Ana Márcia Castillo resolveu fazer o sétimo curso “Rede de blogs de divulgação científica” por motivação pessoal, mas muito mais estimulada pelas suas divulgações em saúde da criança. Como enfermeira pediátrica, ela observa que essa área tem sido muito procurada pelos pais e professores que desejam sanar dúvidas a respeito do universo infantil. Nesta segunda-feira (28), último dia do curso, ela está concluindo o seu próprio blog e o seu trabalho, daqui para frente, será apenas alimentá-lo com conteúdos.
A enfermeira da Faculdade de Enfermagem (FENf) é uma das 161 participantes do curso desde 2015, organizado pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², em parceria com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e o Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação (Lantec). Uma média de 20 blogueiros de ciência participam do curso por semestre. Trata-se de uma rede de divulgação científica.
De acordo com Beatriz Jansen, coordenadora de projetos do (EA)2, essa colaboração tem sido bastante produtiva. "Já temos 270 posts de diversas áreas, 1.300 visitas, 97 blogs, sendo que 35 estão ativos e o restante em breve integrará essa rede", revelou. O público alvo é composto por docentes, mestrandos e doutorandos. O próximo curso está previsto para acontecer no mês de setembro. Tem duração de apenas três dias.
A iniciativa conta com a ajuda de instrutores voluntários. Começou de forma presencial, partiu para uma forma híbrida (ensino a distância - EAD e presencial) e hoje está sendo totalmente oferecido a distância. "Aconselhamos que apenas o primeiro encontro seja presencial, pois a equipe do Labjor fornece uma ampla explicação sobre as dificuldades de se realizar divulgações científicas”, disse Beatriz.
Essa rede é uma iniciativa pioneira no país, em âmbito acadêmico. É a primeira no Brasil entre as universidades estaduais públicas. O objetivo é propiciar aos participantes habilidades no manuseio da ferramenta e de seus recursos, além de problematizar a discussão sobre a importância de integrantes da Universidade divulgarem ciência e tecnologia para a sociedade numa linguagem de fácil assimilação. Graças à parceria com o Labjor, o curso chegou a uma linguagem mais atrativa.
O projeto teve início em 2015, com vistas à criação de uma plataforma ou de uma ferramenta que permitisse agregar diversos blogs de autoria de pesquisadores e de docentes da Unicamp. Teve como modelo o ScienceBlogs, ResearchBlogging, ScienceBlogging e o ScienceSeeker. A plataforma utilizada no momento é a Wordpress, que é totalmente gratuita, informou André Garcia, funcionário do (EA)2 e um dos instrutores do curso.
Os organizadores estabeleceram um regimento, no qual, para ser blogueiro de divulgação científica na Unicamp, é preciso necessariamente fazer esse curso. O parâmetro da divulgação é a Constituição de 1988. "Tudo o que se publica é responsabilidade de quem faz a publicação, porém existe uma ligação dessa pessoa com a Unicamp. Se ela colocar um post que ferir a Constituição, tem que responder por isso. Então todas as publicações precisam ser cuidadosamente pensadas e em conformidade com a Unicamp, que procura respeitar a Constituição brasileira", salientou a professora Beatriz.
A expectativa dos dirigentes do curso é ampliar o número de divulgadores. "A Unicamp mais uma vez sai na frente e a sociedade ganha”, ressaltou a coordenadora do (EA)2. Veja os blogs disponibilizados no site do (EA)2.