Conheça comunicados emitidos pela Unicamp nesta terça, dia 29

Em função do  cancelamento da reunião do Conselho Universitário da Unicamp (Consu) nesta terça-feira, dia 29, a reitoria da Unicamp emitiu dois comunicados. 


Comunicado da Reitoria Nº 01 

A Reitoria da Unicamp informa à comunidade acadêmica que foi obrigada a cancelar a reunião do Conselho Universitário (Consu) marcada para a data de hoje em razão dos piquetes que impediram a entrada dos conselheiros no prédio da Secretaria Geral.

A Reitoria envidou todos os esforços para que a reunião fosse realizada, porém estes não surtiram efeito. Mesmo depois de a Reitoria ter recebido representantes dos professores, dos funcionários e dos alunos para dialogar, os acessos à sala de reuniões do Consu continuaram obstruídos.

Diante do cancelamento da reunião, deliberações sobre diversos assuntos do interesse da Unicamp tiveram de ser adiadas – entre eles, a homologação do reajuste salarial de 1,5% proposto pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). 

Como o assunto não pôde ser debatido pelo Consu, conforme determinava a Deliberação Consu-A-020/2017 (Artigo 1º, Parágrafo 1º, Item IX), segundo a qual todas as propostas de aumento salarial apresentadas pelo Cruesp devem ser submetidas à aprovação dos conselheiros por implicar aumento perene de despesas orçamentárias, o reajuste de 1,5% ainda não poderá ser concedido.

A Reitoria lamenta a postura do movimento sindical, que impediu o debate democrático seguindo as normas institucionais da Universidade.

Reitoria da Unicamp
Campinas, 29 de maio de 2018

 

Comunicado da Reitoria Nº 02

A propósito do cancelamento, em razão de piquetes, da reunião do Conselho Universitário (Consu) marcada para a data de hoje, a Reitoria da Unicamp esclarece que:

- Conforme o acordado na reunião do último dia 17 entre o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) e o Fórum das Seis, cuja gravação está disponível, as entidades representativas dos docentes e dos funcionários das três universidades levariam a proposta de reajuste salarial de 1,5% para discussão em suas reuniões e assembleias, enquanto as reitorias da USP e da Unicamp submeteria a eventual homologação desse reajuste aos seus respectivos Conselhos Universitários. O Cruesp entende que a discussão do reajuste no âmbito dos Conselhos Universitários da USP e da Unicamp é, portanto, pré-requisito fundamental para a realização de uma nova reunião com o Fórum das Seis. Já havia uma reunião entre o Cruesp e o Fórum das Seis pré-agendada para esta quarta-feira (30). Essa reunião foi suspensa e só será realizada depois que a Unicamp conseguir discutir a proposta de reajuste em seu Conselho Universitário.

- Conforme previsto na Deliberação Consu-A-020/2017 (Artigo 1º, Parágrafo 1º, Item IX), a homologação pelo Conselho Universitário é necessária para a efetivação imediata do reajuste de 1,5% proposto pelo Cruesp por tratar-se de despesa permanente para a Universidade. Considerando o prazo para rodar a folha de pagamento, a ausência de discussão e deliberação do assunto pelo Consu impede a comunidade da Unicamp de receber o reajuste proposto já no mês de junho.

- A legitimidade da reunião do Consu é dada pelo quórum, previsto nos termos do artigo 51 dos Estatutos e dos artigos 29, 33 e 36 do Regimento Interno do Consu (Deliberação CONSU-A-02/87).

- Apesar da grave situação do país, a Reitoria tem feito um esforço no sentido de garantir o deslocamento e a alimentação da comunidade, bem como o funcionamento da Área da Saúde e da Administração Central. Os ônibus fretados funcionaram normalmente, assim como o Restaurante Universitário no horário do almoço.

- A Reitoria enviou ofício ao Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) no último dia 23 solicitando o agendamento de reunião para discussão da pauta de reivindicações da entidade, mas não recebeu resposta até a data de hoje.

- O impedimento da reunião do Consu causado por piquetes tem outras implicações relevantes para a Universidade, visto que a pauta continha diversos assuntos de interesse das unidades e órgãos que não puderam ser apreciados.

A Reitoria destaca que o impedimento de uma reunião do órgão máximo de deliberação da Universidade é um fato grave e inaceitável. A garantia da ordem institucional, o diálogo e o respeito pelas pessoas devem ser princípios norteadores de quem realmente luta pela universidade pública.

Reitoria da Unicamp
Campinas, 29 de maio de 2018

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004