Edição nº 641

Nesta Edição

1
2
3
4
6
7
8
9
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 19 de outubro de 2015 a 25 de outubro de 2015 – ANO 2015 – Nº 641

Livro de Tacca retrata colecionadores de fotos


Fernando de Tacca, professor do IA: “A preocupação foi saber quem é esse personagem, como pensa, como monta sua coleção”“Colecionadores privados de fotografia no Brasil” é o novo livro de Fernando de Tacca, professor do Instituto de Artes (IA), lançado na abertura do IV Seminário Studium, que aconteceu no último dia 9. O livro é o resultado de entrevistas com proprietários de seis coleções, atuantes no contexto da afirmação da fotografia brasileira enquanto críticos, curadores, pensadores e alguns também como fotógrafos. São eles, Joaquim Paiva, Nakagawa Matuck, Rubens Fernandes Junior, Silvio Frota, Eder Chiodetto e o casal Georgia Quintas e Alexandre Belém.

“A fotografia tem sido tema de meu interesse há bastante tempo e percebi que, nos estudos fotográficos, praticamente não havia publicações sobre colecionadores particulares de fotografias modernas e contemporâneas. Daí, a ideia de um projeto nesse sentido”, afirma Fernando de Tacca. “Com exceção de Silvio Frota, já conhecia todos os colecionadores, que relatam a fotografia dos anos 1980, quando comecei a fotografar. Houve muita facilidade de contato.”

Segundo o professor do IA, a pesquisa não focou a coleção e sim a figura do colecionador, visto que existem apenas dados fragmentados sobre cada um. “A preocupação foi saber quem é esse personagem, como pensa, como monta sua coleção. Todos foram muito generosos, pois por se tratar da reconstituição de uma trajetória de vida, as conversas foram longas e exigiu paciência para as dúvidas que surgiram depois. Por exemplo, para entrevistar o empresário Silvio Frota, não precisei ir a Fortaleza; conversamos na passagem dele por São Paulo, numa sala que ele mesmo alugou no hotel.”

O livro está sendo distribuído gratuitamente, condição exigida para utilização dos recursos do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, que o autor conquistou em 2014. “Creio que reuni o grupo mais importante de colecionadores de fotografia contemporânea e moderna. Mas cito algumas coleções que estão dentro do contexto maior de ‘coleções de arte’, como de Marcoantonio Vilaça, Gilberto Chateaubriand, Figueiredo Derraz, Carlos Leal e Edmar Cid Ferreira, entre outras. A fotografia é parte dessas coleções de arte, o que exige outra metodologia, estando aí o mote para uma nova pesquisa”.

SEMINÁRIO STUDIUM

Fernando de Tacca é também coordenador do IV Seminário Studium, que tem como tema “Os lugares do fotográfico na cena contemporânea” e é organizado pela revista Studium, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e Museu de Artes Visuais (MAV). A palestra de abertura foi concedida pelo professor Jorge Coli, que falou sobre “A fotografia, o tempo, a morte”. O evento prosseguiu com “Relatos e imersões em grandes eventos fotográficos”, em 16 de outubro.

“Encontro com o artista: trajetórias e processos criativos” acontecerá em 30 de outubro; “Coleções museológicas: perspectivas e ações”, em 6 de novembro. Paralelamente, ocorreu a mostra “O Personagem fotógrafo no cinema”, que foi de 13 a 16 de outubro, na Casa do Lago.

Fotografias de colecoes “Tesão no Forró”, Nair Benedicto da Coleção Rubens Fernandes Junior, “Luz Teimosa”, Fernando Lemos da Coleção Nakagawa Matuck, “Cabeças de Vento”, Ana Almeida da Coleção Eder Chiodetto, “Batida Policial aos Travestis e Prostitutas”, Juca Martins da Coleção Silvio Frota e “Paisagens Marinhas #1”, Cássio Vasconcelos da Coleção Joaquim Paiva