Jornada reúne pesquisadores da Unicamp, Chile e Argentina para discutir envelhecimento e clima

Com o objetivo de potencializar a relação entre pesquisadores, a Unicamp, por meio da Pró-Retoria de Pesquisa (PRP), recebeu, na manhã desta segunda-feira,Iván Palomo, da Universidade de Talca (Chile), e Benito Rafael Parés, da Universidade Nacional de Cuyo(Argentina). Com outros pesquisadores das instituições de ensino chilena e argentina, eles vieram à Unicamp para participar da “V Jornada Trinacional de Investigación", evento oganizado conjuntamente entre as três Universidades (Unicamp Talca e Cuyo), e que na Unicamp está sob a responsabilidade da PRP.

A Jornada prossegue até  na terça-feira (22), com vasta programação no Auditório “Zeferino Vaz” e na sala 17 do Instituto de Economia (IE). Em seu primeiro dia de realização, ela está repleta de palestras sobre envelhecimento humano. A mesa de abertura esteve composta por José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp, Gláucia Maria Pastore, Pró-reitora de Pesquisa, Iván Palomo (Talca) e Benito Rafael Parés (Cuyo).

Durante a cerimônia, o reitor Tadeu Jorge disse que “no mundo atual, ninguém desenvolve mais nada sozinho. É preciso colaboração com as universidades que têm destaque em suas áreas de atuação. É o caso da Universidade de Talca, da Universidade de Cuyo e da Unicamp. Esta Jornada entre as três universidades, entre os três países, busca uma interação entre os pesquisadores para que surjam trabalhos conjuntos que permitam, cada vez mais, qualidade para se produzir conhecimento em suas áreas de abrangência”.

Em sua fala, a Pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Maria Pastore, afirmou que a integração entre as três universidades resulta em projetos de importância, inclusive com a utilização de recursos naturais dos três países. “O aproveitamento dessa relação de pesquisa se transforma em produtos para a saúde e um melhor entendimeto do meio-ambiente”.

Os pesquisadores de Talca e Cuyo expressaram satisfação de estarem na Unicamp participando da Jornada. A primeira palestra desta manhã foi proferida por Palomo. O docente falou sobre “Envelhecimento saudável”. Na sequência, a professora Maria Irma Hadler (Unicamp) abordou “Envelhecimento e vida”. Conheça os demais temas que serão abordados nos dois dias de programação,

Cultural
Uma apresentação sonora e cênica do Coral Zíper na Boca abriu o evento com apresentação da peça “Te Quiero”, concebida por espanhóis e uruguaios. Além disso, o Zíper executou canções de Chico Buarque de Holanda, sob o comando da maestrina Vivian Nogueira.

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres