Gazeta Mercantil
15 de março - Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências da Unicamp releva que o setor de máquinas e equipamentos é o que mais gera patentes no Brasil. Segundo a sondagem divulgada ontem, entre 1994 e 2003 foram feitos 555 pedidos de registros.
Veja on line
16 de março - Apesar do aumento do número de vagas, a qualidade do emprego piorou no Brasil entre 2002 e 2006, considerando-se indicadores como rendimento, estabilidade e jornada de trabalhado de seis regiões metropolitanas do país. Esta é uma das principais conclusões de pesquisa do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), da Unicamp. “As pessoas têm menor estabilidade no emprego, trabalham mais do que a jornada legal e ganham menos”, afirmou Marcio Pochmann, coordenador do estudo, ao jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira.
JC on line
15 de março - O teatro de rua é a grande atração das ruas de Recife, Olinda e Região Metropolitana, a partir desta quinta-feira (15). Até o dia 28, acontece a mostra “Um março de teatro”, que oferece 12 apresentações, aula-espetáculo, dois cortejos e palestras com Rubens Brito, um dos fundadores do Teatro Mambembe, e o pesquisador, ator e diretor Joca Andreazza. Os dois vêm da Unicamp. Outra atração do Sudeste é o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo, que vai levar o espetáculo “O básico do circo” para locais como o assentamento do MST Arariba de Baixo, no Cabo, Morro da Conceição e Praça do Carmo, em Olinda.
CBN
16 de março - O Centro de Tecnologia Canavieira localizado em Piracicaba começou a nove anos um estudo com 100 clones de cana de açúcar resultantes de cruzamentos. A partir do cruzamento realizado foi possível analisar o DNA de cada um dos clones, e daí iniciar um mapeamento para identificar as características agronômicas da cana, ou seja, os genes responsáveis, por uma maior produtividade, por exemplo. A pesquisadora do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp Anete Pereira de Souza destaca a importância do mapeamento para o aumento da produção e controle de pragas.
15 de março - Uma pesquisa feita nos laboratórios da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp aponta que a asma está relacionada à pré-disposição genética. A pesquisadora responsável, Ana Carolina Zimiani de Paiva, identificou no polimorfismo da doença a mutação presente na maioria dos asmáticos. Para chegar à conclusão ela fez o levantamento científico com pessoas asmáticas e não asmáticas. Apesar da importância da pesquisa, ela não sabe se o trabalho terá continuidade. O trabalho foi resultado da tese de mestrado defendida pela pesquisadora.