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Estudantes de ensino médio da rede pública de Campinas, Limeira e Piracicaba, selecionados para a 12ª edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), junto com seus familiares, professores e apoiadores lotaram o auditório do Centro de Convenções da Unicamp na última sexta-feira (3). O clima era de curiosidade, alegria e muita esperança nessa nova turma, que durante um ano terá oportunidade de dar seus primeiros passos no mundo da pesquisa, orientados por alguns dos melhores cientistas do país e conhecer um pouquinho deste universo que é a Unicamp.
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“Este programa é um sucesso. Temos aqui estudantes que começam a vivenciar a universidade e, nesse processo, a maioria acaba se encantando e tendo mais entusiasmo com os estudos. A Unicamp não é a única, mas estimulamos que todos vocês venham para cá”, afirmou o reitor Marcelo Knobel, ao dar as boas-vindas aos alunos. Participaram também da cerimônia a Secretária de Educação do município de Campinas, Solange Villon Kohn Pelicer; os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação da Unicamp, Munir Skaf e André Furtado; e a assessora da pró-reitoria de graduação, Mara Patrícia Mikahil. A solenidade foi seguida pela palestra "Ingresso na Unicamp: ações para a escola pública", com o professor José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).
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Ansiosos os alunos do primeiro ano da Escola Estadual Castelo Branco de Limeira, Cecília Giannini Fiuza, Bruno Soares de Souza e Audrey Fernanda Nunes, contaram que participarão de projetos na área de exatas. “É uma grande oportunidade. A gente tem que correr atrás, tem que estudar e tem que dar valor, pois não é todo dia que aparece uma oportunidade dessas. A gente vai se dedicar bastante”, afirmou Audrey. “É uma honra estar aqui”, emendou Bruno. “O que a gente aprender aqui a gente vai levar para vida”, completou Cecilia, que pretende estudar medicina.
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Para o professor André Pasti, do Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca), o Pibic-EM é uma excelente oportunidade de incluir a formação acadêmica científica na vida dos estudantes ainda no ensino médio. “A experiência que a gente tem no Cotuca é muito positiva. O programa tem impacto direto na relação do aluno com os estudos, além de projetar a universidade como um caminho possível na vida deles e orientar a carreira que pretendem seguir. Esse programa é fundamental para abrir as portas da vida acadêmica para os alunos da rede pública”, enfatizou.
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Essa influencia do programa nos desdobramentos da vida dos estudantes após o ensino médio foi ressaltado também pela assessora da pró-reitoria de graduação, Mara Patrícia Mikahil. “Eu participo do Pibic-EM há quatro edições e tenho vários ex-alunos do programa que são hoje alunos da Unicamp. Aproveitem essa oportunidade de experimentar a essência da Universidade que é a pesquisa”, disse orgulhosa aos ingressantes. Para Mariana Anastácio Francisco, aluna da Escola Técnica Estadual Trajano Camargo, conhecer a carreira de pesquisadora é um dos objetivos principais objetivos durante o programa. “Quero ver como funciona a universidade”, contou.
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Implantado em 2008, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o PIBIC-EM é um programa da Pró-reitoria de Pesquisa, que tem como objetivo atrair jovens talentos do ensino médio da rede pública de Campinas e região para desenvolver atividades nos laboratórios da Universidade, sob a orientação de professores e pesquisadores da Unicamp. “O programa é uma atividade muito importante para os jovens que estão participando, mas é também importante para Unicamp. Temos todo interesse em aumentar a relação com a sociedade que nos sustenta e interagir da melhor maneira possível com a municipalidade”, destacou o pró-reitor de pesquisa, Munir Skaf.
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Para esta edição, foram selecionados 181 alunos para desenvolverem atividades de pesquisa junto aos 57 projetos oferecidos por docentes e pesquisadores da Universidade. Dentre eles está o projeto “Ciência em Pauta”, proposto pelo professor da Faculdade de Tecnologia (FT) de Limeira André Franceschi De Angelis, que participa do programa desde a primeira edição. “Nós vamos rever a história da ciência, numa perspectiva de entender que não foi uma conquista humana não linear”, explicou. O trabalho, composto por aplicações práticas e breves do método científico, será documentado em vídeos que deveram ser produzidos, roteirizados, editados e postados pelos alunos.
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