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Projetos de Pesquisa
>> Principais Projetos Concluídos |
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Identidade e Identificação
Lingüístico-Cultural: a Segunda Língua
na Constituição do Sujeito de Enunciação |
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1995-1999
Projeto apoiado pelo CNPq
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Pesquisadora |
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Silvana Serrani
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Um módulo
do projeto é destinado a estudar componentes
da identidade linguistico-cultural, mediante a analise
de ressonâncias discursivas em micro-cenas sociais
experimentais. A partir das noções de
micro-cenas social (O’Donnell, 1986) e de ressonância
discursiva (Serrani, 1993), a abordagem problematiza
a noção de falha pragmática transcultural
(J. Thomas,1983). A analise é feita em um corpus
experimental constituído por seqüências
discursivas produzidas a) por universitários
brasileiros, estudantes de espanhol interessados em
exercer suas profissões em paises hispano-americanos
dos Mercosul, b) e por universitários de paises
hispano-americanos estudantes de português no
Brasil. As estratégias argumentativas focalizadas
correspondem a contextos discursivos nos quais se rejeitam
pedidos. Os resultados permitem distinguir duas formações
discursivas: uma marcada por enunciações
de abrupção e outra, por enunciações
de transição. A pesquisa se propõe
a contribuir para o estudo da relação
sociabilidade-politica no Brasil e na Argentina.
O segundo módulo do projeto é dedicado
ao estudo de fatores subjetivo-emocionais no processo
de aquisição de segunda língua,
mobilizando categorias da analise de discurso e da psicanálise.
As mais relevantes são: formação
discursiva, intradiscurso, interdiscurso, identidade,
identificação(Freud,1915,1923,Ed.bras
1976; Lacan,1977; Nasio,1989; Revuz,1998). Parte da
hipótese de trabalho de que durante o processo
de aprendizagem de uma língua estrangeira as
bases da estruturação psíquica
são solicitadas e, portanto, a língua
materna. O corpus da pesquisa é constituído
a partir de depoimentos obtidos em entrevistas com perguntas
estruturadas e abertas. O foco está no funcionamento
de processos de nomeação e predicação.
Nos resultados propoem-se que fatores identitários
de ordem não consciente sejam abordados mediante
a consideração das dimensões simbólica
e significante do processo de constituição
do discurso em contextos formais e não formais
de aprendizagem de línguas.
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Resultados publicados em: |
Serrani, Silvana
(1997) "Formações Discursivas e
Processos Identificatórios na Aquisição
de Línguas", Revista D.E.L.T.A [Documentos
de Estudos em Lingüística Teórica
e Aplicada – ISSN 0102-4450, Vol. 13, No
1. São Paulo: Educ, pp. 63-81.
Serrani, Silvana
(1998) "Identidade e Segundas Línguas:
As Identificações no Discurso"
in I. Signorini (Ed.), Lingua(gem) e Identidade.
ISBN 85-85725-41-9. Campinas: Mercado de Letras, pp.
231 – 264.
Serrani, Silvana
(1998) “Abordagem Transdisciplinar da Enunciação
em Segunda Língua: A Proposta AREDA”
in I. Signorini e M. Cavalcanti (Eds.) Lingüística
Aplicada e Transdisciplinaridade. ISBN 85-85725-33-8.
Campinas: Mercado de Letras, pp. 143 – 167.
Serrani, Silvana
(1999) “Discurso e Aquisição de
Segundas Línguas: Proposta AREDA de Abordagem”.
In Os Múltiplos Territórios da Análise
do Discurso, ISBN 85-241-0701-4. F. Indursky
e Maria C. Leandro Ferreira (Orgs.) Porto Alegre,
RS: Sagra Luzzatto, pp.281-300.
Serrani, Silvana
(2000) “Singularidade Discursiva na Enunciação
em Segundas Línguas”, Cadernos de
Estudos Lingüísticos 38, ISSN 0102
-5767. Campinas, pp. 109-120.
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©
2004 - Silvana Serrani - Unicamp
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