Galeria do Instituto de Artes recebe professores da rede pública de ensino

Autoria
Edição de imagem

A Galeria do Instituto de Artes (Gaia) iniciou os serviços de monitoria de seu Programa do Serviço Educativo em 2017 recebendo nesta quinta-feira (23) de professores da rede municipal de ensino de Campinas. Um grupo de 30 professores e monitores do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Aparecida Cassiolato, do bairro Jardim Santa Mônica, esteve em dois períodos visitando a exposição Experimentações da Arte em Projeto, mostra com os trabalhos dos formandos da Turma 2016 do curso de Artes Visuais da Unicamp.

Professores participam de visita monitorada na Galeria do Instituto de Artes
Professores participam de visita monitorada na Galeria do Instituto de Artes

A coordenadora do serviço educativo da Gaia, Walkiria Pompermayer Morini, explica que o espaço oferece capacitação para os professores e monitores da escola como forma de inspirar a realização de atividades de educação artística com seus alunos na CEMEI. “Nós apresentamos o espaço e o histórico da galeria. Depois fazemos a monitoria dos trabalhos em exposição, sobre técnica e linguagem artísticas. Por fim convidamos para fazer uma atividade prática no lado de fora sobre linguagens adotadas na exposição”.

As visitas monitoradas para as exposições da Gaia podem ser realizadas tanto para professores da rede pública quanto para os alunos, com abordagens diferentes de acordo com o público e a exposição em cartaz, acompanhados da equipe da Galeria e de monitores bolsistas SAE. “Estamos em contato com a equipe pedagógica da prefeitura, divulgando nossa programação de exposições, e os coordenadores pedagógicos repassam para as escolas, que nos procuram para agendamento”, explica Walkiria.

Professora da CEMEI Aparecida Cassiolato observa obra exposta na Gaia
Professora da CEMEI Aparecida Cassiolato observa obra exposta na Gaia

Para a coordenadora da Gaia, professora Ivanir Cozeniosque Silva, é muito significativo iniciar as visitas monitoradas do Programa do Serviço Educativo durante a exposição Experimentações da Arte em Projeto. “Essa exposição é importante para nós, pois fechamos o ciclo de alunos formandos de 2016 com uma mostra coletiva onde podemos dar um fechamento de sua formação artística. Cada aluno pode apresentar tudo que foi estudado e elaborado seu percurso de ensino no Instituto de Artes”. Ivanir destaca ainda a importância do serviço educativo da Gaia como forma de expor o conhecimento produzido dentro da universidade, podendo interagir com a sociedade e outras áreas da educação.

Obra exposta na Galeria do Instituto de Artes

A oportunidade de poder oferecer aos visitantes novas formas de ensino de educação artística e desenvolvimento cultural chama a atenção da professora Adriana Cristina Messiano, orientadora pedagógica da CEMEI Aparecida Cassiolato e responsável pela formação da equipe de educadores da escola. “Todo tipo de formação como essa enriquece o trabalho na escola. Esse contato é importante para os professores terem carga teórica e depois levarem para a sala de aula”, afirma Adriana, que avalia que o contato com a produção da universidade incentiva os professores e monitores a continuarem a sua própria formação e enquanto educadores.

Professores da CEMEI Aparecida Cassiolato visitam a Galeria de Artes do IA
Professores da Cemei Aparecida Cassiolato participam de visita monitorada na Galeria de Artes do Instituto de Artes

Saiba Mais
A Gaia criou o Programa do Serviço Educativo em agosto de 2011, com o objetivo de estimular, aprofundar e vivenciar propostas artísticas para públicos diversificados, promovendo a formação e o interesse cultural em artes plásticas. Nesse período recebeu alunos e professores das redes municipal e estadual de ensino da região de Campinas, além de alunos ligados ao Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Prodecad), Centro de Convivência Infantil (Ceci), e  Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp, Fundação Síndrome de Down de Campinas e escolas particulares.

O projeto educativo da Gaia pretende expandir os atendimentos, fomentando a formação de público a partir da aproximação com a arte contemporânea. Outras informações sobre o Programa do Serviço Educativo e outras atividades da Galeria podem ser obtidas pelos telefones 19 3521-6561 e 3521-7453, ou no site www.iar.unicamp.br/galeria.

Ivanir Cozeniosque Silva, coordenadora da Gaia
Walkiria Pompermayer Morini, responsável pelo serviço educativo da Gaia
Professores da CEMEI Aparecida Cassiolato observam obra exposta na Gaia
Professores da CEMEI Aparecida Cassiolato observam obra exposta na Gaia
Professores da CEMEI Aparecida Cassiolato observam obra exposta na Gaia
Visitantes da Gaia observam obra exposta
Adriana Cristina Messiano, orientadora pedagógica da CEMEI Aparecida Cassiolato
Professora da CEMEI Aparecida Cassiolato observa obra exposta na Gaia
Professores participam de visita monitorada na Galeria do Instituto de Artes
Visitante da Gaia observa obra exposta
Professores participam de workshop inspirado nas obras expostas
Professores participam de workshop inspirado nas obras expostas
Professores participam de workshop inspirado nas obras expostas
Professores participam de workshop inspirado nas obras expostas

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004