Tese de doutorado defendida na Unicamp resultou no livro Videogames e arte: discussões sobre paradigmas e complexidades possíveis, de autoria da designer e doutora em artes visuais Julia Stateri, que será lançado no dia 11 de agosto nas principais plataformas de venda e leitura digitais. O livro tem prefácio do professor do Instituto de Artes (IA) Edson do Prado Pfützenreuter, que orientou a autora no doutoramento e também no oferecimento do curso “A complexidade sensível: Um paralelo sobre videogames e arte”, pela plataforma Coursera, com apoio do IA e das Pró-Reitorias de Pesquisa (PRP) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), bem como da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp).
Segundo Julia Stateri, foi devido ao sucesso do curso, que ultrapassou a marca de mais de 11 mil inscritos em 58 países, que surgiu a proposta de publicar o resultado destas experiências no formato de um livro digital, acessível para toda a comunidade interessada na relação que os videogames estabelecem com a arte. “A ideia é tratar de conceitos que estão presentes na intersecção dos campos dos videogames e da arte. Falar dessa relação dentro do contexto acadêmico e também do mercado, já que ambos levantam questões particulares quanto à produção e o consumo”, explica a autora.
O livro já se encontra em pré-venda (com 33% de desconto) nas lojas online da Livraria Cultura, Saraiva, Amazon, Apple, Kobo, Google e Wook (em Portugal).