O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) realizou nesta sexta-feira (29) o workshop Matemática, Aplicações e Sociedades Científicas com o objetivo de debater a relação entre as pesquisas desenvolvidas na Unicamp sobre a matemática com as entidades de pesquisadores de outras áreas do conhecimento.
Segundo Carlile Lavor, professor do Departamento de Matemática Aplicada do Imecc e organizador do evento, a proposta foi aproveitar o início das comemorações de 50 anos de fundação do instituto para aproximar as atividades desenvolvidas pelos pesquisadores da Unicamp das sociedades científicas que de alguma forma atuam com a matemática. "Queremos discutir qual a relação entre a matemática dentro dessas sociedades científicas, pois a matemática pode servir de elo entre elas", explicou. “A nossa relação entre a SBM e SBMAC já existe há um certo tempo. Mas a intenção é estendê-la para as demais entidades, justamente porque todas precisam da matemática. A matemática poderá ganhar novos problemas relacionados a outras áreas de pesquisa e, por outro lado, essas novas áreas poderão ter ajuda dos matemáticos”, avalia o professor Carlile, que lembra ainda que vários problemas complexos da realidade estão na fronteira entre as áreas clássicas do conhecimento científico.
O workshop do Imecc vai ao encontro do Biênio da Matemática 2017-2018, uma série de ações e eventos nacionais e internacionais que pretende fazer uma reflexão sobre a matemática no ambiente do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. Entre os eventos que devem ocorrer no próximo período estão a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 23 a 29 de outubro, cujo tema deste ano será A Matemática está em Tudo. Em agosto de 2018, também será realizado o Congresso Internacional de Matemáticos no Rio de Janeiro e em setembro de 2018 o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), que será sediado na Unicamp.
Estiveram presentes no auditório do Imecc representantes da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), Associação Brasileira de Estatística (ABE), Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Sociedade Brasileira de Física (SBF), Sociedade Brasileira Pesquisa Operacional (Sobrapo) e da Federação Internacional das Sociedades de Investigação Operacional (Ifors).