Fernando Galembeck e Marisa Lajolo lançam novos livros

Autoria
Edição de imagem

 

O professor Fernando Galembeck
O químico da Unicamp Fernando Galembeck

Dois docentes da Unicamp acabam de lançar obras novas. O professor titular do Instituto de Química (IQ) da Unicamp Fernando Galembeck lançou recentemente o livro Chemical Electrostatics – New Ideas on Electrostatic Charging: Mechanisms and Consequences. Escrito em coautoria com Thiago A.L.Burgo (do Departamento de Física do Centro de Ciências Naturais e Exatas – CCNE da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM), a obra já está disponível em eBook ou em livro impresso, no site da Springer International Publishing. Marisa Lajolo (do Instituto de Estudos da Linguagem - IEL da Unicamp) e Regina Zilberman (da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) acabam de dar à luz a obra intitulada Literatura Infantil Brasileira: Uma Nova/Outra História, pela PucPress FTD.

No livro de Galembeck e Burgo, são fornecidas novas pistas sobre a complexidade e as consequências dos fenômenos eletrostáticos em sólidos e líquidos. Descreve-se o rápido desenvolvimento na área desde a década de 1990, ainda relativamente desconhecido para a maioria dos pesquisadores e engenheiros. Os autores fazem uma crítica bem-fundamentada da ideia de que substâncias puras seriam eletricamente neutras, bem como os materiais, a água e o ar do nosso ambiente. Mostram que a partição e excessos de carga elétrica são sempre esperados, considerando o potencial eletroquímico das substâncias sob potenciais eletrostáticos diferentes de zero, que é a característica prevalente em toda a superfície do planeta.

Os autores sugerem ainda que, quando aplicados aos fenômenos eletrostáticos, esses conceitos permitem o melhor entendimento de diversos problemas que dividiram cientistas por séculos, como a questão da natureza dos portadores de carga em materiais isolantes. Também avançam na descrição de aplicações recentes como a extração de energia do ambiente, a produção de energia verde, a otimização do uso de energia, o saneamento e controle de pestes e a possibilidade do controle da eletricidade atmosférica e sua utilização em engenharia do clima.

A obra, que tem como público-alvo pesquisadores e engenheiros que atuam em P&D, alunos de pós-graduação e professores, promove uma exposição sistemática dos desenvolvimentos recentes em eletrostática a partir de uma perspectiva físico-química. Derruba paradigmas em Eletrostática usando argumentos de físico-química de superfícies e mecanoquímica de polímeros. 

“Escrever esse livro era um projeto já antigo, mas eu nunca encontrava o tempo necessário para isso. Em 2015, uma inesperada liberdade me permitiu dedicar-me ao livro, colaborando com o Thiago Burgo. Trabalhei com ele nos últimos dez anos, quando ele foi pós-graduando e postdoc na Unicamp e no Argonne National Laboratory. Recolhemos informação de muitas áreas, sobre fenômenos atmosféricos, da crosta terrestre, das águas do planeta, da Lua e de outros planetas e de seres vivos, separados em muitas disciplinas científicas e de engenharias. Também recolhemos muita informação obtida em laboratórios, até aqui desconexa. Organizamos estas informações, o que hoje nos permite propor novos caminhos científicos, juntamente com novas aplicações dos resultados da pesquisa recente. Tudo isso está sistematizado nesse livro”, revela Fernando Galembeck.

Obra nova de Fernando Galembeck e de Burgo
Obra nova de Fernando Galembeck e de Burgo

Serviço
Livro: Chemical Electrostatics - New Ideas on Electrostatic Charging: Mechanisms and Consequences
Autores: Fernando Galembeck e Thiago A. L. Burgo
Editora: Springer Internacional Publishing
Páginas: 230
Preço: 129 USD capa dura e 99 USD em e-Book (incluso o frete)
 

Literatura Infatil

A professora da Unicamp Marisa Lajolo
A professora da Unicamp Marisa Lajolo

A obra de Marisa Lajolo e de  Regina Zilberman – Literatura Infantil Brasileira: Uma Nova/Outra História – é prefaciada por Roger Chartier, historiador francês vinculado à atual historiografia da Escola dos Annales. Pode ser encontrada em versão impressa (Fnac, Livraria Cultura, Livraria Nobel, Livraria Saraiva, Submarino) ou digital ao custo de R$49,90.

Na publicação, as autoras discutem as novas perspectivas assumidas pela literatura infantojuvenil brasileira contemporânea. Oferecem ao leitor um instigante percurso por livros impressos e digitais dos últimos 30 anos no Brasil, discutindo rumos e práticas destas produções literárias.

Apesar de constituir uma obra independente e autorreferenciada, ela dialoga com outros livros, especialmente Literatura Infantil Brasileira: História e Histórias (1984) e Um Brasil para Crianças (1986). “Com este título, fechamos o ciclo iniciado em 1984 com Literatura Infantil Brasileira: História e Histórias, da Editora Ática”, conta Marisa Lajolo, que é escritora, crítica literária e pesquisadora.

Veja versão em eBook a seguir:

Amazon
Kobo
Google Play
iTunes

Obra inédita de Marisa Lajolo e Zilberman
Obra inédita de Marisa Lajolo e Zilberman

Serviço
Livro: Literatura Infantil Brasileira: Uma Nova/Outra História
Autores: Marisa Lajolo e Regina Zilberman,
Editora: PucPress FTD
Preço: R$49,90

Imagem de capa
Marisa, Galembeck e os livros publicados

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004