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Projetos de Pesquisa >> Principais Projetos Concluídos

Identidade e Identificação Lingüístico-Cultural: a Segunda Língua na Constituição do Sujeito de Enunciação

1995-1999
Projeto apoiado pelo CNPq

Pesquisadora

Silvana Serrani

Um módulo do projeto é destinado a estudar componentes da identidade linguistico-cultural, mediante a analise de ressonâncias discursivas em micro-cenas sociais experimentais. A partir das noções de micro-cenas social (O’Donnell, 1986) e de ressonância discursiva (Serrani, 1993), a abordagem problematiza a noção de falha pragmática transcultural (J. Thomas,1983). A analise é feita em um corpus experimental constituído por seqüências discursivas produzidas a) por universitários brasileiros, estudantes de espanhol interessados em exercer suas profissões em paises hispano-americanos dos Mercosul, b) e por universitários de paises hispano-americanos estudantes de português no Brasil. As estratégias argumentativas focalizadas correspondem a contextos discursivos nos quais se rejeitam pedidos. Os resultados permitem distinguir duas formações discursivas: uma marcada por enunciações de abrupção e outra, por enunciações de transição. A pesquisa se propõe a contribuir para o estudo da relação sociabilidade-politica no Brasil e na Argentina.
O segundo módulo do projeto é dedicado ao estudo de fatores subjetivo-emocionais no processo de aquisição de segunda língua, mobilizando categorias da analise de discurso e da psicanálise. As mais relevantes são: formação discursiva, intradiscurso, interdiscurso, identidade, identificação(Freud,1915,1923,Ed.bras 1976; Lacan,1977; Nasio,1989; Revuz,1998). Parte da hipótese de trabalho de que durante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira as bases da estruturação psíquica são solicitadas e, portanto, a língua materna. O corpus da pesquisa é constituído a partir de depoimentos obtidos em entrevistas com perguntas estruturadas e abertas. O foco está no funcionamento de processos de nomeação e predicação. Nos resultados propoem-se que fatores identitários de ordem não consciente sejam abordados mediante a consideração das dimensões simbólica e significante do processo de constituição do discurso em contextos formais e não formais de aprendizagem de línguas.

Resultados publicados em:

Serrani, Silvana (1997) "Formações Discursivas e Processos Identificatórios na Aquisição de Línguas", Revista D.E.L.T.A [Documentos de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada – ISSN 0102-4450, Vol. 13, No 1. São Paulo: Educ, pp. 63-81.

Serrani, Silvana (1998) "Identidade e Segundas Línguas: As Identificações no Discurso" in I. Signorini (Ed.), Lingua(gem) e Identidade. ISBN 85-85725-41-9. Campinas: Mercado de Letras, pp. 231 – 264.

Serrani, Silvana (1998) “Abordagem Transdisciplinar da Enunciação em Segunda Língua: A Proposta AREDA” in I. Signorini e M. Cavalcanti (Eds.) Lingüística Aplicada e Transdisciplinaridade. ISBN 85-85725-33-8. Campinas: Mercado de Letras, pp. 143 – 167.

Serrani, Silvana (1999) “Discurso e Aquisição de Segundas Línguas: Proposta AREDA de Abordagem”. In Os Múltiplos Territórios da Análise do Discurso, ISBN 85-241-0701-4. F. Indursky e Maria C. Leandro Ferreira (Orgs.) Porto Alegre, RS: Sagra Luzzatto, pp.281-300.

Serrani, Silvana (2000) “Singularidade Discursiva na Enunciação em Segundas Línguas”, Cadernos de Estudos Lingüísticos 38, ISSN 0102 -5767. Campinas, pp. 109-120.


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