O Centro Ciências Letras e Artes de Campinas (CCLA) exibirá a partir do dia 16 de agosto a exposição Eustáquio Gomes: cronista – jornalista – escritor. A mostra, que reúne a produção literária do autor, incluirá livros, crônicas, jornais e revistas. Segundo seu curador, João Antonio Buhrer, a exposição procurará dar uma noção da atuação de Eustáquio na imprensa diária e institucional, além de sua contribuição como cronista e escritor.
Eustáquio Gomes, nos 28 anos que dedicou à Unicamp, estruturou e coordenou a área de comunicação da Universidade. Publicou 16 livros, entre eles O Mandarim: História da Infância da Unicamp, e mais de 800 crônicas no jornal Correio Popular, além de colaborar com O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde.
“O projeto de homenagear e tentar dar uma visão geral da produção do Eustáquio vem de há muitos anos, bem antes de seu falecimento, que nos pegou de surpresa, assim tivemos que adiar o projeto, e só agora prosseguimos com ele”, afirmou Buhner. A mostra faz parte de um programa do CCLA que procura dar sentido a obras ou autores por meio de exposições. Entre elas, já foram realizadas exposições sobre Arte Postal, 50 Anos do Cineclube Universitário em Campinas, Valêncio Xavier e Angelo Agostini.
Os escritores Régis de Morais e Roberto Goto participarão da abertura, no dia 16, às 18 horas, contando histórias sobre o homenageado. A mostra é gratuita e poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Centro de Ciências Letras e Artes.
Leia mais sobre Eustáquio Gomes no Jornal da Unicamp.