A equipe Unicamp Eucalyptus, time de futebol americano sediado na universidade, está iniciando os preparativos para disputar pela terceira vez consecutiva o Campeonato Paulista de Futebol Americano Flag 8x8. O presidente do Unicamp Eucalyptus e estudante do quinto ano de Engenharia Agrícola na Feagri, Celso Milaneto Junior, avalia que o interesse pelo futebol americano no Brasil está crescendo por causa da popularidade das transmissões da NFL no Brasil pela ESPN e Esporte Interativo. “Começamos a ver que o uso de camisas e bonés de times de futebol americano está crescendo. Não sei se todo mundo tem interesse de praticar o esporte, mas em Campinas estamos de portas abertas a quem desejar”, afirma Celso, que está na equipe faz três anos.
O sucesso do jogador Cairo Santos, kicker da equipe Kansas City Chiefs na NFL e primeiro atleta profissional brasileiro na liga norte-americana, também está aumentando o interesse pelo esporte no Brasil. “O fato do Cairo Santos estar na NFL está fazendo o esporte ser mais divulgado no Brasil”, avalia Celso Milaneto. O crescimento do interesse pelo esporte pode levar à criação de uma rivalidade em Campinas. Até 2016 o Unicamp Eucalyptus era o único time de futebol americano flag na cidade, e a partir deste ano terá a concorrência do Ponte Preta Gorilas, que está formando uma equipe nesta categoria.
Koalas
Fundado em 2011 por um grupo de estudantes do Instituto de Economia (IE), o Unicamp Eucalyptus possui esse nome pois os primeiros treinos foram realizados no bosque de eucaliptos existente atrás da unidade. Também conhecido pelo apelido de koalas, atualmente o plantel do time masculino conta com 35 atletas, sendo a grande maioria estudantes da Unicamp, mas com alguns membros da comunidade externa. Os treinos e jogos da equipe são realizados no campo da Faculdade de Educação Física (FEF). Alem do Campeonato Paulista de Flag, os koalas também disputarão em 2017 a Liga Universitária de Futebol Americano. O time feminino do Unicamp Eucalyptus foi formado em 2016 e já participou da Liga Universitária, e neste ano estréia no Campeonato Paulista Flag 5x5.
A apresentação para interessados pelo esporte e a seleção de novos atletas para as equipes masculina e feminina será realizado no dia 14 de março, às 19h30, na Unicamp. "Neste ano iremos fazer um recrutamento diferente. Faremos uma apresentação do time para os interessados, com a história do time e as adaptações de regras entre da categoria flag e da NFL. E em seguida iremos para o campo mostrar algumas posições, para a galera ter um contato com o esporte. Não iremos eliminar ninguém do processo seletivo, por isso chamamos de recrutamento", explica Celso Milaneto Junior. O Eucalyptus pede que os interessados em participar do processo seletivo colaborem com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade. Mais informações sobre a equipe e o recrutamento de interessados em serem novos atletas podem ser obtidas na página do Unicamp Eucalyptus.
Sobre o Futebol Americano Flag 8x8
Com algumas regras diferentes da categoria mais conhecida de futebol americano, praticada pela NFL, Superliga Nacional e também chamado de full pad, os atletas dos jogos de Flag 8x8 não usam capacete e shoulder pad. As interrupções de jogada ocorrem quando um atleta agarra uma fita, chamada flag, que fica presa na cintura dos adversários em vez de derrubar o jogador oponente, o tackle, tornando o jogo mais seguro e barato.
O jogo é dividido em quatro tempos de 10 minutos, com menos interrupções do cronômetro que deixam a disputa mais dinâmica. Os times também são divididos entre equipe de ataque e defesa, mas com oito atletas, em vez de 11 em campo. As posições são as mesmas, mas com a eliminação de alguns jogadores que possuem as mesmas tarefas em campo.
O Campeonato Paulista de Futebol Americano Flag será disputado a partir de março e contará com a participação de 34 equipes. Os times são divididos entre a Conferência Metropolis, que engloba a região metropolitana da Capital e Vale do Paraíba, e a Conferência Caipira, que abrange o restante do estado e onde o Unicamp Eucalyptus está sediado.