A Unicamp recebeu nesta sexta-feira (9) a visita do general Décio Luís Schons, comandante da Escola Superior de Guerra (ESG). O oficial do Exército Brasileiro foi convidado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) para ministrar a palestra O ensino de pós-graduação na Escola Superior Militar. O general Schons foi recebido pela coordenadora-geral da Unicamp, professora Teresa Atvars.
Contando com a presença de gestores e pesquisadores da Unicamp, o general Schons apresentou um panorama sobre o ensino superior militar no Brasil, enfatizando o trabalho desenvolvido pela ESG na pós-graduação com cursos lato sensu, stricto sensu e de especialização. As linhas de pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores da Escola Superior de Guerra também foram apresentadas, tendo em vista a possibilidade de realização de futuras parcerias entre a Escola e a Unicamp.
O general Schons ressaltou a importância da ESG dialogar com outras instituições de ensino e pesquisa superiores. “Todos nós, tanto da Escola Superior de Guerra e Forças Armadas, quanto a Unicamp e a academia em geral, temos em comum o interesse nacional e o bem comum. São objetivos convergentes que nos movem. Temos que buscar áreas de possíveis parcerias para potencializarmos, para que uma instituição ajude a outra a cumprir melhor suas missões”.
A Unicamp já realizou parcerias com as Forças Armadas em diferentes momentos, como apoio à laboratórios de produtos controlados por parte da 11ª Brigada de Infantaria Leve sediada em Campinas. Outras áreas da universidade, como saúde, educação física e pedagogia, já realizaram cooperações pontuais com a Escola de Cadetes, Academia Militar das Agulhas Negras e outras unidades de ensino militares.
Outra forma de intercâmbio informal lembrado no evento são os alunos da Unicamp que ingressam nas Forças Armadas após se formarem, e militares da ativa e reserva que se matriculam em cursos de pós-graduação da universidade.
“Acreditamos que essas iniciativas podem ser potencializadas e ampliadas a partir do diálogo e criação de linhas de pesquisa que tornem essa integração mais ampla e efetiva”, afirmou Roberta Rocha Borges, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e organizadora do encontro.
A Escola Superior de Guerra foi fundada em 1949, no Rio de Janeiro. Atualmente vinculada ao Ministério da Defesa, a ESG é um centro de estudos de politica e defesa, voltada para a formação e capacitação de quadros civis e militares. Os candidatos aos cursos são selecionados após serem indicados por órgãos da administração pública e Forças Armadas.
Recentemente começou a funcionar o campus de Brasília da ESG, onde são ministrados cursos de pós-graduação. Os cursos stricto sensu da Escola Superior de Guerra estão em fase de avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).