Trinta e seis horas de trabalho ininterrupto no Instituto de Computação (IC) da Unicamp. Essa é a proposta do evento Hack the Campus, um hackathon focado em transparência e open data, que começa nesta sexta-feira (27) e que prossegue até domingo (29), às 15 horas. A cerimônia de abertura pcorre às 21 horas, no auditório IC 3. Trata-se de uma experiência de dados, entremeada com palestras, workshops, experiência de inovação. Cerca de 85 alunos vão trabalhar com esses dados produzindo ferramentas e fazendo novas descobertas acerca da Unicamp. Veja a programação.
Segundo o diretor do IC, professor Rodolfo Jardim de Azevedo, os alunos que participarão desse evento irão trabalhar com dados abertos da Universidade, como por exemplo dados acadêmicos, folha de pagamento. "Essa é a primeira vez que esse evento é sediado pelo nosso instituto. A ideia também é construir um novo portal de transparência para a instituição", ressaltou.
No Hack the Campus, as três equipes com os melhores projetos receberão prêmios dos patrocinadores, como In Metrics e Microsoft. Caberá ao primeiro colocado um prêmio no valor de 1.000 reais, para o segundo 600 reais e para o terceiro 400 reais. "A Unicamp é uma instituição pública e tem procurado prestar contas à sociedade. Logo, acreditamos que esse o Hack the Campus abrirá mais essa outra oportunidade", afirmou o diretor do IC.