O Ambulatório de Planejamento Familiar da Unicamp, ligado ao Hospital da Mulher “Prof. Dr. J.A. Pinotti” – Caism, convida mulheres com idade entre 18 e 40 anos, laqueadas ou usuárias de DIU de Cobre, para participar voluntariamente de uma pesquisa para o uso de um novo medicamento anticoncepcional. O projeto é intitulado “Estudo para avaliar a supressão da ovulação pós-administração única subcutânea de várias doses de depo-provera”, cujo pesquisador é o docente Luis Guillermo Bahamondes.
Mais de 40 milhões de mulheres usam anticoncepcionais injetáveis no mundo, sendo a depo-provera (o acetato de medroxiprogesterona – AMPD) o mais popular, com ação por pelo menos três meses, quando injetado por via intramuscular. Apesar do uso amplo e crescente, ele traz muitos efeitos colaterais, incluindo distúrbios como sangramento, ganho de peso, efeitos metabólicos e redução da densidade óssea.
Uma maior redução da dose contraceptiva continua a ser um objetivo para reduzir os efeitos e aumentar a sua aceitabilidade. A ideia do estudo é avaliar a qualidade do muco cervical em mulheres com ovulação iminente no abdômen em idade reprodutiva com um ciclo menstrual prévio com ovulação confirmada. As interessadas devem entrar em contato, para outras informações, pelos telefones (19) 3289-2856 ou 3521-7087 das 8 às 16:30h.