O CIS-Guanabara sediou nos dias 7 e 8 de abril o Mercado Mundo Mix (MMM), evento gratuito e aberto ao público. Cerca de seis mil pessoas circularam pelas instalações do CIS numa feira com expositores de moda, artesanato, food-trucks, sempre ao som de boa música. Durante o evento ocorreu o I Encontro de Economia Criativa do Mercado Mundo Mix que contou com palestras e workshops sobre empreendedorismo, novos negócios e formas de sustentabilidade e economia circular. O reitor da Unicamp Marcelo Knobel e o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, também prestigiaram o evento. "Iniciativa como essa ratifica o propósito da Unicamp em busca de uma integração maior com a sociedade”, afirmou o reitor.
Para o diretor do CIS-Guanabara, Marcelo Rocco, o evento vem ao encontro da proposta do órgão. “Reunir milhares de pessoas numa iniciativa de economia criativa atende as expectativas de um centro cultural como o CIS. Propostas que dialogam com cultura e economia criativa se integram perfeitamente nos eixos que estruturam a existência do centro.” Rocco lembra que um evento grandioso como o que caracterizou essa edição do Mercado Mundo Mix é um desafio e os riscos sempre estarão presentes. “Para ampliar nossa presença na sociedade, é preciso correr riscos. Apesar do grande número de pessoas, não houve absolutamente nada que desabonasse a iniciativa. Se quisermos dar projeção ao CIS-Guanabara, precisamos arregaçar as mangas e fazer acontecer. O saldo foi muito positivo, tanto é que novas edições do MMM estão programadas no decorrer desse ano”.
Segundo o idealizador e coordenador do Mercado Mundo Mix, Beto Lago, essa edição atendeu plenamente as expectativas da organização. “O retorno que obtive dos expositores foi o melhor possível. Todos elogiaram as instalações do CIS-Guanabara e, pelas experiências anteriores, afirmaram que esse é o melhor lugar de Campinas para a realização de uma feira dessa magnitude. Tanto é que duas novas edições já estão previstas, sendo uma em agosto e outra e novembro. Vou além: não vamos nos limitar a realizar edições do MMM no CIS-Guanabara. Trata-se de um espaço nobre, muito bem localizado e que merece sediar outras iniciativas. Já estamos em negociação com a Universidade para a realização de novos eventos”, afirma Lago.