Fórum mostra que jogos devem ser alinhados à realidade da educação brasileira

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“Jogo e escola” foi tema do Fórum Permanente realizado nesta terça, dia 6, no Centro de Convenções. Organizado pela Faculdade de Educação Física, contou com expositores de diversas instituições, inclusive internacionais. De acordo com Elaine Prodócimo, organizadora do evento, o potencial do jogo dentro de espaços formais de aprendizagem é subaproveitado. “A possibilidade do lúdico como conteúdo, instrumento pedagógico e desenvolvimento cognitivo é imensa, mas deve ser repensada na prática e alinhada à realidade da educação brasileira”, afirma a professora.

Regina Grando, presidente da Associação Brasileira de Educação Matemática, participou do Fórum e concorda que jogar é correr risco, experimentar, testes hipóteses e se aproximar do pensamento científico. “O jogo dá uma visão mais ampla do pensar e interpretar”, reflete a professora, que também atua na Universidade Federal de Santa Catarina. Ela ainda lembra a expressão conhecida entre pesquisadores da área, criada pela professora Ana Lúcia Petty: “Qualquer jogo mas não de qualquer jeito”, alertando sobre a necessidade de capacitação profissional, criatividade e reconhecimento do lúdico como processo de aquisição de experiências e conceitos. O evento ainda contou com conferências sobre novas tecnologias, jogo e psicanálise e exemplos de práticas pedagógicas.

Veja mais na reportagem da TV Unicamp

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Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004