A Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e a Escola de Educação Corporativa (Educorp) promoveram nesta quinta-feira (23) um encontro para apresentar o processo de implementação da nova gestão estratégica da Unicamp. Realizado auditório da Educorp, o encontro reuniu diretores de unidades, ATUs, ATDs e outros funcionários envolvidos nesse processo em seus órgãos e unidades. De acordo com a coordenadora-geral da universidade, professora Teresa Dib Zambon Atvars, os projetos estratégicos criados são alinhados ao planejamento já aprovado pelo Conselho Universitário referente ao quadriênio 2016/2020.
Esse processo envolve quatro pilares fundamentais para a gestão estratégica: a implantação da chamada Universidade Digital 2020, que buscará informatizar os processos administrativos e de gestão acadêmica; garantir que os campi da Unicamp sejam sustentáveis do ponto de vista ecológico, econômico e de mobilidade; que todos os dados e ações da universidade tenham transparência para toda a sociedade; e a implantar gestão por processos, onde cada órgão poderá enxergar como cada processo transita pelo conjunto da universidade, da ponta até a sua finalização.
O desdobramento do novo modelo de gestão envolve, num primeiro momento, identificar os processos e projetos que estão relacionados aos objetivos estratégicos da Unicamp a médio e longo prazo. Em seguida são elaboradas rotas estratégicas possíveis, analisando processos e projetos e indicando o melhor caminho para sua efetivação nos próximos quatro anos. Definidos os indicadores estratégicos dos processos e projetos, eles são alinhados via Escritório de Processos aos que serão desenvolvidos pelos órgãos e unidades. Para isso, deve ser feito um monitoramento constante dos processos, projetos e indicadores, permitindo que a gestão da universidade possa acompanhar o andamento das várias atividades. "Um projeto é estratégico não apenas por ser necessário. Mas ele é estratégico porque ele pode mudar e melhorar a instituição no futuro", diz Teresa Atvars.
“Cada projeto deverá ter uma métrica de acompanhamento, de tal maneira que possamos acompanhar cada um no seu começo, meio e fim, e saber se ele deu resultado ou não. Isso é uma coisa nova para a universidade. Na área de pesquisa a gente faz isso, trabalhamos em um projeto e vemos se deu resultado. No ensino a mesma coisa. Na gestão não fazemos isso, e vamos passar a fazer”, explica a professora Teresa Atvars. “Essa é a grande novidade. Acompanhar os processos, verificar a melhor metodologia, entender que deve chegar a bons resultados, e monitorar o que está acontecendo”.
Para que a gestão seja eficiente, os projetos serão acompanhados por meio de uma ferramenta online com as informações sobre objetivos e etapas de execução de cada projeto, com diferentes níveis de acesso entre o público em geral, e os executores diretamente envolvidos. E por meio dessa plataforma a CGU poderá ter uma visão do conjunto de informações de toda universidade, podendo intervir se necessário para garantir que os processos e projetos tenham sucesso em caso de problemas não previstos em algumas das etapas.
A direção da universidade poderá enxergar o conjunto da instituição e não mais segmentada. Com a digitalização dos processos e projetos, a alta administração poderá acessar todas as informações, desde administrativas até indicadores acadêmicos, em tempo real. "Vai mudar a cultura, a gestão dos órgãos e o modo de fazer as coisas. Mas vai mudar para melhor. Nós podemos ter um ganho na gestão pública enorme, com redução do número de erros, retrabalho e melhorando a satisfação de todos os funcionários no exercício profissional", avalia a professora Teresa Atvars sobre a implantação da gestão estratégica. "A ideia é que a gente tenha a mesma excelência na gestão que nós já temos no ensino, pesquisa, extensão e assistência". Em breve será disponibilizado um site de gestão estratégica da Unicamp, onde todos os projetos poderão ser visualizados e acompanhados. Além disto a CGU poderá ajudar que as unidades de ensino e pesquisa que queiram implantar essa metodologia de gestão, de acordo com suas necessidades.