Começa a funcionar na próxima semana o semáforo da Rua Roxo Moreira em frente à Prefeitura do Campus. A sinalização mostrou-se necessária pelo alto tráfego de veículos e pedestres nos horários de almoço, que refletia no trânsito de algumas das principais vias de acesso à Universidade. “Procuramos uma solução que possibilitasse que o trânsito fluísse e, ao mesmo tempo, que as pessoas atravessassem com segurança”, afirmou o vice-prefeito da Unicamp, Moacyr Trindade de Oliveira Andrade.
O semáforo será acionado por uma botoeira. Dessa forma, o fluxo de veículos será interrompido somente quando solicitado pelo pedestre. Espera-se, dessa forma, que o trânsito seja regularizado durante os horários de pico e flua normalmente no resto do dia. Segundo estudo realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A (Emdec), responsável pela instalação em parceria com a Prefeitura do Campus, mais de 600 pessoas e 1.500 veículos passam no trecho, entre às 12h15 e às 13h15, diariamente.
“A Emdec deu apoio desde o início dos estudos, durante a compra dos materiais, até a implantação. Este suporte foi essencial para realização do projeto”, destacou Guilherme Ariolli Salustiano, responsável pela Diretoria de Serviços de Transporte (Unitransp) da Unicamp.
No primeiro dia de funcionamento do semáforo, previsto para a próxima quarta-feira (1), a Liga do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp fará uma ação no local durante o horário de pico, com objetivo de conscientizar ciclistas e pedestres para importância de respeitar a nova sinalização. A Secretaria de Vivência da Universidade também estará envolvida na orientação das pessoas durante o período de adaptação dos usuários.