Na foto, a aluna de graduação da Faculdade de Educação Física (FEF), Rayssa Carvalho aparece no pódio ao lado de outros dois atletas russos. Juntos, eles fizeram parte da equipe que conquistou a medalha de ouro na disputa do amistoso que ocorreu na sequência do Campeonato Mundial de Esgrima em Cadeira de Rodas, em Varsóvia, na Polônia. O amistoso foi uma competição diferenciada daquelas regulares do Campeonato e reuniu atletas de várias nacionalidades, sendo que a composição das equipes era mista.
Rayssa foi convidada para participar do Campeonato Mundial, ocorrido em julho último, depois de acumular outras vitórias em campeonatos brasileiros. Ela foi prata na disputa do Brasileiro, em 2016 e bronze tanto na Copa Brasil, como no Campeonato Brasileiro, que aconteceram em 2017. “O Campeonato Mundial foi minha primeira experiência internacional e achei importante observar o patamar em que a modalidade está em outros países, assim como serve de incentivo para continuar”, comemora Rayssa.
Além da graduanda da FEF, outras três brasileiras participaram das disputas regulares do Campeonato Mundial, composto por várias categorias. Apenas Rayssa competiu nas categorias de jovens e de adultos. Na classificação geral, na categoria sub 23 ela ficou em 5º lugar e, 27ª entre os adultos. “Foi a melhor classificação entre as brasileiras que participaram”, celebra.
Engana-se, porém, quem acredita que a atleta treina há muitos anos na modalidade. Pelo contrário, Rayssa teve o primeiro contato com a esgrima a convite de um colega de sala de aula, em 2016, quando iniciou o curso de Educação Física na FEF. Ainda não havia ouvido falar do esporte, mas de pronto gostou e começou não só a treinar, como também participar de competições. Outros esportes adaptados já fizeram parte da carreira de Rayssa. Ela já praticou basquete em cadeira de rodas e natação. Por enquanto, a esgrima está na sua lista de prioridade. “Gosto demais da modalidade e pretendo seguir em frente nas competições”, declara animada.