|
Projetos de Pesquisa
>> Principais Projetos Concluídos |
|
|
Contexto
de Origem, Discurso e Subjetividade na Escrita e Reescrita
de Estudantes Universitários em Língua
Não Materna |
|
2001-2003
Projeto apoiado pelo CNPq
|
|
Pesquisadora |
|
Silvana Serrani
|
O projeto é
destinado a examinar modos de incidência do contexto
socio-cultural e subjetivo de origem na elaboração
de propostas pedagógicas de escrita e reformulação
em espanhol por estudantes universitários brasileiros.
Estuda-se a relação entre o não
conhecido no contexto-fonte, considerada sua heterogeneidade
constitutiva, e no contexto-alvo, também heterogêneo
e plural. Estudos de caso são realizados para
observar o funcionamento dos processos de reformulação
discursiva. Dessa forma, a escrita é entendida
como um tratamento de sentido. Nesses estudos, grupos
são divididos, mantendo-se equivalentes todas
as variáveis, exceto a existência ou não
de práticas de reformulação discursiva.
Nos resultados é possível constatar que
nos grupos em que a reformulação é
praticada regularmente, a riqueza expressiva dos textos
produzidos é muito mais elaborada.
|
|
Resultados publicados em: |
Serrani, Silvana
(2004) “Culture maternelle, reformulation discursive
et enseignement des langues au Brésil”.
Cahiers du français contemporain 10,
ISSN 0765-068X, Lyon, França, pp. 51-65.
Serrani, Silvana
(2002) “Relação Leitura-Escrita
e Sensibilização ao Discurso”.
Revista da Anpoll 12. ISSN 1414-7564. São
Paulo, USP, pp. 273-294.
Serrani, Silvana
(2002) “O Contexto Fonte e o Ensino de Línguas”,
Scripta, v. 6, n. 11, ISSN 1516-4039, Belo
Horizonte, PUC-Minas, MG., pp. 54-63.
|
|
|
©
2004 - Silvana Serrani - Unicamp
|
|
|