Este projeto focaliza
a interação em aulas de letramento para
adultos. O corpus foi composto por dados coletados durante
implementação de um programa de alfabetização
desenvolvido pela Prefeitura de uma pequena cidade de
40 mil habitantes próxima ao município
de Campinas do estado de São Paulo, Brasil. O
objetivo especifico é o estudo das causas de
desistência dos cursos (em muitos casos de quase
80%) por parte dos alunos adultos. O grupo estudado
é composto predominantemente por adultos jovens
migrantes da região nordeste do Brasil, trabalhadores
não-qualificados, cujos pais são também
iletrados. O programa implementado pela prefeitura da
cidade compreende aulas de três níveis
de letramento: iniciante, intermediário e avançado.
Cada classe é assistida por dois professores
para, quando necessário, facilitar o atendimento
individualizado. Os alunos que terminam o nível
avançado do curso podem se candidatar para admissão
na 5ª serie do Sistema Oficial de Ensino. Ao abordar
as causas da desistência foram eliminados os casos
de motivação extrínseca tais como
obtenção de um emprego com horário
que impossibilite a continuidade no curso ou mudança
de domicilio. O estudo dedicou-se as causas internas
do desenvolvimento do programa de letramento. A posição
teórica adotada é aquela que não
concebe o letramento como aquisição de
meras habilidades técnicas de leitura e escrita.
O processo de letramento é concebido incluindo
o impacto social mais amplo da leitura e escrita na
vida cotidiana dos sujeitos. Conseqüentemente o
estudo dos fenômenos não se restringiu
a atividades mediadas somente pelo texto escrito mas
considerou também manifestações
orais relacionadas ao mundo letrado e contextos exteriores
ao contexto da escola. Um problema abordado foi a discrepância
entre o nível de letramento que a equipe de pesquisadores
pressupunha que os professores tinham e o nível
real desse letramento. Portanto uma das etapas do projeto
foi o fornecimento de recursos e suportes para os professores.
Membros da equipe de pesquisadores também presenciavam
as aulas que foram gravadas em áudio e vídeo,
tanto para complementar o corpus da pesquisa, quanto
para uso nas atividades de orientação
aos professores. Para a analise de dados foram seguidos
princípios metodologicos do enfoque etnográfico
e especialmente no estudo da incidência de fatores
ligados a representação racial, recursos
da analise do discurso. Os principais resultados foram
a constatação de discursos paralelos (
sem pontos de encontro ) entre os dizeres do professor
e do aluno ( Kleiman, 1992 ), e a de negação
da negritude no discurso de professores de raça
negra e a construção de sentidos contraditórios
nesse domínio de saber do discurso.
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