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Projetos de Pesquisa >> Principais Projetos Concluídos

A Teoria Histórico-Social do Discurso em Práticas da Pedagogia de Línguas no Brasil e na Argentina

2000-2003

Pesquisadores

Grupo Permanente:
Silvana Serrani
Carmen Zink
Maralice de Souza Neves
Débora Baghin Spinelli
Sergio Flores Pedroso
Ana Emilia Fajardo Turbin
Ana Silvia Andreu da Fonseca
Wilton James dos Santos
Participantes Vinculados para Atividades Específicas:
Véronique Dahlet (Universidade de São Paulo)
Patricia Franzoni (Universidad de Buenos Aires e Instituto Lenguas Vivas, Argentina)
Claudete Moreno Ghiraldelo (ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica do Brasil)
Manoel L.G. Corrêa (Universidade de São Paulo)

O objetivo da pesquisa é o estudo, à luz da teoria histórico-social da Análise de Discurso, de propostas e instruções em aulas de línguas, de materiais didáticos e do funcionamento de diversos discursos (por exemplo o jornalístico) em contextos educacionais. São realizadas a) análises (corpora de arquivo e experimentais) de propostas e materiais didáticos existentes, e b) estudos de caso com propostas inovadoras implementando a teoria do discurso. Os contextos considerados são de ensino-aprendizagem de diversas línguas (alemão, espanhol, francês, inglês, português-língua materna e português-língua estrangeira) no Brasil e de português na Argentina. Em todos os casos, os resultados apontam para a importância de implementar as categorias de intradiscurso (dimensão linear da formulação explícita) e de interdiscurso (dimensão da memória sócio-histórica e subjetivo-emocional na produção do discurso), na elaboração de propostas teórico-práticas de estudos da linguagem que questionem estereótipos e preconceitos sócio-culturais.

Resultados publicados em:

Serrani, Silvana (Ed.) (2003) Línguas e Processos Discursivos. Teoria e Prática. Florianópolis SC: Fragmentos, Editora da UFSC, 203 p.

Serrani, Silvana (2003) “Memorias Discursivas, Línguas e Identidades Socioculturais”, Organon, vol.17, n.35, ISSN 0102-6267.Porto Alegre, UFRGS, pp. 283-298.


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