Há aproximadamente dois anos, um grupo de ex-alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, praticantes de basquetebol, se organizou para fazer uns "rachões" com os novos alunos da faculdade. O grupo foi liderado pelo radiologista Heitor Okanobo, da turma 37, que há alguns anos reside e trabalha nos Estados Unidos.
“Quando eu vinha para Campinas, aproveitava para jogar com os colegas. Isso acabou gerando um grupo com quase 30 participantes. Queremos motivar a nova geração de alunos à prática do esporte, especialmente o basquete”, disse Okanobo.
De acordo com o médico e chefe da disciplina do trauma da FCM, Gustavo Pereira Fraga, no mês passado, foi realizado em Barretos, a XI Intermed. A Medicina da Unicamp não participou, pelo terceiro ano consecutivo. Isso fez com que alguns ex-alunos, incluindo docentes, se mobilizassem para discutirem com os atuais atletas algumas ações para estimularem a prática de esportes e integração na FCM.
No dia 14 de setembro foi realizado, na FCM, uma primeira reunião para saber como os egressos poderiam ajudar o time atual de basquete masculino da faculdade, que conta atualmente com apenas dez atletas.