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Projetos de Pesquisa >> Principais Projetos Concluídos

Interação e Aprendizagem de Língua – Discurso e Letramento

1991 – 1993
Projeto Temático com apoio da FAPESP

Pesquisadores

Angela Kleiman (coord.)
Silvana Serrani
Marilda Cavalcanti
Ivani Ratto
Maria José Coracini
Inês Signorini
Sylvia Terzi

Este projeto focaliza a interação em aulas de letramento para adultos. O corpus foi composto por dados coletados durante implementação de um programa de alfabetização desenvolvido pela Prefeitura de uma pequena cidade de 40 mil habitantes próxima ao município de Campinas do estado de São Paulo, Brasil. O objetivo especifico é o estudo das causas de desistência dos cursos (em muitos casos de quase 80%) por parte dos alunos adultos. O grupo estudado é composto predominantemente por adultos jovens migrantes da região nordeste do Brasil, trabalhadores não-qualificados, cujos pais são também iletrados. O programa implementado pela prefeitura da cidade compreende aulas de três níveis de letramento: iniciante, intermediário e avançado. Cada classe é assistida por dois professores para, quando necessário, facilitar o atendimento individualizado. Os alunos que terminam o nível avançado do curso podem se candidatar para admissão na 5ª serie do Sistema Oficial de Ensino. Ao abordar as causas da desistência foram eliminados os casos de motivação extrínseca tais como obtenção de um emprego com horário que impossibilite a continuidade no curso ou mudança de domicilio. O estudo dedicou-se as causas internas do desenvolvimento do programa de letramento. A posição teórica adotada é aquela que não concebe o letramento como aquisição de meras habilidades técnicas de leitura e escrita. O processo de letramento é concebido incluindo o impacto social mais amplo da leitura e escrita na vida cotidiana dos sujeitos. Conseqüentemente o estudo dos fenômenos não se restringiu a atividades mediadas somente pelo texto escrito mas considerou também manifestações orais relacionadas ao mundo letrado e contextos exteriores ao contexto da escola. Um problema abordado foi a discrepância entre o nível de letramento que a equipe de pesquisadores pressupunha que os professores tinham e o nível real desse letramento. Portanto uma das etapas do projeto foi o fornecimento de recursos e suportes para os professores. Membros da equipe de pesquisadores também presenciavam as aulas que foram gravadas em áudio e vídeo, tanto para complementar o corpus da pesquisa, quanto para uso nas atividades de orientação aos professores. Para a analise de dados foram seguidos princípios metodologicos do enfoque etnográfico e especialmente no estudo da incidência de fatores ligados a representação racial, recursos da analise do discurso. Os principais resultados foram a constatação de discursos paralelos ( sem pontos de encontro ) entre os dizeres do professor e do aluno ( Kleiman, 1992 ), e a de negação da negritude no discurso de professores de raça negra e a construção de sentidos contraditórios nesse domínio de saber do discurso.

Resultados publicados em:

Serrani, Silvana (1994) "An Encounter between the Ethnographic Approach and Discourse Analysis" in J. Vaalsiner e A. Rosa (Eds.), Explorations in Socio-Cultural Studies vol. I, ISBN 84-88926-01-4: Historical and Theoretical Discourse. Madrid: Editorial Infancia y Aprendizaje, pp. 120-128.


© 2004 - Silvana Serrani - Unicamp