A calourada da Unicamp começou nesta segunda-feira (26) com muita música, alegria e informação sobre a vida universitária. As atividades para receber os novos estudantes foram coordenadas pela Pró-reitora de Graduação (PRG) e pelo Serviço de apoio ao Estudante (SAE) e estão concentradas no saguão do Ciclo Básico 2, até sexta-feira (2). “Tentamos agrupar todas as ações feitas para os calouros e as calouras para construir de forma mais uníssona essa recepção”, afirmou Daniella Gatti, assessora da PRG e coordenadora do evento.
Enquanto curtiam o som das bandas dos veteranos, os novos estudantes puderam conhecer mais sobre o Sistema de Bibliotecas Unicamp (SBU), a Secretaria de Vivência nos Campi (SVC), a Prefeitura do Campus, o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), o Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), Transurc, Instituto Confúcio, além de organizações de alunos, como o Enactus.
“O SAE preparou o acolhimento aos estudantes divulgando os serviços que oferece ligados a orientação educacional e a área de serviço social”, cotou Helena Altmann, coordenadora do órgão. Além de orientação nos estudos, apoio jurídico, programas de estágios e bolsas, Helena destacou o auxilio instalação que pode ser solicitado esta semana. Conforme explicou a coordenadora, esta bolsa provê um subsídio básico para as primeiras despesas do estudante que encontra dificuldades financeiras no início da graduação. Ela tem início imediato e duração de um mês.
Assista a matéria realizada pela RTV Unicamp:
As apresentações artísticas durante a semana incluirão forró, street dance e música eletrônica, com destaque especial para o Coral Unicamp Ziper na Boca, na quinta-feira (1), e a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), na sexta-feira (2), ambos às 12h, no saguão do Ciclo Básico 2. (Veja programação completa)
Outro ponto importante da calourada deste ano foi o trabalho de conscientização sobre os direitos humanos. Conforme ressaltou a coordenadora do evento, todas as unidades receberam vídeos e informações sobre o tema para serem debatidas com os estudantes. A iniciativa faz parte das celebrações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos, assinado pela Unicamp no último ano (saiba mais).
Os estudantes serão convidados também a refletir sobre questões ambientais, como consumo de água e energia, nas atividades do Trote da Cidadania. Promovida por estudantes de diversos cursos da Universidade, essa programação busca integrar os estudantes promovendo a sustentabilidade, o consumo consciente e a cidadania. Os eventos incluirão palestras, debates, visitas à Estação de Tratamento de Água da SANASA e plantio de árvores da Mata Santa Genebra.(Confira a programação)
Para mais informações sobre o que acontece na Universidade, acompanhe as notícias no Portal da Unicamp e siga @UnicampOficial no Facebook e Twitter. Sobre a calourada acompanhe @CalouradaUnicamp