Morreu na última segunda-feira (3) o professor titular do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) Waldyr Alves Rodrigues Jr., aos 71 anos. Ele nasceu em Araraquara, em 1946. Bacharelou-se em Física pela USP, em 1968, e obteve um PhD pela Universidade de Torino, também em Física, em 1971. Professor titular desde 1986, foi um dos líderes do grupo de física-matemática do Departamento de Matemática Aplicada (DMA).
Entre outras funções administrativas, foi diretor do Imecc de 1994-1998 e vice-presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) de 1998-2000. Aposentou-se em 1998, mas permaneceu como colaborador do DMA, mantendo a produção científica, que lhe rendeu mais de uma centena de artigos, além do cargo de editor-chefe da revista Advances in Applied Clifford Algebras, que exerceu até 2015. Foi autor de diversos livros, entre eles The Many Faces of Maxwell e Dirac and Einstein Equations: A Clifford Bundle Approach, em 2007.
Entre os diversos trabalhos que encabeçou, liderou um projeto ambicioso envolvendo um time de especialistas e parceiros estratégicos - Steriwave Quantum Computing UK-Brazil e Unicamp, ao lado de Dario Sassi Thober (Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, de Campinas) e Walter Carnielli (do Centro de Lógica e Epistemologia da Unicamp). O projeto incluiu disciplinas como matemática, física, lógica, engenharia de processos e e-comércio, com foco especial para as áreas de lógica quântica e criptografia quântica e suas aplicações comerciais e industriais.
Recebeu em 2012 a prestigiosa medalha de honra da Universidade Paul Sabatier (Toulouse), por seus trabalhos sobre aplicações de álgebras de Clifford à Física-Matemática. Em 11 de setembro de 1999, o jornal Folha de São Paulo, publicou uma relação dos físicos mais citados do país. Waldyr Alves Rodrigues Jr. figurava nessa relação entre os mais destacados.