As peculiaridades do campus da Unicamp, o seu funcionamento, os programas que oferece, os indicadores de qualidade da instituição, a assistência, a pesquisa, a extensão, a saúde e tantos outros referenciais que emergem quando se fala da Universidade representam apenas uma pequena parte da totalidade das suas ações. Muitos ignoram informações simples que estão no dia a dia do campus e que até se interessariam em saber, principalmente os alunos recém-chegados à instituição.
Justamente para mostrar a engrenagem que está por detrás das ações cotidianas é que, pelo terceiro ano consecutivo, o Sistema de Bibliotecas da Universidade (SBU), em conjunto com o Programa Campus Tranquilo da Coordenadoria Geral (CGU), realiza o Programa de Recepção aos Calouros com informações úteis aos ingressantes. Desde cedo, nesta terça-feira (7), os alunos estavam sendo impactados com essa iniciativa no Ciclo Básico 2. Foram recepcionados com um caloroso cumprimento de boas-vindas e receberam as primeiras informações. No ano passado, cerca de cinco mil pessoas participaram das atividades.
Segundo a bibliotecária Maria Helena Segnorelli, coordenadora desse programa no SBU, a ideia é estar presente na vida desses alunos já nos seus primeiros dias na Universidade. “Temos informações estratégicas sobre aplicativos, horários, funcionamento dos restaurantes, das bibliotecas. É importante que logo convivam integrados a um conjunto de informações que estão à disposição deles de maneira concentrada”, conta. “Neste dia, até as 19 horas, vamos apresentar nossos produtos e serviços.”
Desde ontem (6), funcionários da Unicamp estão distribuindo kits com folderes, squeezes e informativos aos alunos. Aproveitando as ações do Planejamento Estratégico (Planes), especificamente o SBU, que reúne o complexo de bibliotecas da Universidade, está mostrando aos alunos como fazer a preservação dos acervos. Cada biblioteca recebeu vídeos ilustrativos de como se faz essa preservação e como lidar, por exemplo, com material bibliográfico.
O programa de preservação do acervo reúne profissionais das várias bibliotecas da Unicamp que, juntos, pensaram em diretrizes para fazer o melhor uso desses espaços no campus e de como preservar os seus acervos, que são de inestimável valor. “As bibliotecas das unidades têm horários de funcionamento variados. A BCCL, por exemplo, atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h45”, realça.
No Ciclo Básico, ao lado do estande do SBU, estava o estande do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom). A enfermeira Miriam Silva já dava instruções aos alunos que procuravam o local. Ela comentou que o centro dá atendimento gratuito à comunidade universitária e que hoje trouxe para esse espaço o Vidas, um veículo interno de atendimento em saúde. Trata-se de uma unidade volante, uma ambulância equipada para atender as diferentes intercorrências, clínicas e de trauma. O número de telefone do Vidas é (19) 3521-6000. O Vidas integra o Programa Campus Tranquilo e é coordenado pelo Cecom, com apoio do Serviço de Vigilância da Prefeitura do campus.
O Cecom também está fornecendo material explicativo sobre dengue, febre amarela, Aids e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que efetua testes de HIV, sífilis, hepatite B e C. O CTA realiza exames urgentes e sob agendamento gratuitos para alunos, professores e funcionários, e fica localizado no terceiro andar do Cecom.
O calouro Pedro Ramos, aluno do curso de Engenharia Mecânica, diz que está gostando muito de estudar na Unicamp e optou por esse curso devido à tradição da instituição. “Moro em SP e passei em outras universidades, mas escolhi ficar aqui depois de visitar o campus, que muito me surpreendeu. Em outras universidades, em geral existe apenas uma recepção aos calouros. Aqui na Unicamp temos diversas iniciativas que acabam ajudando a minimizar possíveis dificuldades de adaptação. Pedro já fez uma visitinha à Biblioteca Central 'Cesar Lattes'."
Maria Helena salienta que todos os alunos são bem-vindos às bibliotecas, pois seu corpo de funcionários estão disponíveis para acolhê-los. “Essa é uma atividade que fazemos com carinho e dedicação”, expressou. Ela ainda lembra que os alunos também podem acessar a Biblioteca Digital da Unicamp a fim de consultar dissertações e teses, e-books, periódicos eletrônicos. E mais ainda: "os alunos que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o Portal do SBU e acessar o seu chat, mediante o link 'Fale com o bibliotecário'. Oferecemos um atendimento profissional com respostas em tempo real, tudo para facilitar a vida do aluno”, garante.
Para a aluna de Pedagogia Natália Honório, que veio de Jacareí, SP, esse programa da Unicamp funciona como um importante suporte para os alunos, principalmente porque a Universidade recebe pessoas de diferentes cidades, Estados e países. "As pessoas de fato vão precisar de informações em algum momento de suas vidas. Eu precisei saber mais sobre a rede wi-fi Eduroam, mas tenho certeza de que não será minha última consulta”, frisa.
O Programa de Recepção aos Calouros da Unicamp recentemente foi contemplado com um prêmio no México, conta Regiane Alcântara, coordenadora do SBU. “Nosso objetivo é receber os alunos, ofertar informações e fazer do nosso trabalho uma referência para os alunos no campus e fora dele”, ressalta. Leia sobre o prêmio no México.