A Unicamp assinou na tarde desta quinta-feira, (17), um acordo de cooperação para a disponibilização de acesso aos cursos online da Universidade Caixa Poder Público (UCPP). O documento foi assinado no Gabinete do Reitor pelo professor Marcelo Knobel e pelo gerente executivo da área de Negócios do banco, Celso Nucci. A UCPP oferece cursos voltados para capacitação de técnicos e gestores dos poderes públicos em nove categorias: habitação, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento pessoal, inovação e melhoria de processos, mobilidade urbana, saneamento, gestão de convênios e contratos, programas sociais e gestão pública. A Unicamp é a primeira universidade pública a assinar o acordo com a Caixa.
A reunião para a assinatura também serviu para a discussão de outros assuntos como a intermediação de recursos para a conclusão ou realização de obras de infraestrutura da Universidade além de novas cooperações nas áreas esportiva e cultural. Participaram os professores Roberto Paes, da Diretoria Executiva de Administração (DEA) e Fernando Hashimoto, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), além do assessor da DEA Eduardo Spinelli e Mônica Rovigati, da Escola de Educação Corporativa (Educorp), que irá gerenciar o projeto.
O reitor Marcelo Knobel falou na reunião sobre a importância da universidade se aproximar da Caixa e buscar alternativas de ampliar a cooperação. O banco designou uma funcionária que passará um dia por semana na Unicamp, como forma de facilitar a comunicação entre as duas instituições.
“A universidade tem condições de se habilitar a buscar recursos e a Caixa faz essa assessoria intermediando repasses de 18 ministérios”, ressaltou o superintende regional do banco, Sérgio Scramin. Além do acesso aos cursos da Universidade Caixa, Scramin afirmou que a instituição deverá oferecer para a Unicamp palestras sobre o sistema previdenciário e questões habitacionais, entre outras. “Somos um banco público assim como a Unicamp é uma instituição pública, portanto temos a necessidade de juntar esforços”, observou. Durante a reunião também foi discutida a possibilidade da Unicamp ofertar cursos para a Universidade Caixa Poder Público.
Confira a relação de cursos:
Desenvolvimento Pessoal:
- A arte de falar em público (6 horas);
- Apresentação pessoal e noções de Cerimonial (8 horas);
- Comunicação e linguagem (4 horas);
- Comunicação e Relacionamento Interpessoal (4 horas);
- Matemática Financeira (20 horas);
- Negociação (10 horas);
- Comunicação eficaz (10 horas);
- Prevenção a DORT/LER (2 horas);
* Inovação e Melhoria de processos:
- Inovação (8 horas);
- Noções de gerenciamento de projetos (1 horas);
- Fundamentos do Gerenciamento de Projetos I (8 horas);
- Fundamentos do Gerenciamento de Projetos II (10 horas);
*Gestão de Pessoas e liderança:
- Confiar e Relacionar (1h40minutos);
- Liderança Transformadora (1 hora);
- Feedback – Ferramenta em Desenvolvimento (5 horas);
* Gestão Pública:
- Instrumentos para entender a Gestão Pública (40 horas);
- Cartilha Referencial Concessões e Parcerias Público-Privadas (sem referência de horas);
* Gestão de Convênios e Contratos:
- Ordem bancária de transferências voluntárias – OBVT (1 hora);
* Habitação:
- MCMV – Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) (sem referência de horas);
* Programas Sociais:
- Cadastro Único – CADUN (12 horas);
- Sistema de Benefícios ao Cidadão – Sibec (16 horas);
* Desenvolvimento Sustentável:
- Cartilha Cidades sustentáveis (sem referência de horas);
- Cartilha iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (sem referência de horas).