A Unicamp inaugurou nesta segunda-feira (7) o espaço reservado ao trabalho de comerciantes ambulantes de alimentos ao lado do Hospital de Clínicas. A nova área de alimentação funcionará em parte do antigo estacionamento de ambulâncias ao lado da rampa da entrada do Hospital, com fácil acesso às duas portarias principais, banheiros, bancos e parada de ônibus municipais e intermunicipais. Foi autorizado o funcionamento de 23 barracas para trabalhadores ambulantes devidamente autorizados por meio do convênio entre a Unicamp e a Serviços Técnicos Gerais (Setec), autarquia da Prefeitura Municipal de Campinas responsável pela administração e fiscalização do comércio em solo público na cidade.
Segundo o chefe de gabinete da Reitoria da Unicamp, Joaquim Murray Bustorff Silva, a organização do espaço ajuda a garantir a continuidade do seu atendimento à população sem tirar o olho da realidade dos trabalhadores informais que estavam atuando no campus. “Procuramos atender essa população, propiciando uma fonte de renda para essas pessoas que estão passando por situações complicadas, mas dentro da lei e mantendo um nível de organização que não atrapalhe o fluxo de pessoas que procuram o Hospital de Clínicas”.
Os trabalhadores responsáveis pelas barracas pagarão uma taxa para a Setec para o uso do solo. Somente poderão atuar na praça de alimentação da área da saúde barracas com alimentos secos ou previamente aquecidos como salgados, de acordo com as regras estabelecidas pela Setec e Unicamp.
Os responsáveis pelas barracas também deverão garantir o manuseio correto de resíduos orgânicos e recicláveis que serão descartados no espaço. “Tudo que está sendo feita com esses ambulantes segue as mesmas regras de regularização de ambulantes na cidade de Campinas. A Setec continuará a fiscalizar o solo para que não haja a instalação de um novo grupo de ambulantes na frente do hospital”, afirma Joaquim Silva.
Depois de ter trabalhador por dois anos irregularmente no entorno do HC, o mecânico desempregado Djalma José de Carvalho fez parte da comissão de representantes dos ambulantes que participou das negociações com a Setec e Unicamp para a regularização do espaço. Morador de Sumaré, Djalma trabalha na barraca com sua esposa e afirma ser importante e comemora a regularização dos trabalhadores. "Para nós é importante esse espaço. Lutamos muito e hoje estamos liberados para trabalhar. Trabalhamos aqui para alimentarmos nossa família e pagarmos o aluguel".
Com a organização do espaço, os trabalhadores ambulantes poderão atender da melhor forma os usuários dos equipamentos de saúde da Unicamp, oferecendo alimentos com preços mais baixos e garantindo uma fonte de renda. As barracas serão montadas a partir das seis da manhã, ficando abertas até por volta das 17 horas, horário de maior fluxo de usuários nas unidades da área da saúde.
A disponibilização do espaço não prejudicará o estacionamento de ambulâncias, que continuarão a usar a outra parte do estacionamento e também um novo bolsão que está sendo providenciado. Está sendo desenvolvido o projeto de revitalização do entorno da área da saúde, com a reforma de sanitários, bancos, novo paisagismo e criação de sinalização para a nova praça de alimentação, melhorando o espaço de convivência e acolhida dos usuários do HC.