Usinagem e do PTW (Produktionstechnik und Spanede Werkzeugemaschinen) da Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha - o mais importante e renomado centro de pesquisa internacional em usinagem. O encontro é gratuito e acontecerá no Auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica (Bloco HI). A abertura do evento ocorre às 8h30, com o término dos trabalhos previstos para às 17 horas. Mais informações com o professor Olívio Novaski, coordenador do evento, pelo e-mail nmq@fem.unicamp.br ou telefone (19) 3289-3722.

 
 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br