Estudantes da Unicamp irão trocar 1 kg de alimento por canecas durante a Campanha Dia Sem Copo, encabeçada pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e que acontece na segunda-feira, dia 5 de junho. A ação integra a IV Semana do Meio Ambiente (SMA) e será realizada nos restaurantes do campus de Barão Geraldo, em Campinas. A ideia é que aos poucos os copos descartáveis sejam retirados de circulação, reduzindo pelo menos 70% do consumo. De acordo com Juliano Finelli, coordenador do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), órgão da CGU, a campanha está na primeira edição. “Temos desenvolvido ações que ajudam a instituição a seguir rumo à meta de ser uma universidade sustentável”, diz.
Um copo descartável leva 100 anos para se decompor. E são cerca de 3 milhões de copos descartáveis/ano destinados ao aterro provindos só dos restaurantes da Unicamp, sem falar dos mais de 12 milhões da Universidade como um todo. Os copos do restaurante representam 22% do consumo da Universidade. Os alimentos arrecadados na semana serão destinados ao banco de alimentos da Ceasa (Centrais de Abastecimento de Campinas), que tem várias entidades carentes cadastradas. No segundo semestre, a expectativa é conseguir que toda a comunidade seja atingida dentro dos refeitórios, inclusive em Piracicaba e Limeira.
NÚMEROS DE 2016
- Na Unicamp: 121.470 centos de copos descartáveis.
- Nos restaurantes universitários: 27.565 centos (equivalente a 22% do consumo da Universidade).
- Em valores reais, a Unicamp gastou no ano R$ 267.234,00, sendo que os restaurantes R$ 60.643,00. Esse valor deve sofrer reajuste.