O projeto Campus Sustentável iniciou uma série de palestras sobre a importância do uso racional da eletricidade na universidade. A primeira atividade foi realizada na sexta-feira (11), no auditório da Escola de Educação Corporativa (Educorp), com o professor José Tomaz Vieira Pereira, da Faculdade de Engenharia Mecânica e do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe).
![José Tomaz Vieira Pereira, do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético](/unicamp/sites/default/files/inline-images/campus_sustentavel_comunidade_interna_3_20180515.jpg)
A plateia, formada por representantes de várias unidades administrativas, de ensino e pesquisa, acompanhou atentamente a apresentação de José Tomaz Pereira sobre a geração de energia e suas transformações. O professor apresentou conceitos, com questões mais técnicas ligadas à termodinâmica, e relacionando com o seu uso e às fontes disponíveis. Segundo José Tomaz Pereira, é importante que a questão da energia seja olhada do ponto de vista do usuário. "Não adianta você mexer nos equipamentos se não criarmos uma cultura de conhecimento sobre o uso da energia".
José Tomaz Pereira ainda comentou as relações entre as fontes energéticas, os cuidados que os usuários devem tomar para o uso correto, e como a energia está ligada aos sistemas ambientais, sociais e ecológicos. "Independente de sua vontade, ao mexer com energia afetamos os três sistemas, impactando a sustentabilidade, a nossa vida e de outros seres".
![Público acompanha palestra de José Tomaz Vieira Pereira](/unicamp/sites/default/files/inline-images/campus_sustentavel_comunidade_interna_2_20180515.jpg)
A programação do ciclo de palestras do Campus Sustentável seguirá no próximo dia 7 de junho, com uma apresentação sobre as iniciativas do projeto, com o professor José Luiz Pereira Brittes, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). E no dia 14 de junho o tema da terceira palestra será sobre geração de eletricidade a partir do uso de painéis solares, com Marcelo Gradella Villalva, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Todas as atividades serão realizadas às 14 horas, no auditório da Educorp.
Resultado de uma parceria entre a Unicamp e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia), o projeto Campus Sustentável tem como objetivo estabelecer um modelo de gestão e eficiência energética que possa ser replicado em outras instituições de ensino superior do país. Iniciado em janeiro de 2018, o programa deve durar 36 meses, pretendendo obter uma econômica gradativa no consumo e gastos com eletricidade no campus de Barão Geraldo. A meta é economizar R$ 1 milhão/ano ao fim do projeto.
![Público acompanha palestra de José Tomaz Vieira Pereira](/unicamp/sites/default/files/inline-images/campus_sustentavel_comunidade_interna_4_20180515.jpg)
"O projeto engloba iniciativas voltadas para o uso de novas tecnologias eficientes e de monitoramento do consumo, melhorando a gestão do uso de energia no campus”, explica o coordenador do projeto Campus Sustentável Luiz Carlos Pereira da Silva. "O objetivo principal desse ciclo de palestras é conscientizar as pessoas, para que aliado ao uso de novas tecnologias, consigamos atingir os objetivos de conservação e eficiência energética na Unicamp".
Ainda inicial, o projeto Campus Sustentável já apresenta um resultado positivo em alguns dos primeiros prédios em que algumas iniciativas começaram a ser feitas. Nas duas agências do Banco do Brasil no campus foram instalados medidores para monitoramento de consumo, sendo constatado desperdício de energia nesses locais.
![Luiz Carlos Pereira da Silva, coordenador do Campus Sustentável](/unicamp/sites/default/files/inline-images/campus_sustentavel_comunidade_interna_5_20180515_0.jpg)
"Algumas ações já foram tomadas nesses locais e resultaram em economia de energia. As agências têm uma grande ala de caixas eletrônicos que ficam disponíveis fora do expediente e aos finais de semana. A porta travava aberta e aumentava o consumo de ar condicionado. Ao ser instalado um limitador de borracha no chão para evitar o travamento da porta, foi observada uma redução no consumo da ordem de 200 a 300 kWh por dia", conta Luiz Carlos Pereira da Silva.
![José Tomaz Vieira Pereira, do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético](/unicamp/sites/default/files/inline-images/campus_sustentavel_comunidade_interna_6%5D_20180515.jpg)
Além da série de palestras, o programa Campus Sustentável conta com oito subprojetos em atividade, como a implantação um minicentro inteligente de dados de consumo e operação de redes elétricas, um laboratório de geração fotovoltaica e projetos de eficiência energética. Também está sendo planejada a implantação em breve de um ônibus circular elétrico, com eletroposto de recarga e geração própria de energia, em parceria com a empresa BYD.