Unicamp participa da construção do projeto Corredor Cultural

Autoria
Edição de imagem

A divulgação, o fomento e a ampliação da oferta de atividades culturais e artísticas entre as universidades públicas da região sudeste é parte dos objetivos do Corredor Cultural, projeto de intercâmbio e extensão universitária interinstitucional que a Unicamp está participando e promovendo. Impulsionado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas – Regional Sudeste (Forproex Sudeste), o Corredor Cultural começou de forma piloto em 2015, e no biênio 2016/2017 passou a atuar de forma institucionalizada, tendo recebido financiamento por meio do Ministério da Cultura.

Os eixos de atuação do Corredor Cultural buscam a realização de mostras e exposições artísticas, cursos e oficinas, e apresentações musicais e cênicas. O projeto propõe desenvolver atividades culturais, estimulando a promoção e o desenvolvimento de iniciativas e grupos artísticos dentro das universidades, sejam eles ligados a cursos das áreas de artes ou não.

Apresentação do Festival Corredor Cultural na Unicamp
Apresentação do Festival Corredor Cultural na Unicamp

Os estudantes que atuam de alguma forma no projeto participam de oficinas de capacitação. “O projeto não é apenas para produzirmos um show, e  sim para pensarmos o ambiente acadêmico em que o espetáculo está inserido, quais os objetivos que temos e quais as possibilidades de dialogo com a sociedade", explica Carmen Lúcia Rodrigues Arruda, responsável na Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) pela divulgação no Corredor Cultural. “O principal objetivo é pensarmos a promoção da arte e da cultura na formação da cidadania."

Os grupos de estudantes selecionados têm a possibilidade de se apresentarem, tanto em suas universidades quanto nas demais instituições que atuam no projeto. Alguns exemplos da participação da comunidade da Unicamp no Corredor Cultural foram a exposição “Derivas Continentais”, dos artistas plásticos Felipe Castro e Fernanda Flores; e a peça "A peleja de Maria Bonita pelo amor de Lampião", das atrizes Débora Bettiol e Laura Tomé, que foi encenada no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ). Da mesma forma o Grupo de Percussão do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia, se apresentou para a comunidade da Unicamp.

Encontro entre bolsistas e gestores do Corredor Cultural
Encontro entre bolsistas e gestores do Corredor Cultural

No ultimo sábado (26) foi realizado na Unicamp um encontro com representantes bolsistas e gestores das instituições participantes do projeto. E no dia seguinte foi realizado o primeiro Festival Corredor Cultural na universidade, na Praça da Paz, com apresentações de grupos que desenvolvem atividades musicais e teatrais na Unicamp e nas universidades federais do ABC, Lavras e Uberlândia. Também fez parte da programação a realização de oficinas de origami, pífano e malabares. O festival contou com o apoio da Prefeitura do Campus e do Projeto Conexão Cultural. “O festival na Praça da Paz foi uma experiência muito positiva", avaliou Margareth Junqueira, coordenadora geral do projeto Corredor Cultural.

O produtor cultural Ivanei Salgado, representante da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que veio acompanhar o encontro e o festival na Unicamp, explica que o Corredor Cultural se propõe a mapear a produção cultural das instituições públicas de ensino superior da região sudeste, levando o intercâmbio de grupos culturais. 

Apresentação do Festival Corredor Cultural na Unicamp
Público presente no Festival Corredor Cultural na Unicamp

Já para André Couto, professor e chefe do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários do Cefet-RJ, destaca que o projeto colabora com a formação cultural dos estudantes. “É importante perceber que esse projeto permite o contato com o público de fora das universidades. Não é apenas um evento interno das instituições. O Corredor Cultural tem como papel agregar esforços para abrir as universidades para o público externo”.

Saiba mais sobre o projeto Corredor Cultural.

Músico se apresenta no Festival Corredor Cultural
Público acompanha apresentação no Festival Corredor Cultural na Praça da Paz
Músico se apresenta no Festival Corredor Cultural
Oficina de malabares na Praça da Paz
Oficina de pífanos na Praça da Paz
Banda se apresenta na Praça na Paz
Músico se apresenta no Festival Corredor Cultural
Público acompanha apresentação no Festival Corredor Cultural na Praça da Paz
Músico se apresenta no Festival Corredor Cultural
Margareth Junqueira, da Diretoria de Cultura da Unicamp
André Couto, do Cefet-RJ
Carmen Lúcia Rodrigues, a Malu, da Diretoria de Cultura da Unicamp
Ivanei Salgado, da Unifal

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004