A obra Microbiologia Quantitativa do Processamento de Alimentos: Modelagem da Ecologia Microbiana acaba de ser lançada pela Editora Wiley, cujo título em inglês é Quantitative Microbiology in Food Processing: Modeling the Microbial Ecology of Foods. Foi editada pelo professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) Anderson de Souza Sant'Ana. O livro, que possui 696 páginas, pode ser adquirido em sites de compra e da Editora (nos formatos impresso e digital). O lançamento na Unicamp deve ocorrer no ano que vem.
O novo livro revela os efeitos das diferentes etapas do processamento e a ecologia microbiana dos alimentos, além de discutir aspectos contemporâneos de segurança e qualidade microbiológica. Segundo o autor, os microrganismos são essenciais à produção de alimentos como queijos, iogurte, pães, mas também podem levar à deterioração e a doenças por meio do seu consumo.
O conteúdo é focado no entendimento do efeito das operações unitárias (etapas do processamento) dos alimentos sobre a sua ecologia microbiana e mostra o quão relevante é unir conceitos de modelagem preditiva e de ecologia microbiana, a fim de esclarecer processos de deterioração e doenças causadas por microrganismos e como eles podem ser controlados. “Sabe-se que microrganismos são grandes responsáveis pela perda (deterioração) de alimentos no mundo todo. Eles também respondem pela mortalidade e morbidade em diversos países, em níveis preocupantes”, relata o docente da FEA.
O objetivo da obra, conforme ele, é aproximar conceitos através de técnicas como metagenômica, de grande relevância na atualidade. “Normalmente esses conceitos têm sido discutidos separadamente. O livro aponta que precisamos avançar para uma compreensão mais profunda sobre o papel dos microrganismos nos alimentos, se quisermos controlá-los ou manipulá-los melhor para o nosso bem”, comenta.