|
Projetos de Pesquisa
>> Principais Projetos Concluídos |
|
|
A
Teoria Histórico-Social do Discurso em Práticas
da Pedagogia de Línguas no Brasil e na Argentina |
|
2000-2003
|
|
Pesquisadores |
|
Grupo Permanente:
Silvana Serrani
Carmen Zink
Maralice de Souza Neves
Débora Baghin Spinelli
Sergio Flores Pedroso
Ana Emilia Fajardo Turbin
Ana Silvia Andreu da Fonseca
Wilton James dos Santos
Participantes Vinculados para Atividades
Específicas:
Véronique
Dahlet (Universidade de São Paulo)
Patricia Franzoni (Universidad de Buenos Aires e Instituto
Lenguas Vivas, Argentina)
Claudete Moreno Ghiraldelo (ITA - Instituto Tecnológico
de Aeronáutica do Brasil)
Manoel L.G. Corrêa (Universidade de São
Paulo)
|
|
O objetivo da pesquisa
é o estudo, à luz da teoria histórico-social
da Análise de Discurso, de propostas e instruções
em aulas de línguas, de materiais didáticos
e do funcionamento de diversos discursos (por exemplo
o jornalístico) em contextos educacionais. São
realizadas a) análises (corpora de arquivo e
experimentais) de propostas e materiais didáticos
existentes, e b) estudos de caso com propostas inovadoras
implementando a teoria do discurso. Os contextos considerados
são de ensino-aprendizagem de diversas línguas
(alemão, espanhol, francês, inglês,
português-língua materna e português-língua
estrangeira) no Brasil e de português na Argentina.
Em todos os casos, os resultados apontam para a importância
de implementar as categorias de intradiscurso (dimensão
linear da formulação explícita)
e de interdiscurso (dimensão da memória
sócio-histórica e subjetivo-emocional
na produção do discurso), na elaboração
de propostas teórico-práticas de estudos
da linguagem que questionem estereótipos e preconceitos
sócio-culturais.
|
|
Resultados publicados em: |
Serrani, Silvana
(Ed.) (2003) Línguas e Processos Discursivos.
Teoria e Prática. Florianópolis
SC: Fragmentos, Editora da UFSC, 203 p.
Serrani, Silvana
(2003) “Memorias Discursivas, Línguas
e Identidades Socioculturais”, Organon,
vol.17, n.35, ISSN 0102-6267.Porto Alegre, UFRGS,
pp. 283-298.
|
|
|
©
2004 - Silvana Serrani - Unicamp
|
|
|