O Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CEP-CHS) realizou um workshop n a terça-feira, 15, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE) apresentando o inicio de seus trabalhos. O novo comitê atenderá exclusivamente as pesquisas científicas em ciências humanas e sociais, e funcionará em paralelo ao Comitê de Ética em Pesquisa que já existia e está sediado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), atendendo o restante da universidade.
O público presente teve acesso à informações sobre o funcionamento do CEP-CHS, aspectos da resolução nº510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, que levou à criação do comitê de ética, preenchimento e submissão de trabalhos científicos na Plataforma Brasil e outras dúvidas dos pesquisadores sobre o tema. Foi apresentado aos participantes um pouco sobre o histórico das pesquisas cientificas com seres humanos, os princípios estabelecidos em 1947 pelo Código de Nuremberg, e casos envolvendo pesquisas em humanidades.
"Foi uma grande luta termos um comitê de ética voltado e com pareceristas das ciências humanas, a partir da resolução 510”, avalia Sandra Fernandes Leite, professora da Faculdade de Educação (FE) e coordenadora do CEP-CHS, que destaca que a maior parte dos problemas está ainda na compreensão e uso da Plataforma Brasil. “A maior parte dos problemas está na submissão dos documentos que dos projetos de pesquisa".
Instituído em 2016 pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais teve sua composição estabelecida neste ano e está sediado na FE. Além da professora Sandra Fernandes Leite, a CEP-CHS tem como vice coordenadores Thiago Oliveira da Motta Sampaio, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), e Bárbara Geraldo de Castro, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).
A equipe de relatores do CEP-CHS é formada por professores e pesquisadores também do Instituto de Economia (IE), Instituto de Artes (IA), Faculdade de Educação Física (FEF) e Núcleo de Estudos de População (Nepo).
"O Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas não só resguarda o participante da pesquisa, mas também o pesquisador e a universidade", explica Sandra Fernandes Leite. "Muitas publicações e agências de fomento exigem que as pesquisa sejam aprovadas em comitês de ética. Por isso a proposta do CEP é trabalhar junto com o pesquisador, não barrando ou trazendo mais dificuldades, mas alinhando as pesquisas às questões éticas".