| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 353 - 26 de março a 8 de abril de 2007
Leia nesta edição
Capa
Cartas
Trajetória da FCM
Qualidade do combustível
Violência
Entulho reciclado
Desinfecção de hortaliças
Reúso de água
xampus
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Portal Unicamp
Cultura evangélica
Acidentes de trabalho
 

10

Unicamp na Mídia

Gazeta Mercantil

15 de março - Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências da Unicamp releva que o setor de máquinas e equipamentos é o que mais gera patentes no Brasil. Segundo a sondagem divulgada ontem, entre 1994 e 2003 foram feitos 555 pedidos de registros.

Veja on line

16 de março - Apesar do aumento do número de vagas, a qualidade do emprego piorou no Brasil entre 2002 e 2006, considerando-se indicadores como rendimento, estabilidade e jornada de trabalhado de seis regiões metropolitanas do país. Esta é uma das principais conclusões de pesquisa do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), da Unicamp. “As pessoas têm menor estabilidade no emprego, trabalham mais do que a jornada legal e ganham menos”, afirmou Marcio Pochmann, coordenador do estudo, ao jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira.

JC on line

15 de março - O teatro de rua é a grande atração das ruas de Recife, Olinda e Região Metropolitana, a partir desta quinta-feira (15). Até o dia 28, acontece a mostra “Um março de teatro”, que oferece 12 apresentações, aula-espetáculo, dois cortejos e palestras com Rubens Brito, um dos fundadores do Teatro Mambembe, e o pesquisador, ator e diretor Joca Andreazza. Os dois vêm da Unicamp. Outra atração do Sudeste é o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo, que vai levar o espetáculo “O básico do circo” para locais como o assentamento do MST Arariba de Baixo, no Cabo, Morro da Conceição e Praça do Carmo, em Olinda.

CBN

16 de março - O Centro de Tecnologia Canavieira localizado em Piracicaba começou a nove anos um estudo com 100 clones de cana de açúcar resultantes de cruzamentos. A partir do cruzamento realizado foi possível analisar o DNA de cada um dos clones, e daí iniciar um mapeamento para identificar as características agronômicas da cana, ou seja, os genes responsáveis, por uma maior produtividade, por exemplo. A pesquisadora do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp Anete Pereira de Souza destaca a importância do mapeamento para o aumento da produção e controle de pragas.

15 de março - Uma pesquisa feita nos laboratórios da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp aponta que a asma está relacionada à pré-disposição genética. A pesquisadora responsável, Ana Carolina Zimiani de Paiva, identificou no polimorfismo da doença a mutação presente na maioria dos asmáticos. Para chegar à conclusão ela fez o levantamento científico com pessoas asmáticas e não asmáticas. Apesar da importância da pesquisa, ela não sabe se o trabalho terá continuidade. O trabalho foi resultado da tese de mestrado defendida pela pesquisadora.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP