Cerca de 700 estudantes de ensino fundamental e médio de 12 escolas da região estiveram nesta quinta-feira (23) na Unicamp para o I Festival de Química. Entre repolhos, vinagres e folhas de papel alumínio, as crianças foram convidadas a realizar experimentos e aprenderam que a ciência está no seu dia a dia. “A ideia é mostrar como a ciência pode ser divertida e, particularmente, a química. Queremos fomentar o gosto pela ciência e a curiosidade. As crianças estão delirando!”, contou a coordenadora do evento Cátia Ornelas. O evento, patrocinado pela Sociedade Americana de Química (ACS na sigla em inglês), faz parte das comemorações dos 50 anos do Instituto de Química (IQ) da Unicamp.
Para a estudante de licenciatura em química e física da Faculdade Educação (FE), Letícia Moreira, o festival foi também uma oportunidade de aprender a ensinar e entrar em contato direto com as crianças. “É muito bom poder apresentar a química de forma simples e ver como as crianças ficam interessadas. Elas saem daqui querendo estudar e reproduzir os experimentos em casa”, afirmou. O I Festival de Química contou com a participação de mais de 50 voluntários, entre professores e estudantes de graduação e de pós-graduação. “Os professores do instituto estão maravilhados com a alegria e a dinâmica que as crianças trouxeram aqui para o nosso ambiente de trabalho”, comentou Ornelas.
Os professores Caio Oliveira e Paulo César de Souza Filho, dos Departamentos de Química Orgânica e Inorgânica respectivamente, propuseram para as crianças o experimento Mensagem Secreta. Em folhas de papel alumínio, as crianças eram convidadas a escrever mensagens com o dedo molhado em suco de limão. A mensagem só era revelada após a solução de hidróxido de sódio ser borrifada sobre o papel. “Eventos como esse festival são da maior importância, por mostrarem para os estudantes de ensino médio e fundamental que a ciência não é algo distante de suas vidas”, destacou Oliveira.
Marilda Scarabelli, professora de português, matemática e ciências do segundo ano da Escola Estadual "Físico Sérgio Pereira Porto", conta que muito do que os estudantes veem aqui pode ser utilizado para desenvolver conceitos e conteúdos em sala de aula. “Eles participam bastante, ficam empolgados e acabam aprendendo muita coisa interessante”, comenta.
O Festival de Química é promovido pela ACS desde 2010 e já atingiu mais de 58 mil participantes em todo mundo. Além de treinamento aos organizadores, a ACS oferece auxílio financeiro para realização do evento fora dos Estados Unidos. A Unicamp foi a primeira sede do evento no Brasil. Sabia mais detalhes sobre os editais no site.