Estudar na Unicamp antes mesmo de prestar o vestibular, poder participar das atividades nos diferentes laboratórios, desenvolver projetos sob orientação de professores e pesquisadores, conhecer os recursos humanos da Universidade e trocar experiências com professores, alunos e funcionários. Essas são apenas algumas das possibilidades oferecidas aos alunos da rede pública de ensino dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM), conduzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e CNPq.
Na manhã desta quarta-feira (2), duas celebrações do programa ocorreram nos auditórios do Centro de Convenções da Universidade: o encerramento da 10ª edição do programa e a abertura da 11ª edição, momento em que acabam de chegar à instituição 241 novos estudantes (veja outros números no final do texto). Após a programação, os alunos receberam certificados.
Participaram da solenidade por parte da Unicamp o reitor Marcelo Knobel, a coordenadora geral da Universidade Teresa Dib Zambom Atvars, o pró-reitor de Pesquisa Munir Skaf, o pró-reitor de Pós-Graduação André Tosi, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Fernando Hashimoto e Edvaldo Sabadini representando a Pró-Reitoria de Graduação. As Secretarias de Ensino de Campinas, Limeira e Piracicaba também enviaram representantes. Participaram ainda do evento outras autoridades, convidados, visitantes, professores e alunos.
Para Munir Skaf, pró-reitor de pesquisa da Unicamp, essas celebrações têm sido edificadoras para os alunos, tanto para a sua formação acadêmica quanto cidadã. Segundo ele, esse evento tem crescido a cada ano e também conta com importante participação dos membros da comunidade universitária. Munir desejou que os estudantes aproveitem ao máximo tudo o que foi planejado para eles. "Desfrutem da Unicamp como se fosse a escola de vocês. Que tenham um ano proveitoso de trabalho conosco”, afirmou Munir, ao dar as boas-vindas aos novos alunos e ao se despedir dos alunos da edição anterior. Ao todo, neste ano são 77 projetos que foram aprovados.
Paulo Rogério da Silva da Silva, Luciana Maria Vitória e Eliana da Silva, respectivamente da Diretoria de Ensino Campinas Oeste, da Diretoria de Ensino de Piracicaba e da Secretaria de Educação de Campinas, agradeceram a Unicamp por essa iniciativa de se mostrar para os alunos egressos de escolas públicas e de lhes acrescentar um conhecimento a mais do que eles têm conseguido obter na escola.
O reitor da Unicamp cumprimentou o público e fez um apelo para que os alunos considerem a possibilidade de prestarem o Vestibular 2018 da Universidade. Contou que as inscrições já estão abertas desde a última segunda-feira e que no momento são 18 mil candidatos inscritos. Informou que 40% das inscrições vêm de escolas públicas de todo Brasil. Revelou ainda que a Unicamp tem alguns programas de inclusão social, entre eles o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) e a distribuição de cotas étnico-raciais.
Marcelo Knobel disse que na Universidade os alunos poderão trabalhar em grupos de pesquisa, estudar o método científico, aprender a resolver problemas, fazer cálculos. “Mas muitos têm uma visão romântica da atividade científica. Só que 99% do tempo dessa atividade é gasto fazendo cálculos, consultando a literatura, checando dados e estudando muito. Isso é necessário para, num momento seguinte obter resultados significativos, ou não. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento da cidade, do país e do mundo”, ressaltou.
Kyendora Guimarães e Vitória dos Santos foram as oradoras da 10ª turma do Pibic-EM. Isabela Cavalcanti, 16 anos, da Etec "Trajano Camargo", de Limeira, elogiou o programa da Unicamp dizendo que ele foi fundamental para que ela decidisse estudar aqui. “Fiquei na área de engenharia de manufatura da FCA, onde aprendi a trabalhar com gráficos em engenharia. Pretendo estudar química."
Lucas Martins, 17 anos, estudante do Colégio Jandira, de Limeira, comentou que o maior ganho foi ter tido contato com o ambiente onde a pesquisa é realizada. "Graças a esse contato, pretendo estudar engenharia química na Unicamp", contou. José Marques Braga, 16 anos, da Escola Pedro Crem, de Charqueada, SP, está participando pela segunda vez do programa. “O Pibic-EM me abriu várias portas e perspectivas perspectivas no pensar. Não imaginava a possibilidade de ter passado esse ano aqui, mas me orgulho muito disso. Meus pais também estão realizados”, informou.
Como participar
As inscrições para o Pibic-EM devem ser realizadas pelas escolas públicas de ensino médio, vinculadas às Diretorias de Ensino Leste e Oeste (Campinas, Jaguariúna Valinhos e Vinhedo), Limeira e Piracicaba. Cada escola pode inscrever no máximo seis estudantes, através de formulário eletrônico, disponível no site da PRP.
O histórico escolar do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de cada aluno (arquivo PDF) deve ser anexado no momento da inscrição. A escola poderá indicar estudante que já esteja participando do programa, desde que atenda aos requisitos apresentados em edital. No entanto, não será garantida a vaga no programa/projeto.
O objetivo desse programa é atender estudantes, procurando identificar e estimular novos talentos para os diferentes campos do conhecimento. Também visa estreitar o contato entre a Universidade e os professores do ensino médio da rede pública de Campinas e região, para aperfeiçoamento dos conteúdos curriculares e melhoria das práticas de ensino de ciências.