Unicamp ganha posições no ranking GreenMetric 2021

A Unicamp continua subindo no ranking mundial GreenMetric. A universidade saiu do 100º lugar em 2020 para o 65º em 2021. Divulgado anualmente pela Universidade da Indonésia, o UI GreenMetric World University Ranking avalia indicadores de sustentabilidade em seis categorias: 1. Ambiente e infraestrutura; 2. Energia e mudanças climáticas; 3. Resíduo; 4. Água; 5. Transporte; e 6. Ensino e pesquisa. Em 2021 foram 956 universidades participantes.

A Unicamp também subiu três posições entre as universidades mais sustentáveis na América Latina, passando a ocupar a 7ª posição. “O resultado é um indicativo importante, que valida o planejamento da universidade em busca de um futuro sustentável”, afirma a arquiteta e urbanista da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI), Thalita dos Santos Dalbelo. Ela é a coordenadora do Plano Diretor da Unicamp, cuja missão é integrar a gestão da Unicamp como universidade sustentável ao planejamento do seu uso e ocupação.

Ônibus elétrico que está circulando no campus em Campinas desde setembro de 2021
Ônibus elétrico que está circulando no campus em Campinas desde setembro de 2020

No Brasil, a Unicamp continua a terceira universidade mais sustentável. Os indicadores evoluíram em quatro das seis categorias: ambiente e infraestrutura, água, transportes e ensino e pesquisa. Nas demais, houve estabilidade. “Isto mostra a evolução da universidade em busca da sustentabilidade proposta em seu Plano Diretor”, aponta Dalbelo. Os indicadores com pior desempenho foram o consumo de energia elétrica por população total dos Campus; porcentagem anual do orçamento universitário aplicado em sustentabilidade; número de fontes de energia sustentável no campus e número de programas inovadores para combater a pandemia.

De acordo com Dalbelo, para 2022 a meta é estar entre as 50 universidades mais bem pontuadas no mundo. O Plano de Ação para alcançar este objetivo inclui melhorar a coleta de dados e informações para elaboração dos indicadores; identificar os indicadores com maior correlação entre investimento, tempo e resultado e, finalmente, desenvolver projetos de aperfeiçoamento dos indicadores identificados.

Confira o resumo dos resultados.

Imagem de capa
Divulgado anualmente pela Universidade da Indonésia, o ranking avalia indicadores de sustentabilidade em seis categorias

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional