www.iel
- Projetos em andamento
- Projetos concluídos
Projetos de Pesquisa >> Principais Projetos Concluídos

Contexto de Origem, Discurso e Subjetividade na Escrita e Reescrita de Estudantes Universitários em Língua Não Materna

2001-2003
Projeto apoiado pelo CNPq

Pesquisadora

Silvana Serrani

O projeto é destinado a examinar modos de incidência do contexto socio-cultural e subjetivo de origem na elaboração de propostas pedagógicas de escrita e reformulação em espanhol por estudantes universitários brasileiros. Estuda-se a relação entre o não conhecido no contexto-fonte, considerada sua heterogeneidade constitutiva, e no contexto-alvo, também heterogêneo e plural. Estudos de caso são realizados para observar o funcionamento dos processos de reformulação discursiva. Dessa forma, a escrita é entendida como um tratamento de sentido. Nesses estudos, grupos são divididos, mantendo-se equivalentes todas as variáveis, exceto a existência ou não de práticas de reformulação discursiva. Nos resultados é possível constatar que nos grupos em que a reformulação é praticada regularmente, a riqueza expressiva dos textos produzidos é muito mais elaborada.

Resultados publicados em:

Serrani, Silvana (2004) “Culture maternelle, reformulation discursive et enseignement des langues au Brésil”. Cahiers du français contemporain 10, ISSN 0765-068X, Lyon, França, pp. 51-65.

Serrani, Silvana (2002) “Relação Leitura-Escrita e Sensibilização ao Discurso”. Revista da Anpoll 12. ISSN 1414-7564. São Paulo, USP, pp. 273-294.

Serrani, Silvana (2002) “O Contexto Fonte e o Ensino de Línguas”, Scripta, v. 6, n. 11, ISSN 1516-4039, Belo Horizonte, PUC-Minas, MG., pp. 54-63.


© 2004 - Silvana Serrani - Unicamp